Gestão por competências: uma ferramenta para gestão escolar pública
Palavras-chave:
Gestão por Competências, Gestão Escolar, Conhecimento, Habilidade, AtitudeResumo
Em meio a uma sociedade competitiva e com constantes mudanças, as organizações têm buscado métodos diferenciados para obter vantagem estratégica. Desse modo a gestão por competências é uma ferramenta que surge em resposta aos desafios das mudanças organizacionais, valorizando um conjunto de competências, habilidades e atitudes na formulação da estratégia competitiva. Partindo desse conceito a pesquisa teve como objetivo verificar as possibilidades de uso da gestão por competências como ferramenta eficiente para a gestão escolar pública, o seguinte problema foi levantado: A estratégia de gestão escolar influencia no alcance dos objetivos institucionais? Justifica esse trabalho, o fato de que um dos fatores que influencia no ensino de qualidade é a estratégia de gestão utilizada na administração escolar e o desenvolvimento de competências nos profissionais, que tenham conhecimento para ter condições de educar, habilidade para ser mediador e atitudes para colocar seu saber em prática. A metodologia utilizada na pesquisa bibliográfica. A pesquisa aborda conceito e evolução histórica da gestão por competências, conjunto CHA: conhecimento, habilidades e atitudes, vantagens e desvantagens da gestão por competência, competências dos profissionais da educação, competências gerenciais na gestão escolar.
Referências
BRASIL. Constituição Federal (1988). Brasília, DF: 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96. Dispões sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
CAMPOS, Marly; SILVA, Neide De Melo Aguiar. Gestão escolar e suas competências: um estudo da construção social do conceito de gestão. Blumenau: FURBE, 2009.
CARBONE, Pedro Paulo, et al. Gestão por competências e Gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FVG, 2006. Comprometimento organizacional nas instituições de ensino Superior. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
COUTINHO, Raimundo Nonato. Gestão Escolar: Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral-CE. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 153-168, 2022.
DUTRA, Joel Souza. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Rio de Janeiro: Atlas, 2004.
FERNANDES, B. H. R.; FLEURY, M. T. L.; MILLS, J. Construindo o diálogo entre Competência, Recursos e Desempenho Organizacional. In: Revista de Administração de Empresas - RAE. São Paulo, v. 46, n. 4, p. 48-65, out-dez, 2006.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Alinhando estratégias e competências. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 44, n. 1, jan. e mar. 2004.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENES, Celso Huerta. Formação de competências gerenciais: um fator de desenvolvimento de lideranças - Estudo de caso no Ipen. 2009, 112 p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis /85/85131/tde-17112009-15493. php. Acesso em 12/08/2022
GRAMIGNA, Maria Rita. Gestão por Competências: Metodologia e Implantação. Disponível em: http://www.rh.com.br. Acesso em 05/05/2022.
GÜNDEL, Adriane. Gestão estratégica e as competências gerenciais na estrutura financeira da Organização: Um Estudo de Caso em uma Empresa Administradora de Consórcios. 2008, 141 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
LEME, Rogério. Aplicação Prática da Gestão por Competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
LEME, Rogério. Avaliação de desempenho com foco em competência: a base para remuneração por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
LIMA, Maria Ducilene. Competências Gerenciais: Uma Análise De Competências de Gestores No Núcleo De Educação Infantil Da Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte – Nei/Ufrn. 2010, Dissertação (mestrado) -Universidade POTIGUAR-UnP, Natal, 2010.
MASSUK, Eugenio. A nova Gestão por Competências. 2009. Disponível em http://eugeniomussak.com.br/a-nova-competencia/ Acesso em 28/05/2022.
MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas, SP: FE/ UNICAMP; R. Vieira, 2000.
PERRENOUD, Philippe. As dez novas competências para uma nova profissão. Disponível em http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_ 2001/2001_23.html. Acesso em 20/07/2022
POSEDDON, Alexandre. Gestão por Competências: CHA- Conhecimento, habilidade e atitudes. 2010. Disponível em http://www.poseddon.com/gestao-por-competenciacha-conhecimento-habilidade-e-atitude/ Acesso em 28/05/2022.
RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por Competências. São Paulo: Educator, 2001.
SARGEIRO, Margareth de Paula. Seleção por Competências: uma ferramenta em potencial. Disponível em :http://www.avm.edu.br/monopdf/25/MARGARETH%20 DE%20PAULA%20SARGEIRO.pdf Acesso em 22/08/2022.
UBEDA, Cristina. A Gestão por Competências em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. 2003, 117 p. Dissertação (mestrado) - Escola de Engenharia São Carlos, São Carlos, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis /18/18140/tde-11092004-165136/pt-br.php. Acesso em 16/08/2022.
ZAMBERLAN, Carlos Otávio. Orientação para aprendizagem, gestão por competências e comprometimento organizacional nas instituições de ensino superior. 2006, 125 p. Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. Disponível em:http://www.ufsm.br/adm/mestrado/dissertacoes/carlos/dissertacao_carlos.pdf.Acesso em 20/08/2012.