A importância do professor no desenvolvimento de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), TDAH e aprendizagem, papel do ProfessorResumo
O tema deste artigo é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Estudar o TDAH é relevante por ser um dos transtornos de aprendizagem mais detectados durante o desenvolvimento infantil, refletindo em todas as áreas da vida da criança. O objetivo é refletir sobre a importância do professor no desenvolvimento de estudantes com TDAH as relações entre família, escola, estudante e o processo de aprendizagem de crianças com TDAH. A ênfase no papel do professor se justifica por ser o profissional que está em contato diariamente com o estudante e por ser a aprendizagem escolar a área mais afetada com o transtorno. Trata-se de pesquisa bibliográfica de autores representativos como Fiore, Reis, Silva, Fonseca, Morais e Perrenoud. Está organizada em seções sequenciadas logicamente. Inicia pela definição de TDAH, segue com as influências do TDAH na vida familiar e escolar, reflete sobre o papel do professor no processo de aprendizagem de crianças com TDAH e finaliza com os resultados obtidos, visando contribuir com a formação do professor.
Referências
AMARAL, Alice Bicalho et al. A formação do professor para trabalhar com crianças que apresentam diagnóstico de TDAH no ensino fundamental I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Ensaios Pedagógicos, 2013.
AMERICANA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Anais... Centro Reichiano, 2004. CD-ROM. [ISBN – 85-87691-12-0]
BAUERMEISTER, José J. Hiperativo, impulsivo, distraído você me conhece? Guia para pais, professores e professionais sobre o déficit de atenção. São Paulo: Elevação, 2009.
FIORE, Ana Cristina Leite Ferraz. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em comorbidade com o fracasso escolar. Dissertação de Mestrado – Centro Universitário Salesiano de São Paulo. São Paulo, p. 28. 2007.
FONSECA, Vitor da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. 2 ed. rev. Aum. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
MORAIS, Régis de. Educação, mídia e meio ambiente – Coleção Educação em debate. Campinas, SP. Ed. Alínea, 2004.
NAPARSTEK, R. Bioenergética: Uma alternativa para o Tratamento do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO.
OLIVEIRA, Mirian Luísa Torres. Os impactos dos sintomas do TDAH no adulto. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 26-46, 2022.
PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
REIS, Maria das Graças Faustino. A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores. 2006. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.
ROCHA, Margarette Matesco; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Avaliação de um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, v. 21, n. 3, p. 359-375, 2013.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas – Entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. Ed. Gente, 2003.