Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (REBENA) é uma publicação acadêmica dedicada a promover a excelência na educação e na aprendizagem no Brasil. Nosso compromisso é com a disseminação de conhecimento e a valorização da pesquisa científica, oferecendo um espaço para a publicação de artigos originais e de alta qualidade. A REBENA possui o ISSN 2764-1368.

Funcionamos em um fluxo contínuo, permitindo que pesquisadores, acadêmicos e profissionais da educação submetam seus trabalhos a qualquer momento, sem a necessidade de esperar por chamadas específicas. Nossa equipe editorial é composta por especialistas renomados, comprometidos em garantir a integridade e a relevância dos trabalhos publicados.

Além disso, entendemos a importância do trabalho de conclusão de curso (TCC) e oferecemos um serviço exclusivo para transformar TCCs em artigos acadêmicos, facilitando a divulgação das pesquisas realizadas por estudantes em nível superior. Na REBENA, acreditamos que cada pesquisa tem o potencial de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e para a melhoria das práticas educacionais.

A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do Open Journal Systems (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia.

A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo Blind Review.

Template

Atualmente a Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem está indexada no Google Scholar ou Google Acadêmico (ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados).

Fator de Impacto (Google Scholar)   - 1,9161  (Qualis B1: Fator de Impacto entre 2,499 e 1,300)

Número de citações, índice h e índice i10 do Google Scholar: NC, h e i10

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados ao periódico serão avaliados por pares às cegas por, no mínimo, dois pareceristas externos,  selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso haja discordância quanto à aceitacao ou rejeição do trabalho, no caso de terem sido designados dois avaliadores externos, será designado um terceiro pareceristatambém externo, para o desempate e definição da decisão editorial. Após a avaliação dada pelos pareceristas, o Comitê Científico recomenda, ou não, a publicação do trabalho ao conselho editorial. Os pareceristas da Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, representantes de cada área de conhecimento, são escolhidos pelo Comitê Científico do periódico.  

Os trabalhos serão publicados na ordem de avaliação. Os trabalhos aprovados que não entrarem na edição seguinte ficam agendados para a próxima edição. O autor será comunicado e pode optar por retirar o artigo da lista de publicação. Trabalhos não aceitos serão devolvidos com as devidas justificativas.

Somente os autores informados no momento da submissão serão incluídos na versão final, caso o artigo seja aceito para publicação na revista. Sendo assim, solicitações para inclusão de novos coautores, durante o processo de avaliação e edição e, mesmo após a publicação, NÃO SERÃO ACEITAS.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.