No meio do caminho, eis que surge uma medida provisória: análise de discursos em torno do “novo” ensino médio e de suas bases teórico-epistemológicas estruturantes

Autores

  • Osvaldo Alves de Jesus Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Medida Provisória n. 746/2016. Discursos. “Novo” Ensino Médio. Análise hermenêutica. Bases teórico-epistemológicas.

Resumo

O presente artigo acadêmico se propõe a investigar, (meta)criticamente, retóricas em torno do “Novo” Ensino Médio, uma contrarreforma que alterou, por meio de uma Medida Provisória antidemocrática (n. 746/2016), as dinâmicas político-pedagógicas e a arquitetura curricular da última etapa da Educação Básica. Por meio de um estudo bibliográfico, realiza uma análise de conjuntura cuja demarcação temporal recai sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, focando as observações em discursos e pro-posições neoliberais e progressistas, as quais se assentam em bases teórico-epistemológicas díspares e antinômicas, uma vez que as primeiras, em seu bojo, focam em visões mercantis, e as segundas visam ao desenvolvimento omnilateral do ser humano, não obstante, por vezes, também contrariem essa premissa nevrálgica. Por meio de pressupostos teóricos, as informações localizadas e aqui problematizadas levam a crer na constante necessidade de manutenção das categorias filosóficas esperança e indignação como forma de resistência ético-política a determinações curriculares hegemônicas de cariz mercadológico, ou seja, é urgente, por parte do Ministério da Educação (MEC), por meio da pressão social e institucional, a revogação da Lei n. 13.415/2017, em virtude de possuir, em seu bojo, um apartheid socioeducacional sem precedentes.

Biografia do Autor

Osvaldo Alves de Jesus Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Pós-graduando em Educação Digital pela UNEB. Pós-graduando em Linguística e Formação de Professores, e em Teoria da Literatura e Produção Textual. Pós-graduado em Gênero e Sexualidade na Educação pela UFBA-SEAD-IHAC-NUCUS. É graduado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Graduado em Pedagogia. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Psicopedagogia Clínico-Institucional. 

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Publicado

2023-04-07

Como Citar

Jesus Júnior, O. A. de . (2023). No meio do caminho, eis que surge uma medida provisória: análise de discursos em torno do “novo” ensino médio e de suas bases teórico-epistemológicas estruturantes. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 191–207. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/105