A inclusão do aluno com deficiência auditiva mediante a utilização da linguagem brasileira de sinais - Libras

Autores

  • Alberlice de Oliveira Adão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Prática inclusiva, Libras, Inclusão, Aluno surdo

Resumo

Na atualidade a Educação Especial e Inclusiva tem sido um segmento escolar onde todos os indivíduos podem aprender de fato, uma vez que os professores devidamente capacitados identificam os conhecimentos dos alunos, planejando em torno deste prévio conhecimento, e identificando a forma de aprender e as necessidades individuais dos educandos. Na realidade todos os alunos podem se beneficiar das metodologias de inclusão especialmente a Lei Brasileira de Linguagem de Sinais. Este artigo aborda a inclusão do aluno com deficiência auditiva no Ensino Fundamental mediante a utilização da LIBRAS, e objetivou analisar a importância da prática inclusiva dos professores na referida escola, além de verificar quais os recursos pedagógicos e didáticos os professores utilizam para a prática inclusiva na sala de aula. A metodologia do estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica. Após o estudo, chegou-se à conclusão de que as práticas inclusivas dos professores devem receber especial atenção para que então a sociedade se beneficie do estudo ora apresentado, sendo importante estimular a reflexão em torno da necessidade de formação do indivíduo surdo para a vivencia cidadã.

 

Biografia do Autor

Alberlice de Oliveira Adão , Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda da Facultad Interamericana De Ciencias Sociales – FICS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Pós Graduada em Educação Física Escolar pela Faculdade de Macapá – FAMA. Atualmente, exerce a função de professora de Educação Física na Escola Estadual Maria Mãe de Deus. 

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

Adão , A. de O. . (2023). A inclusão do aluno com deficiência auditiva mediante a utilização da linguagem brasileira de sinais - Libras. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 150–164. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/104