https://rebena.emnuvens.com.br/revista/issue/feedRebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem2025-04-01T15:50:26-03:00Edel Alexandre Silva Pontesedelpontes@gmail.comOpen Journal Systems<p><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">A Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (REBENA) é uma publicação acadêmica dedicada a promover a excelência na educação e na aprendizagem no Brasil. Nosso compromisso é com a disseminação de conhecimento e a valorização da pesquisa científica, oferecendo um espaço para a publicação de artigos originais e de alta qualidade. A REBENA possui o ISSN <strong>2764-1368</strong>.</span></p> <p class="cvGsUA direction-ltr align-justify para-style-body"><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Funcionamos em um fluxo contínuo, permitindo que pesquisadores, acadêmicos e profissionais da educação submetam seus trabalhos a qualquer momento, sem a necessidade de esperar por chamadas específicas. Nossa equipe editorial é composta por especialistas renomados, comprometidos em garantir a integridade e a relevância dos trabalhos publicados.</span></p> <p class="cvGsUA direction-ltr align-justify para-style-body"><span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Além disso, entendemos a importância do trabalho de conclusão de curso (TCC) e oferecemos um serviço exclusivo para transformar TCCs em artigos acadêmicos, facilitando a divulgação das pesquisas realizadas por estudantes em nível superior. Na REBENA, acreditamos que cada pesquisa tem o potencial de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e para a melhoria das práticas educacionais.</span></p> <p> </p> <p><strong>Fator de Impacto</strong> (Google Scholar) - <strong>2,5357</strong> (Qualis A4: Fator de Impacto acima de 2,5).</p> <p><strong>Número de citações</strong>, <strong>índice h </strong>e <strong>índice i10</strong> do Google Scholar: <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=1&user=zc3mXdcAAAAJ"><strong>NC</strong>, <strong>h</strong> e <strong>i10</strong></a></p>https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/283O letramento matemático2024-11-23T14:35:27-03:00Mirian Zuqueto Fariasmirianzuqueto0@gmail.comIsabel Cristina Rodrigues de Lucenailucena@ufpa.brFranciney Carvalho Palhetafranciney@ufpa.br<p>O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da formação continuada para os docentes que ensinam aritmética, explorando três aspectos fundamentais: o conceito de letramento matemático, a relevância da aritmética no ensino fundamental e a formação continuada dos professores. A discussão sobre a formação dos educadores no contexto educacional se torna cada vez mais relevante, especialmente diante das constantes reestruturações nas diretrizes curriculares, que exigem atualizações constantes para os professores. Destaca-se a necessidade de um entendimento claro sobre o conceito de letramento matemático, abordando como os professores compreendem e aplicam esse termo em suas práticas pedagógicas, para evitar possíveis equívocos no ensino de aritmética. Sabe-se que a matemática, historicamente, sempre foi uma disciplina temida tanto por educadores quanto por alunos, e, muitas vezes, até pelos pais que auxiliam seus filhos nas tarefas de casa, mas não possuem afinidade com a matéria. A metodologia adotada neste estudo foi a revisão bibliográfica descritiva e analítica, com o objetivo de proporcionar uma abordagem reflexiva e de compreensão, tanto para os professores quanto para os estudantes em geral.</p>2025-01-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/305Formação Docente para a Prevenção e Intervenção em Casos de Violência Escolar2025-01-27T11:45:26-03:00Marlon Avinte Evangelistaavinteevangelist@gmail.comDorilene Guerreiro dos Reisdorileneguerreiro@gmail.com<p>O objetivo deste artigo foi analisar a formação Docente para a Prevenção e Intervenção em Casos de Violência Escolar. Utilizou-se a pesquisa de revisão de literatura, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os resultados demonstraram análises sobre condutas definidas como violentas nas escolas da Educação básica, motivos geradores de violência escolar, como os professores se preparam para lidar com a violência escolar, e, compreender se há formação inicial e/ou continuada para os professores lidarem com a violência no contexto escolar. Assim, concluiu-se que é de suma importância que as ofertas de formação continuada levem em consideração situações reais de vivência no interior dos estabelecimentos de ensino e que ofereçam possibilidades para o desenvolvimento de capacidades que possam de fato serem aplicadas. Pensando nisso, as pesquisas apontam experiências exitosas que levaram em consideração a realidade de cada grupo escolar e que tiveram acompanhamento.</p> <p> </p>2025-01-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/306O conhecimento como um processo construtivo do ensino-aprendizagem2025-01-27T12:31:59-03:00Ivonete Afonso da Silvaivoneteafonsoadv@gmail.comMaria Gorete Correagoretecorrea31@gmail.com<p>O artigo explora as contribuições de Sócrates, John Dewey e Paulo Freire para a educação, destacando como suas ideias moldaram a prática educacional ao longo da história. Sócrates enfatizou a importância do questionamento e da reflexão crítica, promovendo a autodescoberta e a introspecção nos alunos. Sua metodologia dialógica, conhecida como maiêutica, incentivava os educandos a explorarem suas próprias ideias e convicções. John Dewey, por sua vez, contribuiu significativamente para uma educação progressiva com sua visão de que a educação é um processo ativo e construtivo. Ele defendia que a aprendizagem deve ser baseada em experiências práticas e realistas, permitindo aos alunos participarem ativamente no seu próprio processo de aprendizado e desenvolverem habilidades críticas e criativas. Paulo Freire trouxe uma abordagem transformadora para a educação ao destacar a prática educativa libertadora. Ele propôs que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 1994). Freire enfatizava a importância da autonomia dos alunos e do compromisso dos educadores em facilitar um ambiente onde os aprendizes possam construir seu próprio conhecimento a partir das interações com o mundo ao seu redor. A triangulação das ideias desses três filósofos oferece um quadro rico e multifacetado para o processo de ensino-aprendizagem, a formação do indivíduo e a relação entre educação e sociedade. Esta produção textual em forma de artigo fez parte do processo avaliativo da disciplina Filosofia e História da educação do curso de Pós Grado Stricto Sensu, Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Del Sol -UNADES, em Assunção / PY, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Fernando Santos (Kassideran) e teve como finalidade o estudo desses três pensadores, buscando identificar como suas filosofias interagem e se complementam, proporcionando uma visão abrangente e aprofundada sobre o processo construtivo do conhecimento e as devidas contribuições para o ensino-aprendizagem na formação do cidadão.</p> <p> </p>2025-01-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/308Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino2025-01-27T17:40:44-03:00Emiliano Torquato Júnioremiliano.junior@ifal.edu.brJosenildo Farias Netojosenildo.neto@ifal.edu.brSoraya Fernandes da Silvasoraya.silva@ifal.edu.brVívia Dayana Gomes dos Santosvivia.santos@ifal.edu.brClaudiene dos Santosclaudienemat@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A presente pesquisa tem como objetivo discorrer sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo estudados e classificados por Piaget (1970) com a intencionalidade de informar e esclarecer aos docentes a relevância do entendimento desta teoria para o processo de ensino e aprendizagem. Tal estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem não-experimental e de escopo internacional. Em um primeiro momento, houve a apresentação dos diferentes níveis de desenvolvimento, conforme Piaget, a saber: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.</span><em><span style="font-weight: 400;"> A posteriori</span></em><span style="font-weight: 400;">, foram discutidos de forma mais aprofundada cada um destes estágios, ao passo que os níveis de desenvolvimento foram trazidos com analogias e situações cotidianas do aluno. Nas considerações finais, demonstrou-se a necessidade de correlacionar a didática e a metodologia de ensino de acordo como a faixa etária do aluno de forma que este tenha um acesso mais amplo a situações didáticas mais pertinentes à sua idade; como também, ao seu nível cognitivo.</span></p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/310Construção e Validação de um Podcast sobre os Desafios no Cuidado e Manejo de Crianças com Fissura Labiopalatina2025-02-03T19:44:45-03:00Jamille Cristina de Souza Barbosajamille.cristina@gmail.comMagda Rogéria Pereira Vianamagda.rogéria@gmail.com<p>As fissuras labiopalatinas são más formações que acometem a região craniofacial, causadas por falhas na fusão anatômica entre a quarta e a décima segunda semana da gestação. O objetivo deste artigo foi analisar a construção e validação de um podcast sobre os desafios no cuidado e manejo de crianças com fissura labiopalatal. Utilizou-se a pesquisa de revisão integrativa e a pesquisa de campo, de abordagem quantitativa, do tipo exploratória. Foi elaborado um questionário on-line e enviado por e-mail a 27 especialistas, junto com o link do podcast construído. Os resultados demonstraram os desafios no cuidado e manejo desse público, e com o podcast, foi possível evidenciar eficácia na transmissão de informações relevantes sobre a patologia. Esses resultados demonstraram inovação e estratégia educacional eficaz do podcast como ferramenta para disseminar conhecimento especializado de forma acessível e impactante. Houve uma percepção favorável quanto ao ambiente sonoro, com a maioria dos participantes considerando-os como facilitadores do entendimento, e aprendizagem. A análise crítica dos feedbacks também destacou a necessidade contínua de aprimorar a abordagem narrativa e a dinâmica do podcast, visando melhorar ainda mais a eficácia educacional e a experiência do público-alvo.</p> <p> </p>2025-02-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/276Questões Curriculares para o Ensino da Matemática na América Latina2024-11-14T16:22:25-03:00Nilson de Matos Silvanilson.ufop@gmail.com<p>Esse artigo tem como objetivo central debater, a partir de uma pesquisa bibliográfica, sobre a constituição da identidade de cursos de Licenciatura em Matemática, tendo como março espacial as relações entre Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Considerando a parte curricular, bem como os aspectos relacionados com a formação inicial do futuro professor de Matemática tem sido largamente discutido nos meios acadêmicos, não somente no Brasil, mas em toda a América latina, em face da sua importância nos processos que envolvem a formação de professores, dos quais são carentes de estudos voltados ao Ensino Superior. Nessa perspectiva surge a seguinte indagação: De que maneiras se constituem as questões curriculares para formação inicial do professor de matemática em países da América Latina? As reflexões sobre os currículos no curso de formação para o ensino da matemática, objetiva identificar semelhanças e diferenças entre currículos prescritos, identificando as principais influências das pesquisas em Educação Matemática na formulação de propostas curriculares em alguns países da América Latina, a partir de um estudo comparativo entre os países pesquisados. Vale destacar que que viabilize a formação de pessoas tornando-as capazes de intervir no contexto social, com a finalidade precípua de elevar os indicadores sociais.</p>2025-02-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/270Construindo caminhos para a aprendizagem significativa2024-11-06T10:55:09-03:00Isabella Negri Monticelliisabellanegri90@gmail.comElisangela Karine Martinselisangela.martins@up.edu.br<p>O presente artigo propõe uma reflexão acerca do ambiente escolar na Educação Infantil, local em que a criança passa grande parte do seu dia, é neste espaço que cria relações, estabelece vínculos, desenvolve-se e constrói novos conhecimentos. Objetiva-se analisar como os espaços físicos da escola auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, identificar os principais aspectos do ambiente escolar como um incentivador do desenvolvimento social, emocional cognitivo das crianças e reconhecer a aprendizagem significativa em ambientes preparados, os recursos necessários e suas relações na prática e o papel do professor. Este estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, escritos anteriores referentes ao tema foram consultados. Compreende-se de que maneira o ambiente escolar deve estar organizado a fim de desenvolver as crianças de zero a seis anos na sua integralidade, quais são as demandas de desenvolvimento para cada faixa etária e quais os principais objetivos que o professor deve ter ao organizar o espaço que irá pertencer com as crianças.</p>2025-02-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/312Futebol como identidade cultural dos paraguaios2025-02-06T18:02:52-03:00Érica Lopes da Costaerikaloppes10@gmail.comFranciléia Silva Santosryan.francileia@gmail.comIvonete Afonso da Silvaivoneteafonsoadv@gmail.comMaria Gorete Corrêagoretecorrea31@gmail.comMarlene Tomazmarlenetomaz69@hotmail.comRaimundo José Ferreira de Meloraimundomelo@seduc.ro.gov.brSilvania Rodrigues Vieirasilvanialinda.se@gmail.comEdel Alexandre Silva Pontesedel.pontes@ifal.edu.br<p>O futebol é um elemento crucial na construção da identidade cultural de muitos países ao redor do mundo, refletindo a paixão do povo pelo esporte, e o Paraguai exemplifica bem essa paixão nacional. A pesquisa realizada buscou preencher a lacuna na literatura, considerando a escassez de publicações científicas sobre o futebol paraguaio em comparação com outros países sul-americanos. O objetivo da investigação foi identificar a relação dos paraguaios com o futebol, levando em conta aspectos como sexo, idade, número de filhos, escolaridade e profissão. Os dados foram coletados a partir de uma amostra de 70 entrevistados, o que permitiu uma análise detalhada das variáveis socioeconômicas e suas interações com a paixão pelo futebol. Os resultados mostram uma distribuição equilibrada entre os sexos (50% masculino e 50% feminino) e uma predominância de entrevistados na faixa etária de 26 a 46 anos. A maioria dos participantes possui formação superior, o que indica um público com acesso à educação formal. Em relação ao número de filhos, 40% dos entrevistados não têm filhos, enquanto a maioria possui famílias pequenas, com 1 ou 2 filhos. O grau de motivação para o futebol é elevado, com 64,2% dos entrevistados avaliando sua motivação como 4 ou 5, o que reflete um forte engajamento com o esporte. Os dados sobre preferências por times de futebol indicam que o Olimpia e o Cerro Porteño são os times mais populares, com 35,8% e 34,3% das menções, respectivamente. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais aprofundada do papel do futebol como fenômeno cultural no Paraguai, destacando sua importância na formação da identidade coletiva e nas interações sociais da população.</p> <p> </p>2025-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/259A disciplina escolar como objeto de estudo da Didática2024-09-26T16:01:51-03:00Gabriela Agapito Gonçalvesgabriela_agapitog92@hotmail.comCarolina Ribeiro Cardosocarol.c4rdoso@gmail.com<p>Este artigo tem como objeto de estudo a disciplina escolar e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi realizar um balanço das produções publicadas no Grupo de Trabalho do eixo Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre os anos de 2000 e 2023. Para tanto, assumiu-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os objetivos específicos foram: 1) sistematizar e descrever os trabalhos selecionados, considerando os aspectos: objetivos, resultados, metodologias de pesquisa, principais aportes teóricos sobre o tema; 2) destacar as contribuições do campo da Didática para os estudos sobre disciplina escolar. Os principais referenciais teóricos foram Vasconcellos (2009) e Rebelo (2002). Como resultado, identificou-se poucos estudos sobre o tema. Dos 311 localizados, apenas 11 discutiam a disciplina no sentido de “organização do ambiente de trabalho escolar, comportamento, postura e atitude” (Vasconcellos, 2009). Os estudos analisados problematizaram ao menos três aspectos: 1) causas da indisciplina; 2) relação da disciplina com a avaliação; 3) autoridade docente. A pesquisa evidenciou a importância de ampliação e aprofundamento dos estudos sobre disciplina escolar pelo campo da Didática.</p>2025-02-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/321Desenvolvendo cidadãos críticos2025-02-25T12:30:42-03:00Jacyguara Costa Pintojacyguaracosta@gmail.comAldenora Brasil Rodriguesbrasilrodriguesaldenora@gmail.comAdriana do Socorro de Oliveira e Silvadrikateacher@hotmail.comCleomar da Silva Mouraalynnemr2@gmail.comDalgisa dos Santos de Souza dalgisasouza1@hotmail.comDaniela Nascimento Martins Correadani2015correa@gmail.comIvalda Terezinha Santana Soaresivaldasoares@gmail.comMaria do Socorro Furtado Corrêa torraocorrea@gmail.comMaria Marta dos Santos Cabralmartacabral62@hotmail.comWalb Alves Cabralwalbalvescabral@gmail.comSara das Mercês Ribeiro saraparisribeiro@gmail.com<p>Este artigo aborda a importância da implementação dos Temas Transversais no currículo do Ensino Fundamental, com foco na construção de uma educação integral e cidadã. A transversalidade, ao integrar temas como ética, saúde, meio ambiente, direitos humanos e diversidade cultural, busca promover a formação de indivíduos críticos, capazes de compreender e interagir com as complexas questões sociais e culturais que permeiam a realidade atual. O estudo examina as contribuições teóricas de diversos autores, como Freire (1996), Saviani (2008) e Giddens (2009), que destacam a necessidade de uma educação que vá além da transmissão de conteúdos, visando ao desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania. Além disso, o artigo analisa os desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessa abordagem pedagógica, como a falta de formação continuada e a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam a interdisciplinaridade. O trabalho conclui que a integração dos Temas Transversais no currículo escolar é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de atuar de maneira transformadora na sociedade.</p> <p> </p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/314O Jogo 'Ludo Matemático' como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano2025-02-17T08:33:33-03:00Ana Caroline Oliveira da Silvaacos2@aluno.ifal.edu.brRodrigo Cardoso Menezesrcm2@aluno.ifal.edu.brArlyson Alves do Nascimentoarlyson.nascimento@ifal.edu.br<p>Este artigo investiga o uso do ‘Ludo Matemático’ como ferramenta pedagógica para reforçar os conceitos de potenciação e radiciação entre alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu a criação e aplicação do jogo em sala de aula, onde os estudantes resolveram equações matemáticas ao cair em casas especiais do tabuleiro. A metodologia incluiu observação direta, análise de erros e identificação de dificuldades específicas. Os resultados demonstraram que a abordagem lúdica proporcionou maior engajamento, participação ativa e motivação, além de estimular o raciocínio lógico e a autonomia dos alunos. A análise dos erros revelou desafios no domínio dos conteúdos, permitindo intervenções pedagógicas mais eficazes. O jogo também fomentou o trabalho em equipe e a resolução de problemas, promovendo um ambiente dinâmico e interativo. Conclui-se que o uso de jogos educativos é uma estratégia eficiente para potencializar a aprendizagem matemática, recomendando-se sua ampliação como prática didática inovadora.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/260Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS e suas aplicações na geografia física para o ensino médio integrado2024-09-27T17:22:24-03:00Carolina de Lima Cabralcarolina.cabral@ifac.edu.brCleilton Sampaio Fariascleilton.farias@ifac.edu.br<p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são estratégias pedagógicas fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa, projetadas para promover uma aprendizagem contextualizada e relevante para os alunos. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma UEPS baseada em uma sequência de ensino voltada para a promoção da aprendizagem significativa em geografia física, com ênfase na estrutura geológica da Terra, placas tectônicas e dinâmica interna e externa, no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), campus Rio Branco. O problema de pesquisa investigou como a implementação da UEPS, ancorada na metodologia da aprendizagem significativa, pode influenciar a compreensão dos alunos sobre geografia física. A sequência foi estruturada a partir da definição do tema central, seguida pela criação de atividades que estimularam a externalização dos conhecimentos prévios dos alunos. A introdução dos conteúdos foi feita através de situações-problema, nas quais os alunos, organizados em grupos, conduziram pesquisas e apresentaram suas conclusões sobre a dinâmica da Terra. A avaliação incluiu o uso de um diário reflexivo, registrando as percepções dos alunos sobre a proposta didática. O uso de modelos 3D foi uma ferramenta central para facilitar a visualização e compreensão dos conceitos teóricos.</span></p>2025-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/273Dificuldades de Aprendizagem e a Atuação do Psicólogo Escolar2024-11-11T19:39:34-03:00Nilson de Matos Silvanilson.ufop@gmail.comJair Pedro da Fé Netojair.neto@uemg.brJuliana Angélica Evangelista de Carvalhojuliana.carvalho@uemg.br<p>Este artigo, advindo de uma pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apontar os limites e possibilidades de atuação do psicólogo escolar, quando na atuação do campo das teorias da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Diversos estudiosos consideravam que a teoria das faculdades mentais postulava sobre ser a mente humana dotada de faculdades inatas, a exemplo, de atenção, percepção e memória, das quais deveriam ser treinadas pelo exercício e, consequentemente, por processos repetitivos. Dentro desse cenário, surgiu a seguinte indagação: De que maneiras o Psicólogo Escolar pode atuar para identificar e minimizar as dificuldades de aprendizagem dentro do seu espectro profissional? A atribuição à escola foi um papel de grande importância no que concerne à seleção das experiências consideradas como benéficas que a humanidade realizava, com a finalidade de construção dos conteúdos cognitivos necessários, voltados para uma sociedade futura da qual se pretende que seja mais perfeita, uma sociedade democrática. Na busca da harmonização do ambiente social, com vistas a possibilitar o desenvolvimento do pensamento reflexivo. A investigação identificou que o profissional agrega valores pessoais, familiares e à escola. Estabelece a influência destes em contribuir com os procedimentos educacionais, resultando no atendimento das necessidades individuais e garantia da integridade do ser.</p> <p> </p>2025-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/325Aplicação da neurociência nas práxis educacionais e pedagógicas com enfoque direcionado ao desenvolvimento do estudante2025-03-10T15:15:02-03:00Edio de Freitas Santos Juniorediofreitas18@gmail.comEdjane Alves dos Santos Menezesmenezesedjane3@gmail.comRita de Cássia Soares de Oliveiraritah.oliveira@hotmail.comSilvania Rodrigues Vieirasilvanialinda.se@gmail.com<p>Com o avanço da neurociência aplicada à educação, o interesse sobre como ocorre o processo de aprendizagem e seus impactos práticos tem crescido. Esse processo envolve funções mentais essenciais como atenção, motivação, memória, linguagem, emoção e raciocínio lógico, que são fundamentais para a otimização do aprendizado. Compreender o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central é crucial para que educadores desenvolvam estratégias pedagógicas eficazes. A análise das dinâmicas de sala de aula pode inspirar práticas que motivem os alunos, despertando neles o interesse em construir um conhecimento que ressignifique sua experiência de aprendizagem. Um conceito central nesse contexto é a neuroplasticidade, que representa a capacidade do sistema nervoso de se adaptar e modificar suas propriedades em resposta a estímulos internos e externos. A neurociência busca entender como o cérebro se desenvolve e se adapta ao longo da vida, influenciado por fatores como ambiente, comportamentos e genética. Nesse sentido, intervenções pedagógicas baseadas em descobertas neurocientíficas podem promover um aprendizado mais dinâmico, com professores receptivos ao engajamento e que estimulem os alunos a serem participantes ativos, em vez de meros espectadores. Um ambiente favorável também é indispensável, pois facilita a motivação e a atenção, potencializando os resultados. Assim, a integração entre neurociência e educação pode transformar práticas pedagógicas e enriquecer significativamente o processo de ensino- aprendizagem.</p> <p> </p>2025-03-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/330Desafios na implementação da BNCC em Macapá 2025-03-17T11:20:40-03:00Jacyguara Costa Pintojacyguaracosta@gmail.comAna Claúdia Braz da Silvaa.claudiabraz@hotmail.comArlêne Barbosa Tavares Ferreiraarlenny.tavares@gmail.comDeusilene dos Santos Barbosamgabigabiel@gmail.comJackson Martins Ferreiraprofessor.jackson040104@gmail.comDiele Pena Cordeirodielepena20@outlook.ptRegina Celia Nascimento dos Santos dalgisasouza1@hotmail.com<p>Este artigo adota uma abordagem qualitativa para investigar os desafios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Macapá, com foco em dois aspectos principais: a infraestrutura escolar e a formação docente. O estudo foi conduzido através de revisão de literatura e análise documental, fundamentada em fontes acadêmicas relacionadas à BNCC, gestão educacional, infraestrutura escolar e capacitação de docentes. A seleção desses marcos teóricos possibilitou a compreensão dos desafios locais, tais como a escassez de recursos materiais, a ausência de conectividade e a exigência de formação contínua dos professores para aplicar efetivamente as orientações da BNCC. Outro aspecto crítico detectado foi a capacitação dos professores. Apesar de a BNCC sugerir uma educação mais contemporânea e inclusiva, muitos docentes em Macapá não têm acesso a programas de capacitação contínua que auxiliem na adaptação de suas práticas pedagógicas às orientações do novo programa de estudos. A escassez de programas de atualização e a discrepância entre as políticas educacionais nacionais e as demandas locais intensificam essa situação, prejudicando a efetividade da aplicação da BNCC. A mudança constante de docentes na educação pública também contribui para a vulnerabilidade do processo, uma vez que impede a continuidade dos projetos pedagógicos e complica o aprimoramento das práticas de ensino necessárias para a adequação ao novo currículo.</p> <p> </p>2025-03-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/292GeoGebra como Ferramenta de Aprendizagem Ativa no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior2024-12-21T13:24:23-03:00Álex Kauã Pereira de Sousasouskau986@gmail.comCarlos Augusto Rodrigues de Sousacarlosrd002@gmail.com<p>O uso do software GeoGebra no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior apresenta-se como uma solução prática para enfrentar os desafios de compreensão conceitual e engajamento dos alunos. Este estudo, realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura, analisou a aplicação do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem ativa, destacando sua eficácia em promover visualizações dinâmicas e experimentações interativas. O objetivo principal foi investigar como a utilização do software GeoGebra pode contribuir para uma abordagem mais interativa e prática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior. Os resultados indicaram que o GeoGebra melhora significativamente a compreensão teórica, a autonomia dos estudantes e a motivação, consolidando-se como uma ferramenta pedagógica essencial para tornar o ensino de cálculo mais acessível e envolvente.</p>2025-03-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/285O Uso de Tecnologias Digitais na Educação para Além de Bricolagem: 2024-11-26T15:44:25-03:00Juliana Borges dos Santosjuli_brgst@hotmail.comMarilha Aparecida da Cruz Cunhamarilhagicruz@gmail.com<p>Com avanço tecnológico e consequentemente a expansão da internet e a comunicação coletiva ocorreram transformações na maneira como a informação é acessada e compartilhada, fato que trouxe mudanças nas dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Surge então indagações sobre a percepção do ser humano sobre si mesmo e a finalidade da educação. E com isso a necessidade da construção de uma pedagogia “contemporânea”. Assim, este trabalho buscou identificar teses e dissertações cuja temática era cibercultura, tecnologia e educação, e que tratavam sobre a relevância, e as consequências das tecnologias digitais, a formação para cidadania e aprendizagem centrada no aluno. A metodologia é de natureza qualitativa, de abordagem bibliográfica e exploratória e emprega o estudo do estado do conhecimento. A busca identificou 220 trabalhos, dos quais 11 foram recuperados para análise detalhada. Os resultados mostram que existe uma preocupação sobre como fazer uso da tecnologia para que todos possam ter acesso aos meios digitais e que sua utilização seja para benefício de todos, para melhorias sociais. Porém, mais da metade dos estudos estão direcionados para as ferramentas e instrumentos como auxiliares no ensino. E em menor quantidade foram encontrados trabalhos sobre formação docente e práticas pedagógicas.</p>2025-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/322Mapas Conceituais em Cursos Superiores da Área da Saúde2025-02-27T14:23:08-03:00Emerith Mayra Hungria Pintoemerith0706@hotmail.comLeandra Almeida Ribeiro Oliveira leandra.oliveira@ueg.brAline Araújo Freitasalinefreitas2@gmail.comJosé Luís Rodrigues Martins jose.martins@docente.unievangelica.edu.brPatrícia Ferreira da Silva Castropatricia.silva@ueg.br<p>Os mapas conceituais (MCs) são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e representação do conhecimento, promovendo a aprendizagem significativa. Este estudo realizou uma revisão integrativa da literatura sobre a aplicação dos MCs no ensino superior da área da saúde. Foram selecionados artigos publicados entre 2017 e 2023 nas bases PubMed e SciELO, totalizando 12 estudos. Os resultados indicam que os MCs contribuem para a organização do conhecimento, aprimoramento da memorização, estímulo ao pensamento crítico e avaliação da aprendizagem. Além disso, facilitam a integração e compreensão de conceitos complexos, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais para os profissionais da saúde. Contudo, desafios como a resistência dos estudantes à metodologia e a necessidade de maior validação quantitativa ainda persistem. Conclui-se que os MCs representam uma abordagem eficaz para potencializar o aprendizado, devendo ser incorporados de forma estratégica nos currículos acadêmicos.</p>2025-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/334Transformações no ensino2025-03-25T12:51:23-03:00Jacyguara Costa Pintojacyguaracosta@gmail.comAna Cláudia Braz da Silvaa.claudiabraz@hotmail.comArlêne Barbosa Tavares Ferreiraarlenny.tavares@gmail.comClaudenice Pessoa de Matos Rachid nicerachidcontato@gmail.comJorge Pedro Silva Barbosa jopesbarbosa@gmail.comJackson Martins Ferreira professor.jackson040104@gmail.comMauralice Nunes da Silva Santana mauramcpfaz@hotmail.com<p>Este artigo adota uma abordagem qualitativa de pesquisa, com base em uma revisão bibliográfica detalhada, visando analisar os avanços e desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira. O estudo foi conduzido através da análise de livros, artigos científicos, dissertações, teses e documentos oficiais relacionados à BNCC, concentrando-se em suas consequências para o currículo escolar, o desenvolvimento de habilidades e a avaliação do aprendizado. A opção por essa metodologia é justificada pela exigência de uma avaliação crítica e interpretativa do conteúdo, levando em conta as várias visões e os variados contextos onde a BNCC é implementada. A mudança do modelo convencional de ensino para um foco em competências representa um grande desafio, uma vez que envolve uma alteração de paradigma que nem sempre é devidamente entendida ou implementada por escolas e educadores. Conforme abordado por Lima (2020) e Costa (2019), a capacitação dos professores é um elemento fundamental para o êxito da BNCC. Sem uma capacitação apropriada e constante, os docentes podem se sentir despreparados para implementar as novas orientações de maneira eficiente, prejudicando a qualidade do ensino.</p> <p><strong>Palavra Chaves</strong>: ;; ;; </p>2025-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/335Práticas Pedagógicas para a Inclusão de Crianças com Autismo na Educa-ção Regular2025-03-25T16:21:52-03:00Elson Max Fernandes da Fonsecamfmaxfernandes@gmail.comRenata de Araújo Predigeradelirerenata@gmail.comJane Alves Cardosojacb5000@gmail.comLuciéte Carmen Gomes de Oliveiralucietecarmem@hotmail.comVagner Caldeira de Souzamestradovcs.827@gmail.comFabiana Brites de Souzafabibrites79@gmail.comRita de Kássia de Oliveiraprofritak@gmail.comLenice Lopes de Almeidalenicelopes81@gmail.com<p>A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação regular requer estratégias pedagógicas que respeitem suas especificidades e favoreçam o aprendizado, pois tem apresentado um aumento significativo nas últimas décadas. Este artigo, de natureza bibliográfica, analisou práticas pedagógicas que contribuem para a adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas e a promoção da autonomia desses alunos. Os resultados apontam que metodologias como o ensino estruturado, a flexibilização curricular e a mediação pedagógica são essenciais para a construção de um ambiente inclusivo. No entanto, desafios como a falta de formação docente e de infraestrutura adequada ainda limitam a efetivação dessas práticas. Conclui-se que a inclusão plena de alunos autistas depende do investimento contínuo em políticas públicas, formação docente e recursos acessíveis, garantindo equidade no processo educacional.</p> <p> </p>2025-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/299O uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos PAEE da educação infantil2025-01-10T18:03:05-03:00Leonardo Santos Mirandaleonardophb2015pi@gmail.comGardielly Márcia de Ananias Araújogardiellymarcia@hotmail.comTelma Cristina Ribeiro Francotelmafranco@cpm.uespi.brMaria Durciane Oliveira Britodurciane@hotmail.comMaria de Nazaré da Silva Sousafana.zasilva@hotmail.comFabiana Gomes Amadofabiana.amado@ifpi.edu.brMateus José Ribeiromateusjribeiro2021@gmail.comLeandro Santos Mirandaleandrosantos9834@gmail.com<p style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Garamond',serif; color: black;">A inclusão educacional, segundo a Unesco (1994), visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas dificuldades ou diferenças, participem de escolas regulares. O presente estudo trata de uma pesquisa bibliográfica acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo como ênfase o uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos (Público-Alvo da Educação Especial) PAEE da educação infantil. As propostas aqui apresentadas podem servir como inspiração para serem incorporadas às práticas docentes, contribuindo para a criação de recursos didáticos em diferentes áreas do ensino. No contexto educacional, o uso de plataformas digitais para desenvolver materiais pedagógicos mais lúdicos e interativos, tem o potencial de estimular a participação ativa dos estudantes, além de favorecer a construção de um ambiente escolar mais inclusivo Em síntese a pesquisa revela que, apesar dos desafios presentes na inclusão educacional, ferramentas digitais como o Canva têm o potencial de transformar a prática pedagógica, ajudando a tornar o ensino mais acessível e eficaz para o público-alvo do AEE.</span></p>2025-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/337A importância da Avaliação Diagnóstica em Língua Portuguesa no Ensino Médio2025-04-01T15:50:26-03:00Geane Nunes Santosgeanenunes_s@hotmail.com<p>Este artigo aborda a importância da avaliação diagnóstica no contexto escolar, destacando seu papel fundamental para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação diagnóstica é apresentada como uma ferramenta pedagógica que permite ao professor identificar as dificuldades e necessidades dos alunos desde o início do processo educativo, possibilitando ajustes nas estratégias de ensino para promover avanços no aprendizado. Como ação metodológica, esse processo avaliativo visa contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais equitativa, pois permite a personalização do ensino, respeitando as diferenças individuais e coletivas, e orienta o professor no processo de intervenção pedagógica. O objetivo principal deste artigo é analisar a importância e os efeitos da avaliação diagnóstica no processo educacional, com base na experiência de desenvolvimento e aplicação dessa avaliação no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Viana Dom Hamleto de Angelis, no município de Viana – MA. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, para entender a evolução dos modelos de avaliação no Brasil, bem como, a análise quanti-qualitativa dos resultados da avaliação diagnóstica do ano de 2022. Como resultados observou-se que em vez de ser limitada a um simples julgamento de desempenho, a avaliação deve ser encarada como um instrumento de reflexão e intervenção, que visa a melhoria contínua tanto do aluno quanto da prática pedagógica. Compreende-se, que historicamente a construção de um modelo de avaliação diagnóstica, que substitua os exames classificatórios tradicionais, passa agora a discutir sua importância como ferramenta formativa, essencial para ações pedagógicas e gerenciais que melhorem o processo educativo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>. . .</p>2025-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/290A interdisciplinaridade entre física e biologia2024-12-12T17:39:17-03:00Samuel Fernandes Carvalhosamuelfecarvalho@gmail.com.brRenata Porto Souza Lopes renataporto01@hotmail.comSulamita Santos Ribeirosuiribeiro@hotmail.comAline Meira Souzaaline.meira@enova.educacao.ba.govSandra Cristina Ramossandraramos@uesb.edu.brMarcia de Oliveira Menezes marciamenezes@uesb.edu.br<p>A interdisciplinaridade entre Biologia e Física foi realizada durante o desenvolvimento do Programa da Residência Pedagógica (PRP), aplicada em turmas do 2 ano da rede pública da Educação Básica. Os temas elencados para articular conceitos interdisciplinares foram: O espalhamento Rayleigh, aplicado à evidência para a cor dos olhos da espécie humana e em penas de periquitos australianos e a datação de fósseis por carbono-14, associado ao conteúdo Evolução. Abordou-se a compreensão das ondas eletromagnéticas, comprimentos de ondas e a composição da luz branca, que são temas fundamentais para explorar o fenômeno na cor dos olhos e nas plumagens dos periquitos australianos. Ao abordar evidências evolutivas, o simulador <em>PhET</em> proporcionou uma exploração visual dos processos atômicos subjacentes à datação por Carbono-14. Notou-se que a interdisciplinaridade apresentada enriqueceu a compreensão dos fenômenos, desde o espalhamento da luz até à evolução, desafiando os estudantes a compreensão de conceitos mais complexos e às características da luz, destacando a necessidade contínua de estratégias de ensino voltadas à contextualização e interdisciplinaridade para sua aprendizagem. A relação interdisciplinar entre a Física e a Biologia promoveu a aprendizagem dos conceitos abordados apontando que este exercício é um indicativo para inserção contextualizada das Ciências Naturais no Ensino Médio.</p>2025-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/331A Qualidade da Escola Pública: A Opinião e os Desafios dos Jovens do Ensino Médio em Presidente Sarney Maranhão – Brasil. Dissertação (Mestrado)2025-03-17T15:26:59-03:00Leonardo Ferreira Furtado Filholeonardofilho@gmail.com<p>Este estudo investigou as percepções e expectativas de estudantes do Ensino Médio em Presidente Sarney, Maranhão, sobre a qualidade da educação em escolas públicas, visando identificar desafios e sugestões de melhoria. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo alunos de duas escolas urbanas e rurais, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados revelaram avaliações mistas da qualidade da educação, destacando a dedicação dos professores e a infraestrutura razoável, mas ressaltando desafios como a falta de responsabilidade dos alunos e recursos inadequados. As expectativas dos estudantes em relação à infraestrutura evidenciaram a necessidade de melhorias, e a falta de recursos foi identificada como um obstáculo ao desempenho acadêmico. A percepção do corpo docente enfatizou a importância da qualificação dos professores e a preferência por métodos de ensino dinâmicos. Os alunos indicaram lacunas na utilização de recursos didáticos, destacando a necessidade de maior integração de tecnologias nas práticas pedagógicas. Ao analisar as atividades extracurriculares, os estudantes reconheceram sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, apontando benefícios como o estímulo à busca por conhecimento e habilidades. As sugestões de melhoria incluíram investimentos em recursos didáticos, climatização e formação docente, destacando a importância de uma abordagem integrada para superar desafios educacionais. As respostas dos alunos também enfatizaram a necessidade de maior ênfase nas habilidades socioemocionais e a importância do envolvimento da comunidade escolar na busca por soluções. Em síntese, este estudo proporciona uma compreensão aprofundada das percepções dos estudantes em Presidente Sarney e destaca a complexidade dos desafios educacionais na região, fornecendo informações para a implementação de melhorias eficazes.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> , , , , .</p>2025-03-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagemhttps://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/333Dificuldades e Estratégias na Adoção de Tecnologias Educacionais: Um Estudo Comparativo entre a Escola Particular e a Escola Pública, no Distrito Federal, Brasil, no Período de 2022 e 2023. Tese (Doutorado)2025-03-24T13:52:31-03:00Eliene Pereira da Silva-Diasprofa.lndias@gmail.com<p>A tese intitulada "Dificuldades e estratégias na adoção de tecnologias educacionais: um estudo comparativo entre a escola particular e a escola pública no Distrito Federal, Brasil, no período de 2022 e 2023" investigou os desafios enfrentados e as estratégias adotadas por docentes para integrar tecnologias educacionais às práticas pedagógicas em um contexto pós-pandêmico. Com enfoque qualitativo e abordagem fenomenológica, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas, grupo de discussão e um survey online para coleta de dados, analisados com o suporte dos softwares ATLAS.ti e IRaMuTeQ. Os participantes incluíram docentes, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas particular e pública no Distrito Federal, além de outros educadores que contribuíram com o survey. Os resultados apontaram dificuldades estruturais em ambas as escolas, como conectividade inadequada e escassez de equipamentos tecnológicos, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas para orientar o uso de tecnologias na educação. Também foi evidenciada a relevância de programas permanentes de formação docente, integrando competências técnicas e pedagógicas, para promover práticas inovadoras e alinhadas às demandas tecnológicas. A pesquisa contribui para o debate sobre equidade educacional, ao evidenciar disparidades tecnológicas e propor soluções para inclusão digital. Academicamente, enriquece a discussão sobre metodologias pedagógicas mediadas por tecnologia. Além disso, oferece um diagnóstico detalhado das dificuldades e estratégias identificadas, propondo recomendações práticas, como as destacadas na matriz SWOT, para fortalecer o sistema educacional e promover uma aprendizagem significativa e inclusiva. O trabalho busca fomentar reflexões sobre práticas pedagógicas resilientes e alinhadas às transformações digitais.<br><br></p>2025-03-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem