Paradigmas educacionais e a fragmentação curricular no ensino médio
uma breve reflexão sobre uma metodologia interdisciplinar
Palavras-chave:
Paradigmas educacionais. Fragmentação curricular. Ensino Médio. Reflexão crítica. Metodologia interdisciplinar.Resumo
Mesmo sendo uma temática antiga no cenário educacional, observa-se que o paradigma teórico-metodológico da interdisciplinaridade se manifesta mais de forma discursiva do que prática, porquanto ainda é muito comum encontrar, em contextos escolares, o individualismo que permeia práticas curriculares de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, está-se diante de um tema relevante e indispensável para melhoria da qualidade social da educação, por permanecer na contramão da lógica fragmentária que impossibilita uma formação holística. O presente artigo científico tem como objetivo apresentar uma metodologia educacional baseada em paradigmas educacionais elencados em bases teórico-epistemológicas delineadas por Libâneo (2005) e Grinspun (1994), a partir das configurações no questionável e polêmico “Novo” Ensino Médio. Para isso, usou-se, como aparato metodológico, a pesquisa bibliográfica, a partir do suporte teórico delineado por Imbernón (2009, 2016), Nóvoa (2022), Manacorda (2007), Lück (1994), Santos (2007), dentre outros/as relevantes para a temática perscrutada. Os resultados apontaram que a busca por uma modelo educacional emancipatório e distante do viés bancário freiriano deve perpassar pela desfragmentação do currículo instituído nas escolas. A partir disso, conclui-se que a concretização de práticas curriculares depende de uma miríade de fatores, incluindo amplos investimentos na carreira docente e autonomia administrativa para as unidades escolares.
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