A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior
Palavras-chave:
Inteligência artificial, educação, ensino superior, IA, tecnologiaResumo
A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores da sociedade, inclusive na educação. Na educação superior, ela tem sido utilizada como ferramenta de apoio para melhorar a eficiência e a eficácia do ensino, personalizar o aprendizado, ampliar o acesso ao conhecimento e reduzir os custos. Sua utilização pode ajudar a tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, através da adesão a sistemas de tutoria inteligente que podem ajudar os alunos a aprender de forma mais rápida e eficiente. No entanto, assim como em qualquer tecnologia, a implementação da inteligência artificial no ensino superior também apresenta desafios e limitações, tais como a necessidade de capacitação dos professores, questões éticas e legais, dependência tecnológica, e outros aspectos técnicos e financeiros. A inteligência artificial pode ser uma ferramenta valiosa que tem o potencial de transformar significativamente o ensino superior, mas seu sucesso depende da consideração cuidadosa de seus benefícios e desafios, bem como do desenvolvimento de políticas e práticas que promovam uma utilização responsável e ética da tecnologia.
Referências
BOSTROM, N.; YUDKOWSKY, E. The ethics of artificial intelligence. In: The Cambridge Handbook of Artificial Intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, p. 1-12. 2014.
COSTA JÚNIOR et al, O professor do futuro: habilidades e competências necessárias para atuar em uma sociedade em mudança. RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.13, p. 01–19, 2023. DOI https://doi.org/10.55470/rechso.00072. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/72. Acesso em 03 abr. 2023.
FLORIDI, L.; COWLS, J. A Unified Framework of Five Principles for AI in Society. Harvard Data Science Review, vol. 1, n.1. 2019.
FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, vol. 111, n. 23, p. 8410-8415. 2014. DOI http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1319030111. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1319030111. Acesso em 05 abr. 2023.
GOODFELLOW, I. et al. Deep Learning. Cambridge: MIT Press, 2016.
JOHNSON, W. L.; RICKEL, J. W.; LESTER, J. C. Animated pedagogical agents: Face-to-face interaction in interactive learning environments. International Journal of Artificial Intelligence in Education, vol. 26, n. 1, p. 1-6. 2016.
JOHNSON, L. et al. NMC/CoSN Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. The New Media Consortium. 2016.
NILSSON, N. J. The quest for artificial intelligence: a history of ideas and achievements. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
OECD, Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. OECD Principles on AI. 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/going-digital/ai/principles/. Acesso em: 01 mai 2023.
ROMERO, C.; VENTURA, S. Educational data science in massive open online courses. WIREs Data Mining and Knowledge Discovery, vol. 7 n. 1. 2017. DOI http://dx.doi.org/10.1002/widm.1187.Disponível em: https://wires.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/widm.1187. Acesso em 05 abr. 2023.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. Harlow: Pearson, 2016.
SCHMIDHUBER, J. Deep learning in neural networks: An overview. Neural Networks, 61, 85-117. 2015.
SELWYN, N. What’s the problem with learning analytics? Journal of Learning Analytics, vol. 6, n. 3, p. 11–19.2019.
SERBENA, C. A. Perspectivas de aplicações da inteligência artificial ao direito. In: e Justiça e processo eletrônico: anais do 1° Congresso de e-Justiça da UFPR, 1., 2013, Curitiba: Juruá, 2013. p. 41 - 58.
SHINOHARA, L. Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning. In: PINHEIRO, Patrícia Peck. Direito digital aplicado 3.0. São Paulo: Thompson Reuters Brasil, 2018. p. 40-42.
SILVA, A. P. C. Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: Possibilidades e Limites. In: Anais do Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2006.
SOPRANA, P. Inteligência artificial deixará ensino mais personalizado no Brasil, diz pesquisa. Folha de São Paulo Online, 20 fev. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/02/inteligencia-artificial-deixara-ensino-mais-personalizado-no-brasil-diz-pesquisa.shtml. Acesso em 05 abr. 2023.
SOUZA, S.I.N. Responsabilidade civil e a inteligência artificial nos contratos eletrônicos na sociedade da informação. Revista dos Tribunais, São Paulo, v.97, n.877, p. 27-40 2008.
TEGMARK, Max. Life 3.0: being human in the age of artificial intelligence. Penguin Books, 2017.