A importância do professor no desenvolvimento de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), TDAH e aprendizagem, papel do Professor

Resumo

O tema deste artigo é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Estudar o TDAH é relevante por ser um dos transtornos de aprendizagem mais detectados durante o desenvolvimento infantil, refletindo em todas as áreas da vida da criança. O objetivo é refletir sobre a importância do professor no desenvolvimento de estudantes com TDAH as relações entre família, escola, estudante e o processo de aprendizagem de crianças com TDAH. A ênfase no papel do professor se justifica por ser o profissional que está em contato diariamente com o estudante e por ser a aprendizagem escolar a área mais afetada com o transtorno. Trata-se de pesquisa bibliográfica de autores representativos como Fiore, Reis, Silva, Fonseca, Morais e Perrenoud. Está organizada em seções sequenciadas logicamente. Inicia pela definição de TDAH, segue com as influências do TDAH na vida familiar e escolar, reflete sobre o papel do professor no processo de aprendizagem de crianças com TDAH e finaliza com os resultados obtidos, visando contribuir com a formação do professor.

 

Biografia do Autor

Francisca Maria Portela Peres de Holanda, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda em Ciências da Educação e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnologica Intercontinental-UTIC/PY, Psicóloga-FSA, Pedagoga-FAESPI, especialista em Psicopedogogia-FAESPI, Especialista em Psicologia da Educação-UFPI e Professora de AEE-Atendimento Educacional Especializado. 

Marinalva de Sousa Barbosa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda em ciências da educação e mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnologica Intercontinental-UTIC/PY, Graduada em Letras UFPI, Graduada em Pedagogia pela UESPI, Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNIFSA, Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Maranhão, Gestora de Escola de Ens. Fundamental de Teresina.

Aldenor Soares dos Santos, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental-UTIC em assunção / PY, Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Palmeira dos Índios-AL. Pós-graduado em Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER, na cidade de Manaus-AM. Professor da Rede Estadual de Ensino do Amazonas. 

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Holanda, F. M. P. P. de ., Barbosa, M. de S. ., & Santos, A. S. dos . (2023). A importância do professor no desenvolvimento de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 180–190. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/107