Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil

Autores

  • Vitor Gabriel da Silva Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Ricardo Menezes Almeida dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Valter Soares da Silva Júnior Instituto Federal de Alagoas
  • Thiago dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Raciocínio Lógico Matemático, Habilidades Matemáticas, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Neste trabalho, desenvolveu-se uma investigação comparativa de habilidade de raciocínio lógico e matemático e a relação do desempenho dos estudantes do ensino médio técnico integrado da Educação Profissional e Tecnológica com seus traços sociodemográficos no município de Marechal Deodoro em Alagoas, Brasil. Para realizar o estudo foram selecionadas três turmas da EPT com um total de 88 estudantes do curso de Turismo do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. O estudo proposto tem como propósito compreender e medir as habilidades dos discentes da EPT por meio de um questionário psicossocial e um teste de habilidades lógico matemático para verificar a relação entre o desempenho dos estudantes com a sua realidade acadêmica. Verificou-se não existir diferenças estatisticamente significativas na performance desses estudantes, nos raciocínios verbal, numérico e espacial, em relação aos graus de ensino. À vista dessa realidade, aguarda-se que mais investigações tenham a possibilidade de ser realizadas para assegurar o quão importante são as habilidades matemáticas para a formação do raciocínio crítico e criativo dos alunos em um mundo tecnológico.

 

Biografia do Autor

Vitor Gabriel da Silva Santos , Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso Técnico Médio Integrado de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Alagoas. Bolsista Pibic-Ifal

Ricardo Menezes Almeida dos Santos , Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas. Formação técnica em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Alagoas. 

Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva , Universidade Federal de Alagoas

Formação Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Rio Largo. Graduando de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas, campus A.C Simões. Atua como Gestor Financeiro pelo Centro Acadêmico da Matemática - CAMAT. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Alagoas. 

Valter Soares da Silva Júnior , Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso Técnico Médio Subsequente de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Alagoas. 

Thiago dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Formação Técnica em Informatica pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, vinculado ao Instituto Federal de Alagoas. Bolsista Pibic-Ifal

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo. Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins 

Referências

CRUZ, Gustavo José Defaz. El desarrollo de habilidades cognitivas mediante la resolución de problemas matemáticos. Journal of Science and Research, v. 2, n. 5, p. 14-17, 2017.

DE CARVALHO PENA, Geralda Aparecida. Prática docente na educação profissional e tecnológica:os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 8, n. 15, p. 79-94, 2016.

DE PAIVA, Ana Maria Severiano; DE SÁ, Ilydio Pereira. Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica. Cadernos de Educação Básica, v. 2, n. 2, 2017.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

JÚNIOR, C. C. M. C. et al. O gerenciamento das relações entre as múltiplas gerações no mercado de trabalho. Revista da Faculdade Eça de Queirós, v. 6, n. 21, p. 1-19, 2016.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.

LEITE JR, Geraldo Mendes. Fundamentos de Raciocínio Lógico Matemático. 2009.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Investigação de habilidades matemáticas de estudantes da educação técnica na região metropolitana de Maceió-Brasil. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 83-92, 2020.

PONTES, Edel Guilherme Silva et al. Recomendações Teóricas de um Jogo Matemático Desenvolvido a Partir do Conceito Intuitivo de um Terno Pitagórico. Diversitas Journal, v. 5, n. 4, p. 3169-3179, 2020.

BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Editora UEPG, 2016.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Resolução de problemas: teoria e prática. Paco Editorial, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Silva Santos , V. G. da ., Almeida dos Santos , R. M. ., dos Santos Silva , B. H. M. ., Silva Júnior , V. S. da ., dos Santos , T. ., & Pontes, E. A. S. (2023). Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 237–245. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/110