Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil
Palavras-chave:
Raciocínio Lógico Matemático, Habilidades Matemáticas, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Neste trabalho, desenvolveu-se uma investigação comparativa de habilidade de raciocínio lógico e matemático e a relação do desempenho dos estudantes do ensino médio técnico integrado da Educação Profissional e Tecnológica com seus traços sociodemográficos no município de Marechal Deodoro em Alagoas, Brasil. Para realizar o estudo foram selecionadas três turmas da EPT com um total de 88 estudantes do curso de Turismo do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. O estudo proposto tem como propósito compreender e medir as habilidades dos discentes da EPT por meio de um questionário psicossocial e um teste de habilidades lógico matemático para verificar a relação entre o desempenho dos estudantes com a sua realidade acadêmica. Verificou-se não existir diferenças estatisticamente significativas na performance desses estudantes, nos raciocínios verbal, numérico e espacial, em relação aos graus de ensino. À vista dessa realidade, aguarda-se que mais investigações tenham a possibilidade de ser realizadas para assegurar o quão importante são as habilidades matemáticas para a formação do raciocínio crítico e criativo dos alunos em um mundo tecnológico.
Referências
CRUZ, Gustavo José Defaz. El desarrollo de habilidades cognitivas mediante la resolución de problemas matemáticos. Journal of Science and Research, v. 2, n. 5, p. 14-17, 2017.
DE CARVALHO PENA, Geralda Aparecida. Prática docente na educação profissional e tecnológica:os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 8, n. 15, p. 79-94, 2016.
DE PAIVA, Ana Maria Severiano; DE SÁ, Ilydio Pereira. Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica. Cadernos de Educação Básica, v. 2, n. 2, 2017.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
JÚNIOR, C. C. M. C. et al. O gerenciamento das relações entre as múltiplas gerações no mercado de trabalho. Revista da Faculdade Eça de Queirós, v. 6, n. 21, p. 1-19, 2016.
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.
LEITE JR, Geraldo Mendes. Fundamentos de Raciocínio Lógico Matemático. 2009.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Investigação de habilidades matemáticas de estudantes da educação técnica na região metropolitana de Maceió-Brasil. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 83-92, 2020.
PONTES, Edel Guilherme Silva et al. Recomendações Teóricas de um Jogo Matemático Desenvolvido a Partir do Conceito Intuitivo de um Terno Pitagórico. Diversitas Journal, v. 5, n. 4, p. 3169-3179, 2020.
BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Editora UEPG, 2016.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Resolução de problemas: teoria e prática. Paco Editorial, 2019.