Contando um pouco da história da trigonometria
Palavras-chave:
Ensino fundamental, História da Matemática, TrigonometriaResumo
Este artigo tem como finalidade apresentar de um modo simples e objetivo como trabalhar a trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história desse tópico como recurso didático. Esse tema é de fundamental importância para o currículo do aluno do nesse nível de ensino, uma vez que o prepara para estudos posteriores e amplia a possibilidade de relacionar os conhecimentos matemáticos com o seu cotidiano. A história e os conceitos fundamentais da trigonometria foram escolhidos e trabalhados nas atividades aqui apresentadas em função do que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere à pluralidade cultural. Metodologicamente, é feita uma fundamentação matemática, onde são apresentados teoremas, definições, propriedades e demonstrações de alguns elementos geométricos, tais como feixe de paralelas, segmentos proporcionais em duas transversais; além disso, semelhança de triângulos − os casos de semelhança e a trigonometria no triângulo retângulo. Espera-se que este artigo possa colaborar para incentivar jovens a seguir o caminho do desenvolvimento pleno da matemática e que possa empregar todo o seu poder em busca de novos conhecimentos e saberes. .
Referências
AABOE, Asger. Episódios da história antiga da matemática/ AaboeAsger; tradução de João Bosco Pitombeira. – Rio de Janeiro: SBM, 2013.
BOYER, C.B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 3ª. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
Matemática. Brasília: MEC, 1998.
EVES, Howard. Introdução da História da Matemática. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.
Explorando o ensino da Matemática: atividades: volume 2/ seleção e organização Ana Catarina P. Hellmeister... [et al.]; organização geral Suely Druck. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista da matemática, 9º ano/ José Ruy, Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção a conquista da matemática).
GUELLI, Oscar. Contando a História da Matemática: volume 6 dando corda na trigonometria. São Paulo. Ed. Ática, 1993.
História da Astronomia [Aistarco de Samos]. Disponível em: <https://www.youtube. com/watch?v=WJBpCex4cLw>. Acesso em 28 nov. 2013.
IEZZI, G; HAZZAN, S; Fundamentos de Matemática Elementar, 2ª ed. São Paulo: Atual, 1977.
NOBRE, S. Elementos historiográficos da matemática presentes em enciclopédias universais. 2001. Dissertação (Livre Docente em Geociências)-Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
NOGUEIRA, Salvador. Astronomia: ensino fundamental e médio/ Salvador Nogueira, João Batista Garcia Canalle. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. 232 p.:il. – (Coleção Explorando o ensino; v. 11).
O legado de Pitágoras. Disponível em:
<http://tvescola.mec.gov.br/tve/search?searchField=o+legado+de+pitagoras&clearBreadCrumb=true>. Acesso em 13 de nov. 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. A Matemática é Arretada: Um Colóquio Entre Dois Irmãos Matemáticos. Revista Psicologia & Saberes , v. 9, n. 14, pág. 112-130, 2020.
Revista Cálculo, edição 39, ano 4, abril, 2014, ISSN: 2179-1384. Ministério da Educação - FNDE. PNBE, periódicos, 2014.
RPM, Revista do Professor de Matemática, nº 01, 1982, ISSN: 0102-4981, SBM – Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo.
RPM, Revista do Professor de Matemática, nº 54, 2º quadrimestre de 2004, ISSN: 0102-4981, SBM – Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo.
RPM, Revista do Professor de Matemática, nº 62, 1º quadrimestre de 2007, ISSN: 0102-4981, SBM – Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo.
RIBEIRO, Jackson. Matemática: ciência, linguagem e tecnologia, 2: ensino médio/ Jackson Ribeiro. – São Paulo: Scipione, 2010.
ROQUE, Tatiana. Tópicos de História da Matemática/ Tatiana Roque e João Bosco Pitombeira Carvalho. Rio de Janeiro: SBM, 2012.