Gestão por competências: uma ferramenta para gestão escolar pública

Autores

  • Kátia Pereira Fonseca Instituto Federal de Goiás
  • Maria Aparecida de Oliveira Borges Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Gestão por Competências, Gestão Escolar, Conhecimento, Habilidade, Atitude

Resumo

Em meio a uma sociedade competitiva e com constantes mudanças, as organizações têm buscado métodos diferenciados para obter vantagem estratégica. Desse modo a gestão por competências é uma ferramenta que surge em resposta aos desafios das mudanças organizacionais, valorizando um conjunto de competências, habilidades e atitudes na formulação da estratégia competitiva. Partindo desse conceito a pesquisa teve como objetivo verificar as possibilidades de uso da gestão por competências como ferramenta eficiente para a gestão escolar pública, o seguinte problema foi levantado: A estratégia de gestão escolar influencia no alcance dos objetivos institucionais? Justifica esse trabalho, o fato de que um dos fatores que influencia no ensino de qualidade é a estratégia de gestão utilizada na administração escolar e o desenvolvimento de competências nos profissionais, que tenham conhecimento para ter condições de educar, habilidade para ser mediador e atitudes para colocar seu saber em prática. A metodologia utilizada na pesquisa bibliográfica. A pesquisa aborda conceito e evolução histórica da gestão por competências, conjunto CHA: conhecimento, habilidades e atitudes, vantagens e desvantagens da gestão por competência, competências dos profissionais da educação, competências gerenciais na gestão escolar.

 

Biografia do Autor

Kátia Pereira Fonseca, Instituto Federal de Goiás

Mestre em Administração, graduada em Administração de empresas e Licenciada em Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Goiás. 

Maria Aparecida de Oliveira Borges, Instituto Federal de Goiás

Mestra e Doutora em Ciências da Educação, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG, em Mídias na Educação pela UFG, em Língua Inglesa pela Universidade Evangélica de Anápolis,  em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universo – RJ.  Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás, Coordenadora regional da Educação Básica pela Secretaria de  Estado da Educação de Goiás. Atualmente  professora de línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás nos cursos  técnico, tecnológico e superior do campus Uruaçu.

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

Fonseca, K. P. ., & Borges, M. A. de O. . (2023). Gestão por competências: uma ferramenta para gestão escolar pública . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 222–236. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/109