https://rebena.emnuvens.com.br/revista/issue/feed Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem 2025-05-12T18:09:01-03:00 Edel Alexandre Silva Pontes revistarebena@gmail.com Open Journal Systems <p><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">A Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (REBENA) é uma publicação acadêmica dedicada a promover a excelência na educação e na aprendizagem no Brasil. Nosso compromisso é com a disseminação de conhecimento e a valorização da pesquisa científica, oferecendo um espaço para a publicação de artigos originais e de alta qualidade. A REBENA possui o ISSN <strong>2764-1368</strong>.</span></p> <p class="cvGsUA direction-ltr align-justify para-style-body"><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Funcionamos em um fluxo contínuo, permitindo que pesquisadores, acadêmicos e profissionais da educação submetam seus trabalhos a qualquer momento, sem a necessidade de esperar por chamadas específicas. Nossa equipe editorial é composta por especialistas renomados, comprometidos em garantir a integridade e a relevância dos trabalhos publicados.</span></p> <p class="cvGsUA direction-ltr align-justify para-style-body"><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Além disso, entendemos a importância do trabalho de conclusão de curso (TCC) e oferecemos um serviço exclusivo para transformar TCCs em artigos acadêmicos, facilitando a divulgação das pesquisas realizadas por estudantes em nível superior. Na REBENA, acreditamos que cada pesquisa tem o potencial de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e para a melhoria das práticas educacionais.</span></p> <p> </p> <p><strong>Fator de Impacto</strong> (Google Scholar) - <strong>2,5357</strong> (Qualis A4: Fator de Impacto acima de 2,5).</p> <p><strong>Número de citações</strong>, <strong>índice h </strong>e <strong>índice i10</strong> do Google Scholar: <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;authuser=1&amp;user=zc3mXdcAAAAJ"><strong>NC</strong>, <strong>h</strong> e <strong>i10</strong></a></p> https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/342 O papel da Educação Física no desenvolvimento social e emocional dos alunos 2025-04-10T15:07:33-03:00 Jacyguara Costa Pinto jacyguaracosta@gmail.com Claudenice pessoa de Matos Rachid nicerachidcontato@gmail.com Kalynne Pantoja Veras kalynne_veras@gmail.com Raimundo Junior Pereira de Almeida almeidabelem@hotmail.com Walb Alves Cabral walbalvescabral@gmail.com Maria de Nazaré Pantoja da Costa ivaldasoares@gmail.com Sueli de Mira Cordeiro suelicrd@hotmail.com <p>Este artigo analisa o papel da educação física escolar no desenvolvimento emocional, social e físico dos alunos, destacando sua importância na formação integral do estudante. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar que a educação física não se limita ao condicionamento físico, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, autocontrole e resolução de conflitos. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos alunos, atuando como fator de prevenção contra doenças associadas ao sedentarismo. O estudo também aborda os desafios enfrentados na implementação da educação física nas escolas, como a formação inadequada dos professores e a escassez de recursos e materiais didáticos. A educação física é identificada como uma ferramenta de inclusão social, especialmente para alunos com deficiência, e um meio de promover a valorização da diversidade. A pesquisa conclui que, para garantir o desenvolvimento integral dos alunos, a educação física deve ser integrada ao currículo escolar, com políticas públicas que assegurem a formação continuada dos professores e a adaptação dos materiais didáticos às necessidades dos estudantes.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-04-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/309 Aprendizagem Experiencial no Ensino de Física 2025-01-30T13:32:26-03:00 Jonas Vieira de Araújo araujojonasvi@gmail.com Cleilton Sampaio de Farias cleilton.farias@ifac.edu.br <p>Este artigo analisou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE), de David Kolb, no ensino de Física na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A revisão sistemática de literatura abrangeu publicações entre 2012 e 2023, selecionando 11 estudos após critérios rigorosos de inclusão e exclusão. A análise seguiu o modelo de Bardin, classificando os trabalhos em propostas didáticas, diagnósticos, materiais de apoio e revisões. Os resultados destacam que metodologias baseadas na TAE, como laboratórios virtuais, realidade aumentada e experimentação prática, são eficazes para engajar os estudantes e melhorar a compreensão de conceitos físicos. Essa abordagem integra teoria e prática, conectando o aprendizado às experiências socioculturais dos alunos, promovendo uma educação mais significativa. Embora os resultados demonstrem o potencial transformador da TAE no ensino de Física, desafios relacionados à formação docente, limitações de recursos e falta de integração curricular ainda persistem. Conclui-se que práticas pedagógicas fundamentadas na TAE são essenciais para superar barreiras tradicionais e alinhar o ensino às demandas da EPT, enfatizando a importância de políticas institucionais que apoiem a formação continuada e o uso de metodologias inovadoras.</p> 2025-04-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/332 ‘Diretor(a) Escolar’ ou ‘CEO Educacional’? 2025-03-18T16:08:03-03:00 Leidinelma Maria da Silva nelmasilvahope@gmail.com Maria Dolores de Andrade andradedolores29@gmail.com Nadja Valéria Coimbra de Souza Oliveira nadja181@outlook.com Osvaldo Alves de Jesus Júnior osvaldointelectual@hotmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo geral analisar o papel do(a) Diretor(a) escolar frente à conjuntura do neoliberalismo hegemônico que subordina a escola às lógicas mercantilistas, impondo modelos de gerenciamento tendo em vista o alcance da qualidade total dos serviços prestados pelas instituições de ensino. Para isso, perscruta-se o teor, os aspectos fundantes e as reverberações do Parecer n. 4/2021, homologado pela Câmara Pedagógica do Conselho Nacional de Educação, o qual define uma Base Nacional Comum de Competências do(a) Diretor(a) escolar. Nos percursos metodológicos, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e da análise documental, a partir do levantamento crítico de informações extraídas em artigos científicos e livros, bem como da investigação dos aspectos normativos de um documento urdido por um grupo de intelectuais orgânicos vinculado ao Ministério da Educação. Nesse sentido, estabelece-se uma interlocução crítica com Coube (2021), Freitas (2012), Gadotti (2019), Lima (2012, 2018), Paro (2015, 2023), dentre outros (as). Os resultados das observações aqui empreendidas revelaram que à figura do(a) Diretor (a) vem sendo imputadas exigências de teor neoliberal que desconsideram questões estruturais deficitárias existentes no campo da educação e, por corolário, nas unidades formais de ensino, ensejando a criação de contextos análogos ao de uma empresa, ao se buscar ideias de eficiência, efetividade e eficácia sem levar em consideração os sujeitos pedagógicos, suas idiossincrasias, reais necessidades e multifacetadas interrelações.</p> 2025-04-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/289 Revisão das políticas de formação docente no Brasil 2024-12-11T12:47:27-03:00 Álex Kauã Pereira de Sousa souskau986@gmail.com Carlos Augusto Rodrigues de Sousa carlosrd002@gmail.com Lucas Brandão Gomes lucasgomes02@hotmail.com.br Maysa Krysty Albuquerque Lacerda maysakrysty@gmail.com Antonio Deígerson da Costa Lopes dgerson2222@gmail.com Laurilene Cardoso da Silva Lopes lauralopesharel@gmail.com <p>A formação e o desenvolvimento profissional de professores têm sido objeto de estudo nas Ciências da Educação, especialmente a partir dos anos 1980, quando temas como saberes docentes e trabalho pedagógico ganharam destaque. Este estudo, de caráter descritivo exploratório e abordagem qualitativa, mapeia na literatura as principais políticas de formação inicial de professores no Brasil, analisando a permanência de conceitos tradicionais sob novas abordagens. A pesquisa utilizou revisão integrativa, com dados coletados em bases acadêmicas e periódicos da área de Educação entre 2000 e 2024. Foram aplicados critérios de inclusão, como estudos publicados em português e revisões que tratam da formação inicial de professores e das políticas educacionais, excluindo análises focadas em formação contínua. A análise de conteúdo identificou padrões recorrentes que revelam como as práticas tecnicistas predominam nas políticas formativas, mesmo com tentativas de modernização. Conclui-se que a limitada integração de abordagens inovadoras prejudica a formação de professores para os desafios educacionais contemporâneos.</p> 2025-04-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/346 Estratégia de ensino e aprendizagem na educação híbrida 2025-04-22T11:14:41-03:00 Elson Max Fernandes da Fonseca mfmaxfernandes@gmail.com Márcio Oliveira de Andrade mfmaxfernandes@gmail.com Nilton Trajano de Oliveira mfmaxfernandes@gmail.com José Jefferson de Oliveira mfmaxfernandes@gmail.com <p>Este artigo analisa a integração entre o ensino híbrido e a sala de aula invertida como metodologias inovadoras no contexto educacional contemporâneo. Baseado em uma revisão bibliográfica, o estudo explora como essas abordagens potencializam o protagonismo do estudante, promovem o pensamento crítico e ampliam a autonomia no processo de ensino-aprendizagem. São discutidos os benefícios dessas metodologias, como a flexibilização do aprendizado e a personalização de conteúdos, bem como os desafios relacionados à formação docente e à desigualdade no acesso às tecnologias. O artigo conclui destacando a relevância dessas práticas para transformar a educação em um contexto marcado por transformações tecnológicas e desafios pós-pandemia, propondo reflexões sobre o seu potencial impacto na formação de estudantes mais autônomos e preparados para os desafios do século XXI.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/347 O futuro da educação no Amapá 2025-04-22T15:48:27-03:00 Jacyguara Costa Pinto jacyguaracosta@gmail.com Aldilene Cordeiro Pena aldilenecordeiropena@gmail.com Ana Cristina Lobato da Silva analobato2013@bol.com.br Maria do Socorro Furtado Corrêa torraocorrea@gmail.com Maria de Nazaré Coutinho da Costa Nogueira maria_denazare@hotmail.com Paulino dos Santos do Rosario professorpaulino@hotmail.com Ronnie Robson Teixeira da Silva ronnie.rtsilva@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar a melhoria do acesso ao ensino de qualidade e proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para desenvolver habilidades que os preparem para os desafios do futuro com o uso de tecnologia. A metodologia aplicada foi a revisão bibliográfica qualitativa. Sem dúvida, a inclusão digital representa um dos maiores obstáculos a serem superados, não só no Amapá, mas em várias partes do Brasil. Apesar da expansão do acesso à tecnologia, ainda persistem diversos obstáculos, como a ausência de infraestrutura em regiões mais remotas e a escassez de aparelhos adequados. Superar essas limitações requer um esforço conjunto entre o governo, as instituições de ensino e a comunidade, com investimentos em infraestrutura e políticas públicas de inclusão digital que assegurem a todos os alunos, independentemente de sua localização, as mesmas oportunidades de aprendizado. Ademais, a formação contínua dos docentes é crucial para o êxito desses programas. Os professores devem estar aptos a incorporar as tecnologias em seu método de ensino, empregando as ferramentas digitais de maneira pedagógica.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/329 Impactos da troca de curso preparatório no desempenho de alunos em preparação para residência médica 2025-03-13T18:58:14-03:00 Vinícius Eduardo de Oliveira med.alexmoreira@gmail.com Alex Moreira Souza med.alexmoreira@gmail.com Pedro Ernesto Ferreira Miranda med.alexmoreira@gmail.com <p><strong>INTRODUÇÃO: </strong>A residência médica é considerada um dos pilares fundamentais na formação de especialistas na área da saúde. Este estudo tem como objetivo avaliar a relevância da troca de cursinho preparatório na performance final dos candidatos a uma vaga de residência médica, considerando os impactos dessa mudança no aprendizado e na performance. <strong>MATERIAIS E MÉTODOS:</strong> Este estudo foi realizado com alunos matriculados na plataforma IPM Mentoria para residência médica, que utilizam o serviço em associação com diversos cursinhos preparatórios no Brasil. A população final da pesquisa contou com o número de 1000 estudantes (<em>n=1000</em>), divididos em dois grupos principais: aqueles que mantiveram o mesmo cursinho (A1, <em>n=500</em>) durante todo o período de preparação e aqueles que optaram pela troca de cursinho (B1, <em>n=500</em>) em algum momento. <strong>RESULTADOS: </strong>Os acertos finais foram maiores e estatisticamente significativos no grupo que realizou a troca de cursinho (B1), com uma média de 77,90% em comparação a 75,40% no grupo que manteve o cursinho. A evolução acadêmica também foi superior no grupo que trocou de cursinho, apresentando uma diferença média de 23,9 pontos percentuais, contra 21,5 pontos percentuais no grupo que manteve o mesmo cursinho. <strong>CONCLUSÃO:</strong> A troca de cursinho deve ser considerada uma estratégia valiosa, especialmente para alunos que enfrentam dificuldades ou que desejam aprimorar seu aprendizado com novas perspectivas. No entanto, é necessário um planejamento cuidadoso, levando em conta as necessidades individuais e os recursos disponíveis.<br /><br /></p> <p> </p> <p>DOI: 10.5281/zenodo.15391973.svg</p> 2025-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/350 “O sertão é o mundo" 2025-05-03T10:14:33-03:00 Ivonete Afonso da Silva ivoneteafonsoadv@gmail.com Maria Gorete Correa goretecorrea31@gmail.com Maria José Ordóñez mariaordonez50@hotmail.com <p>A Amazônia, reconhecida como a maior reserva de água doce do planeta, enfrenta um paradoxo socioambiental: apesar da abundância hídrica, muitas comunidades da região sofrem com a escassez de água potável e a falta de infraestrutura básica, remetendo-nos a um sertão. Neste sentindo, este artigo propõe um diálogo entre a crise hídrica na Amazônia e a obra <em>Grande Sertão: Veredas</em>, de Guimarães Rosa, utilizando-a como referência metafórica. A célebre expressão "o sertão é o mundo" sugere que os desafios presentes na narrativa rosiana transcendem um espaço geográfico específico, refletindo desafios universais — entre eles, os enfrentados na Amazônia. A manipulação ambiental e as desigualdades estruturais reforçam a noção de um “sertão amazônico”, no qual a luta pelo acesso à água se configura como um cenário de contradições. A literatura, ao abordar questões socioambientais, amplia a compreensão das problemáticas contemporâneas e evidencia que os desafios amazônicos não são casos isolados, mas sim manifestações de dilemas globais sobre a relação entre humanidade e natureza. Para mitigar os efeitos das crises hídricas amazônicas, seria necessária a implementação de políticas públicas efetivas, o fortalecimento da educação ambiental e o reconhecimento da água como um direito fundamental, indispensável para a promoção da sustentabilidade e da justiça social. Este estudo tem como objetivo demonstrar, a partir da obra de João Guimarães Rosa, que o sertão ultrapassa a condição de mero espaço físico, configurando-se como uma metáfora universal da experiência humana. Nesse contexto, o sertão representa um lugar simbólico onde se travam constantes disputas por identidade, recursos e justiça. A metodologia empregada na elaboração do presente artigo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, com foco na análise do romance <em>Grande Sertão: Veredas</em>, de Guimarães Rosa, além da consulta a artigos científicos que tratam da problemática hídrica na bacia amazônica. A articulação entre literatura e realidade socioambiental objetiva ampliar a compreensão dos dilemas humanos presentes tanto na ficção quanto na realidade amazônica.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/326 LearnRPD: ferramenta digital para ensino e aprendizagem em Próteses Parciais Removíveis 2025-03-10T19:53:36-03:00 David Sampaio Moreira sampaiomoreiradavid@gmail.com Leonardo Barreto de Araújo coaleo@gmail.com Alexandra Amorim Helfenstein xandahelf@gmail.com <p>O envelhecimento populacional e as desigualdades no acesso à saúde bucal mantêm as próteses parciais removíveis (PPRs) como uma estratégia amplamente utilizada na reabilitação oral, devido à sua acessibilidade e aos benefícios clínicos. Contudo, o planejamento dessas próteses apresenta alta complexidade técnica, sendo um desafio para estudantes de graduação, que frequentemente enfrentam dificuldades em aplicar os conceitos teóricos na prática. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma ferramenta didática voltada para o planejamento digital de próteses parciais removíveis, destacando suas funcionalidades, aplicabilidades e os benefícios ao ensino e à prática clínica. A ferramenta utiliza imagens digitais dos componentes de PPRs, que podem ser sobrepostas a imagens de arcadas dentárias desdentadas inseridas pelo usuário, para simular cenários clínicos e permitir análises detalhadas das estruturas faciais e dentárias. O processo segue uma sequência lógica: inserção de informações faciais, análise das características dentárias, identificação de fatores limitantes locais, posicionamento e ajustes dos componentes da PPR e personalização estrutural e estética da prótese. A ferramenta é acessível e de fácil uso, promove maior integração entre teoria e prática, permitindo maior autonomia dos alunos no planejamento de PPRs. Conclui-se que a ferramenta tem potencial para modernizar o ensino de prótese dentária e contribuir para a formação de profissionais mais capacitados, embora estudos adicionais sejam necessários para validar sua eficácia em diferentes contextos educacionais.</p> <p> </p> <p>DOI: 10.5281/zenodo.15396075.svg</p> <p> </p> 2025-05-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem