Desafios da gestão escolar na percepção dos diretores
Palavras-chave:
Desafios da gestão escolar, Modelo gerencial, Gestão de pessoas, Gestão de processos, Gestão de resultadosResumo
A gestão escolar é uma função importante no sistema de ensino. Quando o diretor busca, na superação de desafios, ofertar serviços educacionais de qualidade, a culminância é a elevação dos índices de qualidade na educação. Este estudo objetivou determinar os desafios da gestão escolar na percepção dos diretores. A metodologia caracterizou-se por apresentar enfoque quantitativo, finalidade básica estratégica, pesquisa de campo com dados primários de alcance temporal transversal de desenho não experimental. Foi possível levantar a teoria em torno do modelo gerencial de gestão que permitiu organizar a gestão escolar nas dimensões gestão de pessoas, gestão de processos institucionais escolares e gestão de resultados. O resultado determinou a gestão de pessoas como a dimensão mais desafiadora e a motivação o maior desafio da gestão escolar.
Referências
BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no setor público. Fórum, 2020.
BRASIL. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola; aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. FUNDESCOLA/ PIPRO/FNDE/MEC, 2006.
BRASIL. IDEB - Resultados e Metas do Brasil. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
CAMPOS, Marina Costa et al. Avaliação de maturidade em gestão de projetos na universidade federal de alagoas utilizando o método Prado-MMGP. Revista de Gestão e Projetos, v. 11, n. 1, p. 1-16, 2020.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Editora Manoli Ltda, 2014.
COUTINHO, Raimundo Nonato. Gestão Escolar: Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral-CE. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 153-168, 2022.
DALCORSO, C. Z, O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública. Paco Editorial, 2017.
DE LIMA, Raimunda Vieira et al. Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 197-209, 2022.
DE LIMA MARINHEIRO, Edwylson; KÜHL, Carlos Alberto; RUIZ, Maria José Ferreira. A realidade e os desafios na gestão financeira das Unidades Escolares Municipais de Londrina-PR sob a perspectiva dos gestores escolares. Revista Cocar, v. 12, n. 24, p. 616-642, 2018.
DOS SANTOS, Eduardo Leite Oliveira; DA SILVA, Jardiel Marcos Santos. Gestão Escolar: da Formação Pedagógica às Práticas Administrativas dos Gestores Escolares. 2021.
FERREIRA, Giani Fernandes. A importância da gestão democrática no planejamento escolar Revista Transformar, v. 12, n. 2, p. 90, 2019.
FERREIRA, Shirley dos Santos; BARI, Valéria Aparecida. Gestão da documentação dos arquivos escolares no Brasil. Revista Fontes Documentais, 2019.
FLAUZINO, Rodrigo Humberto; PERES, Cristiane Martins; CARMONA, Fábio. A descoberta do plano de ensino e aprendizagem (peA) como instrumento reflexivo na docência. Medicina (Ribeirão Preto), v. 54, n. Supl 1, 2021.
GODOY, Valdir A.; ROSA, Marcelo R. BARBOSA; FLÁVIO, L. O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo decisório dentro das IES. Revista Científica, v. 3, n. 3, p. 77-89, 2011.
LEI 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloísa. A aplicação do planejamento estratégico na escola. Revista gestão em rede, n. 19, p. 8-13, 2000.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Editora Positivo, 2009.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem na Escola. Irsas, 2013.
MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista@ mbienteeducação, v. 5, n. 1, p. 70-82, 2012.
MARANHÃO. Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas gestão escolar. SEDUC, 1-96, 2015.
MELO, Raildalva Bastos Alves. Escola, família e gestão escolar uma breve discussão Teórica Sobre Novos Desafios No Contexto Contemporaneo. Revista Científica de Iniciación a la Investigación, v. 4, n. 1, 2019.
MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. (F. A. Costa, Trad.) Porto Alegre: Bookman, 2010.
MIRANDA, Nonato Assis de; GARCIA, Paulo Sérgio; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Avaliação em larga escala e seus efeitos na gestão escolar: a concepção dos diretores. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, p. 251-268, 2020.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez, 2000.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote- Instituto Inovação Educacional, 1995.
OLIVEIRA, B. C. B. de. Modelos para uma gestão eficaz: revisão teórica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 07(03). 173-188, 2019.
OLIVEIRA, R.C. A cultura política na formação do diretor escolar para os processos decisórios institucionais. Anpae. 1-15, 2012.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. Cortez, 2016.
PASCHOALINO, J. B. de Q. Desafios da Gestão Escolar. Studium Eficaz, 2017.
PEREIRA, L. B., PEREIRA, E. M., WEISS, V. P. A. & MARTINS, K. A. A Execução Financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Municípios Goianos. X Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont. 1-15, 2019.
PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
RIBEIRO, Marli Dias. A gestão escolar e a gestão da sala de aula: desafios e possibilidades a partir da BNCC. Revista de Educação ANEC, v. 48, n. 161, p. 142-157, 2020.
ROBERTO, Beatriz Aparecida Silva. Uma revisão bibliográfica sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) para a prática pedagógica em sala de aula. 2017.
RUIZ, Maria José Ferreira; DE LIMA MARINHEIRO, Edwylson. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação, p. 605-618, 2015.
SAWICKI, Simone Salete; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. Gestão escolar e avaliação em larga escala: realidades, possibilidades e desafios. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, n. 16, p. 25-39, 2018.
SILVEIRA, Victor Natanael Schwetter; DEL MAESTRO FILHO, Antônio. Gestão estratégica de pessoas e desempenho organizacional-uma análise teórica. Revista Pretexto, v. 14, n. 1, p. 71-87, 2013.
SOUZA, S. G. M. de. A implementação do plano de gestão escolar no processo de escolha de gestores nas escolas públicas estaduais nos municípios de Cocal e Ministro Andreazza em Rondônia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório UFJF, 2018.
VANDRESEN, A. S. R. & FREITAS, M. do C. D. Conhecimentos Administrativos Necessários para o Gestor Escolar. Dia a dia da educação, 1-23, 2009.
ZANOTTO, M. P. Aprendizagem, Comunicação, Liderança e Comprometimento Organizacional: Um Estudo no Grupo Beta. [Dissertação de mestrado, Universidade de Caxias do Sul]. Repositório UCS, 2017.