Formação docente no processo de ensino e aprendizagem da educação do campo
Palavras-chave:
Formação Docente, Educação do Campo, Ensino e Aprendizagem, ContextualizaçãoResumo
Este artigo discute a importância da formação docente no processo de ensino e aprendizagem da educação do campo, buscando valorizar as particularidades do meio rural e as experiências e saberes dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que identificou a necessidade de uma formação docente específica e diferenciada, que contemple aspectos como a compreensão da realidade camponesa, a valorização dos saberes locais, a identificação das necessidades educacionais das comunidades, o desenvolvimento de metodologias pedagógicas contextualizadas e a reflexão sobre o papel social do professor na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A formação docente na educação do campo deve ser contínua e contextualizada, visando contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e democrática, promovendo a cidadania e a participação ativa dos alunos nas suas comunidades. A metodologia utilizada neste artigo baseia-se em uma revisão bibliográfica, com o objetivo de identificar e discutir as principais questões relacionadas à formação docente no processo de ensino e aprendizagem da educação do campo. Para tanto, foram consultados artigos científicos, livros e outros materiais relevantes, buscando informações atualizadas e relevantes sobre o tema.
Palavras-chave: . . . .
Referências
ARROYO, Gonzalez Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs). Por uma educação do campo. 4.ed. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2019.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Resolução nº 1 de 03 de abril de 2013.
BRASÍLIA. Relatório global sobre aprendizagem e Educação de adultos. Brasília: UNESCO, 2014.
CALDART, Roseli S. Por uma educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Gonzalez Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs). Por uma educação do campo. 4.ed. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2019.
FAGUNDES, José; MARTINI, Adair Cesar. Políticas educacionais: da escola multisseriada à escola nucleada. In: Olhar de professor, Ponta Grossa, 6(1): 99-118, 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2013.
KOSIK, Karel. (Trad.) Céla Neves e Alderico Toríbio. Dialética do Concreto. 6ª Reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2019.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2013.
MONLEVADE, João. Educação Pública no Brasil: contos&descontos. Ceilândia, DF:Idéa Editora, 2017.
OSTROWER, Fayga. Universo da arte. Rio de Janeiro: Campus, 2017.
PANTEL, Kamila Farias. Escola Multisseriada Espaço de Relações. 2019.
PINTO, Jacyguara Costa. O desenvolvimento urbano tornando-se fundamento legal para a educação do campo em assentamentos no Estado do Amapá. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 242-253, 2023.
PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Trad. De José Severo de Camargo Pereira.16ª ed. São Paulo. Cortez, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
PASSOS, Joana Célia dos. Jovens e adultos no campo – quem são eles? In: Educação de jovens e adultos no campo. TV ESCOLA/SALTO PARA O FUTURO. Boletim 15. Set, 2016.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina.; SILVA, E. T. (org.). Leitura: perspectivas disciplinares. São Paulo: Ática, 2018.
VARGAS, Suzana. Leitura: Uma aprendizagem de prazer. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2017.
XAVIER, Maria Elizabete, RIBEIRO, Maria Luiza, NORONHA, Olinda Maria. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 2014.