Paradigmas educacionais e a fragmentação curricular no ensino médio

uma breve reflexão sobre uma metodologia interdisciplinar

Autores

  • Osvaldo Alves De Jesus Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS https://orcid.org/0000-0003-2541-494X
  • Fatima Veridiana Almeida Barboza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Celma Dantas Da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Silvânia Soares De Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Paradigmas educacionais. Fragmentação curricular. Ensino Médio. Reflexão crítica. Metodologia interdisciplinar.

Resumo

Mesmo sendo uma temática antiga no cenário educacional, observa-se que o paradigma teórico-metodológico da interdisciplinaridade se manifesta mais de forma discursiva do que prática, porquanto ainda é muito comum encontrar, em contextos escolares, o individualismo que permeia práticas curriculares de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, está-se diante de um tema relevante e indispensável para melhoria da qualidade social da educação, por permanecer na contramão da lógica fragmentária que impossibilita uma formação holística. O presente artigo científico tem como objetivo apresentar uma metodologia educacional baseada em paradigmas educacionais elencados em bases teórico-epistemológicas delineadas por Libâneo (2005) e Grinspun (1994), a partir das configurações no questionável e polêmico “Novo” Ensino Médio. Para isso, usou-se, como aparato metodológico, a pesquisa bibliográfica, a partir do suporte teórico delineado por Imbernón (2009, 2016), Nóvoa (2022), Manacorda (2007), Lück (1994), Santos (2007), dentre outros/as relevantes para a temática perscrutada. Os resultados apontaram que a busca por uma modelo educacional emancipatório e distante do viés bancário freiriano deve perpassar pela desfragmentação do currículo instituído nas escolas. A partir disso, conclui-se que a concretização de práticas curriculares depende de uma miríade de fatores, incluindo amplos investimentos na carreira docente e autonomia administrativa para as unidades escolares.

Biografia do Autor

Osvaldo Alves De Jesus Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestrando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Graduação em Letras (UNEB) e Pedagogia (UNOPAR). É autor de livros literários. Atualmente, é também pós-graduando em Educação Digital (UNEB), Produção de mídias para educação on-line (UFBA) e Cultura Digital (UEFS). Recentemente, lançou a obra Educ@ção: senões e pro-posições dialógicas (VIA LITTERARUM, 2022).

Fatima Veridiana Almeida Barboza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Licenciatura em Normal Superior (AGES) e em Pedagogia (WENCESLAU BRÁS). É pós-graduada em Psicomotricidade (FPD), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (FEA) e Neuropedagogia e Psicanálise (FEA). 

Celma Dantas Da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Graduação em Letras (UNEB). É pós-graduada em Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Gestão Educacional com Ênfase em Coordenação (FBB) e Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino (UNEB). 

Maria Silvânia Soares De Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Graduação em Pedagogia (UNIDOM). É pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização (FIP). 

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

De Jesus Júnior, O. A. ., Barboza, F. V. A., Da Silva, C. D., & De Araújo, M. S. S. (2023). Paradigmas educacionais e a fragmentação curricular no ensino médio: uma breve reflexão sobre uma metodologia interdisciplinar . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 298–311. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/112