Desafios da gestão escolar na percepção dos diretores

Autores

  • Marinalva de Sousa Barbosa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Desafios da gestão escolar, Modelo gerencial, Gestão de pessoas, Gestão de processos, Gestão de resultados

Resumo

A gestão escolar é uma função importante no sistema de ensino. Quando o diretor busca, na superação de desafios, ofertar serviços educacionais de qualidade, a culminância é a elevação dos índices de qualidade na educação. Este estudo objetivou determinar os desafios da gestão escolar na percepção dos diretores. A metodologia caracterizou-se por apresentar enfoque quantitativo, finalidade básica estratégica, pesquisa de campo com dados primários de alcance temporal transversal de desenho não experimental. Foi possível levantar a teoria em torno do modelo gerencial de gestão que permitiu organizar a gestão escolar nas dimensões gestão de pessoas, gestão de processos institucionais escolares e gestão de resultados. O resultado determinou a gestão de pessoas como a dimensão mais desafiadora e a motivação o maior desafio da gestão escolar.

 

Biografia do Autor

Marinalva de Sousa Barbosa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutoranda em Ciências da Educação pela  Universidad Tecnológica Intercontinental-UTIC/PY, Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental-UTIC/PY (2022), especialista em Gestão Escolar pela UNIFSA (2009), Graduada em Letras UFPI, Graduada em Pedagogia pela UESPI (1994), Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Maranhão, Gestora de Escola de Ens. Fundamental de Teresina.

http://lattes.cnpq.br/6275494412888464

Referências

BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no setor público. Fórum, 2020.

BRASIL. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola; aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. FUNDESCOLA/ PIPRO/FNDE/MEC, 2006.

BRASIL. IDEB - Resultados e Metas do Brasil. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

CAMPOS, Marina Costa et al. Avaliação de maturidade em gestão de projetos na universidade federal de alagoas utilizando o método Prado-MMGP. Revista de Gestão e Projetos, v. 11, n. 1, p. 1-16, 2020.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Editora Manoli Ltda, 2014.

COUTINHO, Raimundo Nonato. Gestão Escolar: Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral-CE. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 153-168, 2022.

DALCORSO, C. Z, O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública. Paco Editorial, 2017.

DE LIMA, Raimunda Vieira et al. Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 197-209, 2022.

DE LIMA MARINHEIRO, Edwylson; KÜHL, Carlos Alberto; RUIZ, Maria José Ferreira. A realidade e os desafios na gestão financeira das Unidades Escolares Municipais de Londrina-PR sob a perspectiva dos gestores escolares. Revista Cocar, v. 12, n. 24, p. 616-642, 2018.

DOS SANTOS, Eduardo Leite Oliveira; DA SILVA, Jardiel Marcos Santos. Gestão Escolar: da Formação Pedagógica às Práticas Administrativas dos Gestores Escolares. 2021.

FERREIRA, Giani Fernandes. A importância da gestão democrática no planejamento escolar Revista Transformar, v. 12, n. 2, p. 90, 2019.

FERREIRA, Shirley dos Santos; BARI, Valéria Aparecida. Gestão da documentação dos arquivos escolares no Brasil. Revista Fontes Documentais, 2019.

FLAUZINO, Rodrigo Humberto; PERES, Cristiane Martins; CARMONA, Fábio. A descoberta do plano de ensino e aprendizagem (peA) como instrumento reflexivo na docência. Medicina (Ribeirão Preto), v. 54, n. Supl 1, 2021.

GODOY, Valdir A.; ROSA, Marcelo R. BARBOSA; FLÁVIO, L. O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo decisório dentro das IES. Revista Científica, v. 3, n. 3, p. 77-89, 2011.

LEI 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Alternativa, 2004.

LÜCK, Heloísa. A aplicação do planejamento estratégico na escola. Revista gestão em rede, n. 19, p. 8-13, 2000.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Editora Positivo, 2009.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem na Escola. Irsas, 2013.

MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista@ mbienteeducação, v. 5, n. 1, p. 70-82, 2012.

MARANHÃO. Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas gestão escolar. SEDUC, 1-96, 2015.

MELO, Raildalva Bastos Alves. Escola, família e gestão escolar uma breve discussão Teórica Sobre Novos Desafios No Contexto Contemporaneo. Revista Científica de Iniciación a la Investigación, v. 4, n. 1, 2019.

MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. (F. A. Costa, Trad.) Porto Alegre: Bookman, 2010.

MIRANDA, Nonato Assis de; GARCIA, Paulo Sérgio; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Avaliação em larga escala e seus efeitos na gestão escolar: a concepção dos diretores. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, p. 251-268, 2020.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez, 2000.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote- Instituto Inovação Educacional, 1995.

OLIVEIRA, B. C. B. de. Modelos para uma gestão eficaz: revisão teórica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 07(03). 173-188, 2019.

OLIVEIRA, R.C. A cultura política na formação do diretor escolar para os processos decisórios institucionais. Anpae. 1-15, 2012.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. Cortez, 2016.

PASCHOALINO, J. B. de Q. Desafios da Gestão Escolar. Studium Eficaz, 2017.

PEREIRA, L. B., PEREIRA, E. M., WEISS, V. P. A. & MARTINS, K. A. A Execução Financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Municípios Goianos. X Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont. 1-15, 2019.

PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

RIBEIRO, Marli Dias. A gestão escolar e a gestão da sala de aula: desafios e possibilidades a partir da BNCC. Revista de Educação ANEC, v. 48, n. 161, p. 142-157, 2020.

ROBERTO, Beatriz Aparecida Silva. Uma revisão bibliográfica sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) para a prática pedagógica em sala de aula. 2017.

RUIZ, Maria José Ferreira; DE LIMA MARINHEIRO, Edwylson. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação, p. 605-618, 2015.

SAWICKI, Simone Salete; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. Gestão escolar e avaliação em larga escala: realidades, possibilidades e desafios. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, n. 16, p. 25-39, 2018.

SILVEIRA, Victor Natanael Schwetter; DEL MAESTRO FILHO, Antônio. Gestão estratégica de pessoas e desempenho organizacional-uma análise teórica. Revista Pretexto, v. 14, n. 1, p. 71-87, 2013.

SOUZA, S. G. M. de. A implementação do plano de gestão escolar no processo de escolha de gestores nas escolas públicas estaduais nos municípios de Cocal e Ministro Andreazza em Rondônia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório UFJF, 2018.

VANDRESEN, A. S. R. & FREITAS, M. do C. D. Conhecimentos Administrativos Necessários para o Gestor Escolar. Dia a dia da educação, 1-23, 2009.

ZANOTTO, M. P. Aprendizagem, Comunicação, Liderança e Comprometimento Organizacional: Um Estudo no Grupo Beta. [Dissertação de mestrado, Universidade de Caxias do Sul]. Repositório UCS, 2017.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Barbosa, M. de S. . (2023). Desafios da gestão escolar na percepção dos diretores. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 85–109. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/101