Socioeconomia no ensino durante a pandemia: como as diferentes classes responderam ao processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Edileuza Ferreira de Araújo Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Desigualdade, Pandemia, Educação

Resumo

A pandemia de COVID-19 do início de 2020 interrompeu ou até interrompeu completamente o aprendizado de crianças em muitos países ao redor do mundo. Em muitos países ocidentais, as escolas continuaram a ensinar remotamente. No entanto, havia muitos desafios relacionados ao ensino a distância, como acesso a dispositivos digitais de aprendizagem e lacunas de aprendizagem digital. Isso gerou sérias preocupações com problemas socioemocionais e perda de aprendizado. Para o presente estudo, optou-se pelo método de uma revisão narrativa de literatura. Utilizamos como base para a busca de referências, o Google Scholar, Scielo, e a ferramenta de buscas gerais do Google. A maioria das escolas implementou várias estratégias síncronas e assíncronas para manter o aprendizado quando as escolas não puderam reabrir para interações presenciais. O aprendizado remoto é um grande desafio, especialmente para crianças pequenas e/ou famílias de baixo nível socioeconômico com acesso limitado a conectividade e dispositivos para permitir interações entre alunos e professores.

 

Biografia do Autor

Edileuza Ferreira de Araújo, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Pedagoga e Licenciada em Geografia. Servidora da Educação de Rondônia. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Autônoma de Asunción - UAA.

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

Araújo, E. F. de . (2023). Socioeconomia no ensino durante a pandemia: como as diferentes classes responderam ao processo de ensino e aprendizagem. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 76–84. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/100