https://rebena.emnuvens.com.br/revista/issue/feedRebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem2025-05-12T18:09:01-03:00Edel Alexandre Silva Pontesrevistarebena@gmail.comOpen Journal Systems<p><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">A Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (REBENA) é uma publicação acadêmica dedicada a promover a excelência na educação e na aprendizagem no Brasil. Nosso compromisso é com a disseminação de conhecimento e a valorização da pesquisa científica, oferecendo um espaço para a publicação de artigos originais e de alta qualidade. A REBENA possui o ISSN <strong>2764-1368</strong>.</span></p> <p class="cvGsUA direction-ltr align-justify para-style-body"><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Funcionamos em um fluxo contínuo, permitindo que pesquisadores, acadêmicos e profissionais da educação submetam seus trabalhos a qualquer momento, sem a necessidade de esperar por chamadas específicas. Nossa equipe editorial é composta por especialistas renomados, comprometidos em garantir a integridade e a relevância dos trabalhos publicados.</span></p> <p class="cvGsUA direction-ltr align-justify para-style-body"><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Além disso, entendemos a importância do trabalho de conclusão de curso (TCC) e oferecemos um serviço exclusivo para transformar TCCs em artigos acadêmicos, facilitando a divulgação das pesquisas realizadas por estudantes em nível superior. Na REBENA, acreditamos que cada pesquisa tem o potencial de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e para a melhoria das práticas educacionais.</span></p> <p> </p> <p><strong>Fator de Impacto</strong> (Google Scholar) - <strong>2,5357</strong> (Qualis A4: Fator de Impacto acima de 2,5).</p> <p><strong>Número de citações</strong>, <strong>índice h </strong>e <strong>índice i10</strong> do Google Scholar: <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=1&user=zc3mXdcAAAAJ"><strong>NC</strong>, <strong>h</strong> e <strong>i10</strong></a></p>https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/342O papel da Educação Física no desenvolvimento social e emocional dos alunos2025-04-10T15:07:33-03:00Jacyguara Costa Pintojacyguaracosta@gmail.comClaudenice pessoa de Matos Rachidnicerachidcontato@gmail.comKalynne Pantoja Veraskalynne_veras@gmail.comRaimundo Junior Pereira de Almeida almeidabelem@hotmail.comWalb Alves Cabralwalbalvescabral@gmail.comMaria de Nazaré Pantoja da Costaivaldasoares@gmail.comSueli de Mira Cordeirosuelicrd@hotmail.com<p>Este artigo analisa o papel da educação física escolar no desenvolvimento emocional, social e físico dos alunos, destacando sua importância na formação integral do estudante. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar que a educação física não se limita ao condicionamento físico, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, autocontrole e resolução de conflitos. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos alunos, atuando como fator de prevenção contra doenças associadas ao sedentarismo. O estudo também aborda os desafios enfrentados na implementação da educação física nas escolas, como a formação inadequada dos professores e a escassez de recursos e materiais didáticos. A educação física é identificada como uma ferramenta de inclusão social, especialmente para alunos com deficiência, e um meio de promover a valorização da diversidade. A pesquisa conclui que, para garantir o desenvolvimento integral dos alunos, a educação física deve ser integrada ao currículo escolar, com políticas públicas que assegurem a formação continuada dos professores e a adaptação dos materiais didáticos às necessidades dos estudantes.</p> <p> </p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/309Aprendizagem Experiencial no Ensino de Física2025-01-30T13:32:26-03:00Jonas Vieira de Araújoaraujojonasvi@gmail.comCleilton Sampaio de Fariascleilton.farias@ifac.edu.br<p>Este artigo analisou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE), de David Kolb, no ensino de Física na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A revisão sistemática de literatura abrangeu publicações entre 2012 e 2023, selecionando 11 estudos após critérios rigorosos de inclusão e exclusão. A análise seguiu o modelo de Bardin, classificando os trabalhos em propostas didáticas, diagnósticos, materiais de apoio e revisões. Os resultados destacam que metodologias baseadas na TAE, como laboratórios virtuais, realidade aumentada e experimentação prática, são eficazes para engajar os estudantes e melhorar a compreensão de conceitos físicos. Essa abordagem integra teoria e prática, conectando o aprendizado às experiências socioculturais dos alunos, promovendo uma educação mais significativa. Embora os resultados demonstrem o potencial transformador da TAE no ensino de Física, desafios relacionados à formação docente, limitações de recursos e falta de integração curricular ainda persistem. Conclui-se que práticas pedagógicas fundamentadas na TAE são essenciais para superar barreiras tradicionais e alinhar o ensino às demandas da EPT, enfatizando a importância de políticas institucionais que apoiem a formação continuada e o uso de metodologias inovadoras.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/332‘Diretor(a) Escolar’ ou ‘CEO Educacional’? 2025-03-18T16:08:03-03:00Leidinelma Maria da Silvanelmasilvahope@gmail.comMaria Dolores de Andradeandradedolores29@gmail.comNadja Valéria Coimbra de Souza Oliveiranadja181@outlook.comOsvaldo Alves de Jesus Júniorosvaldointelectual@hotmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo geral analisar o papel do(a) Diretor(a) escolar frente à conjuntura do neoliberalismo hegemônico que subordina a escola às lógicas mercantilistas, impondo modelos de gerenciamento tendo em vista o alcance da qualidade total dos serviços prestados pelas instituições de ensino. Para isso, perscruta-se o teor, os aspectos fundantes e as reverberações do Parecer n. 4/2021, homologado pela Câmara Pedagógica do Conselho Nacional de Educação, o qual define uma Base Nacional Comum de Competências do(a) Diretor(a) escolar. Nos percursos metodológicos, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e da análise documental, a partir do levantamento crítico de informações extraídas em artigos científicos e livros, bem como da investigação dos aspectos normativos de um documento urdido por um grupo de intelectuais orgânicos vinculado ao Ministério da Educação. Nesse sentido, estabelece-se uma interlocução crítica com Coube (2021), Freitas (2012), Gadotti (2019), Lima (2012, 2018), Paro (2015, 2023), dentre outros (as). Os resultados das observações aqui empreendidas revelaram que à figura do(a) Diretor (a) vem sendo imputadas exigências de teor neoliberal que desconsideram questões estruturais deficitárias existentes no campo da educação e, por corolário, nas unidades formais de ensino, ensejando a criação de contextos análogos ao de uma empresa, ao se buscar ideias de eficiência, efetividade e eficácia sem levar em consideração os sujeitos pedagógicos, suas idiossincrasias, reais necessidades e multifacetadas interrelações.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/289Revisão das políticas de formação docente no Brasil2024-12-11T12:47:27-03:00Álex Kauã Pereira de Sousasouskau986@gmail.comCarlos Augusto Rodrigues de Sousacarlosrd002@gmail.comLucas Brandão Gomeslucasgomes02@hotmail.com.brMaysa Krysty Albuquerque Lacerdamaysakrysty@gmail.comAntonio Deígerson da Costa Lopesdgerson2222@gmail.comLaurilene Cardoso da Silva Lopeslauralopesharel@gmail.com<p>A formação e o desenvolvimento profissional de professores têm sido objeto de estudo nas Ciências da Educação, especialmente a partir dos anos 1980, quando temas como saberes docentes e trabalho pedagógico ganharam destaque. Este estudo, de caráter descritivo exploratório e abordagem qualitativa, mapeia na literatura as principais políticas de formação inicial de professores no Brasil, analisando a permanência de conceitos tradicionais sob novas abordagens. A pesquisa utilizou revisão integrativa, com dados coletados em bases acadêmicas e periódicos da área de Educação entre 2000 e 2024. Foram aplicados critérios de inclusão, como estudos publicados em português e revisões que tratam da formação inicial de professores e das políticas educacionais, excluindo análises focadas em formação contínua. A análise de conteúdo identificou padrões recorrentes que revelam como as práticas tecnicistas predominam nas políticas formativas, mesmo com tentativas de modernização. Conclui-se que a limitada integração de abordagens inovadoras prejudica a formação de professores para os desafios educacionais contemporâneos.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/346Estratégia de ensino e aprendizagem na educação híbrida2025-04-22T11:14:41-03:00Elson Max Fernandes da Fonsecamfmaxfernandes@gmail.comMárcio Oliveira de Andrademfmaxfernandes@gmail.comNilton Trajano de Oliveiramfmaxfernandes@gmail.comJosé Jefferson de Oliveiramfmaxfernandes@gmail.com<p>Este artigo analisa a integração entre o ensino híbrido e a sala de aula invertida como metodologias inovadoras no contexto educacional contemporâneo. Baseado em uma revisão bibliográfica, o estudo explora como essas abordagens potencializam o protagonismo do estudante, promovem o pensamento crítico e ampliam a autonomia no processo de ensino-aprendizagem. São discutidos os benefícios dessas metodologias, como a flexibilização do aprendizado e a personalização de conteúdos, bem como os desafios relacionados à formação docente e à desigualdade no acesso às tecnologias. O artigo conclui destacando a relevância dessas práticas para transformar a educação em um contexto marcado por transformações tecnológicas e desafios pós-pandemia, propondo reflexões sobre o seu potencial impacto na formação de estudantes mais autônomos e preparados para os desafios do século XXI.</p> <p> </p>2025-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/347O futuro da educação no Amapá2025-04-22T15:48:27-03:00Jacyguara Costa Pintojacyguaracosta@gmail.comAldilene Cordeiro Penaaldilenecordeiropena@gmail.comAna Cristina Lobato da Silvaanalobato2013@bol.com.brMaria do Socorro Furtado Corrêa torraocorrea@gmail.comMaria de Nazaré Coutinho da Costa Nogueiramaria_denazare@hotmail.comPaulino dos Santos do Rosarioprofessorpaulino@hotmail.comRonnie Robson Teixeira da Silvaronnie.rtsilva@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é analisar a melhoria do acesso ao ensino de qualidade e proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para desenvolver habilidades que os preparem para os desafios do futuro com o uso de tecnologia. A metodologia aplicada foi a revisão bibliográfica qualitativa. Sem dúvida, a inclusão digital representa um dos maiores obstáculos a serem superados, não só no Amapá, mas em várias partes do Brasil. Apesar da expansão do acesso à tecnologia, ainda persistem diversos obstáculos, como a ausência de infraestrutura em regiões mais remotas e a escassez de aparelhos adequados. Superar essas limitações requer um esforço conjunto entre o governo, as instituições de ensino e a comunidade, com investimentos em infraestrutura e políticas públicas de inclusão digital que assegurem a todos os alunos, independentemente de sua localização, as mesmas oportunidades de aprendizado. Ademais, a formação contínua dos docentes é crucial para o êxito desses programas. Os professores devem estar aptos a incorporar as tecnologias em seu método de ensino, empregando as ferramentas digitais de maneira pedagógica.</p> <p> </p>2025-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/329Impactos da troca de curso preparatório no desempenho de alunos em preparação para residência médica2025-03-13T18:58:14-03:00Vinícius Eduardo de Oliveiramed.alexmoreira@gmail.comAlex Moreira Souzamed.alexmoreira@gmail.comPedro Ernesto Ferreira Mirandamed.alexmoreira@gmail.com<p><strong>INTRODUÇÃO: </strong>A residência médica é considerada um dos pilares fundamentais na formação de especialistas na área da saúde. Este estudo tem como objetivo avaliar a relevância da troca de cursinho preparatório na performance final dos candidatos a uma vaga de residência médica, considerando os impactos dessa mudança no aprendizado e na performance. <strong>MATERIAIS E MÉTODOS:</strong> Este estudo foi realizado com alunos matriculados na plataforma IPM Mentoria para residência médica, que utilizam o serviço em associação com diversos cursinhos preparatórios no Brasil. A população final da pesquisa contou com o número de 1000 estudantes (<em>n=1000</em>), divididos em dois grupos principais: aqueles que mantiveram o mesmo cursinho (A1, <em>n=500</em>) durante todo o período de preparação e aqueles que optaram pela troca de cursinho (B1, <em>n=500</em>) em algum momento. <strong>RESULTADOS: </strong>Os acertos finais foram maiores e estatisticamente significativos no grupo que realizou a troca de cursinho (B1), com uma média de 77,90% em comparação a 75,40% no grupo que manteve o cursinho. A evolução acadêmica também foi superior no grupo que trocou de cursinho, apresentando uma diferença média de 23,9 pontos percentuais, contra 21,5 pontos percentuais no grupo que manteve o mesmo cursinho. <strong>CONCLUSÃO:</strong> A troca de cursinho deve ser considerada uma estratégia valiosa, especialmente para alunos que enfrentam dificuldades ou que desejam aprimorar seu aprendizado com novas perspectivas. No entanto, é necessário um planejamento cuidadoso, levando em conta as necessidades individuais e os recursos disponíveis.<br /><br /></p> <p> </p> <p>DOI: 10.5281/zenodo.15391973.svg</p>2025-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/350“O sertão é o mundo"2025-05-03T10:14:33-03:00Ivonete Afonso da Silvaivoneteafonsoadv@gmail.comMaria Gorete Correagoretecorrea31@gmail.comMaria José Ordóñezmariaordonez50@hotmail.com<p>A Amazônia, reconhecida como a maior reserva de água doce do planeta, enfrenta um paradoxo socioambiental: apesar da abundância hídrica, muitas comunidades da região sofrem com a escassez de água potável e a falta de infraestrutura básica, remetendo-nos a um sertão. Neste sentindo, este artigo propõe um diálogo entre a crise hídrica na Amazônia e a obra <em>Grande Sertão: Veredas</em>, de Guimarães Rosa, utilizando-a como referência metafórica. A célebre expressão "o sertão é o mundo" sugere que os desafios presentes na narrativa rosiana transcendem um espaço geográfico específico, refletindo desafios universais — entre eles, os enfrentados na Amazônia. A manipulação ambiental e as desigualdades estruturais reforçam a noção de um “sertão amazônico”, no qual a luta pelo acesso à água se configura como um cenário de contradições. A literatura, ao abordar questões socioambientais, amplia a compreensão das problemáticas contemporâneas e evidencia que os desafios amazônicos não são casos isolados, mas sim manifestações de dilemas globais sobre a relação entre humanidade e natureza. Para mitigar os efeitos das crises hídricas amazônicas, seria necessária a implementação de políticas públicas efetivas, o fortalecimento da educação ambiental e o reconhecimento da água como um direito fundamental, indispensável para a promoção da sustentabilidade e da justiça social. Este estudo tem como objetivo demonstrar, a partir da obra de João Guimarães Rosa, que o sertão ultrapassa a condição de mero espaço físico, configurando-se como uma metáfora universal da experiência humana. Nesse contexto, o sertão representa um lugar simbólico onde se travam constantes disputas por identidade, recursos e justiça. A metodologia empregada na elaboração do presente artigo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, com foco na análise do romance <em>Grande Sertão: Veredas</em>, de Guimarães Rosa, além da consulta a artigos científicos que tratam da problemática hídrica na bacia amazônica. A articulação entre literatura e realidade socioambiental objetiva ampliar a compreensão dos dilemas humanos presentes tanto na ficção quanto na realidade amazônica.</p> <p> </p>2025-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/326LearnRPD: ferramenta digital para ensino e aprendizagem em Próteses Parciais Removíveis2025-03-10T19:53:36-03:00David Sampaio Moreirasampaiomoreiradavid@gmail.comLeonardo Barreto de Araújocoaleo@gmail.comAlexandra Amorim Helfenstein xandahelf@gmail.com<p>O envelhecimento populacional e as desigualdades no acesso à saúde bucal mantêm as próteses parciais removíveis (PPRs) como uma estratégia amplamente utilizada na reabilitação oral, devido à sua acessibilidade e aos benefícios clínicos. Contudo, o planejamento dessas próteses apresenta alta complexidade técnica, sendo um desafio para estudantes de graduação, que frequentemente enfrentam dificuldades em aplicar os conceitos teóricos na prática. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma ferramenta didática voltada para o planejamento digital de próteses parciais removíveis, destacando suas funcionalidades, aplicabilidades e os benefícios ao ensino e à prática clínica. A ferramenta utiliza imagens digitais dos componentes de PPRs, que podem ser sobrepostas a imagens de arcadas dentárias desdentadas inseridas pelo usuário, para simular cenários clínicos e permitir análises detalhadas das estruturas faciais e dentárias. O processo segue uma sequência lógica: inserção de informações faciais, análise das características dentárias, identificação de fatores limitantes locais, posicionamento e ajustes dos componentes da PPR e personalização estrutural e estética da prótese. A ferramenta é acessível e de fácil uso, promove maior integração entre teoria e prática, permitindo maior autonomia dos alunos no planejamento de PPRs. Conclui-se que a ferramenta tem potencial para modernizar o ensino de prótese dentária e contribuir para a formação de profissionais mais capacitados, embora estudos adicionais sejam necessários para validar sua eficácia em diferentes contextos educacionais.</p> <p> </p> <p>DOI: 10.5281/zenodo.15396075.svg</p> <p> </p>2025-05-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem