Inclusão lúdica digital nas práticas docentes

Autores

  • Maria José Monteiro Silva Rede Pública de Educação do Estado do Amapá

Palavras-chave:

Lúdico digital, Práticas pedagógicas, Educação infantil

Resumo

O objetivo do artigo consistiu-se em analisar a inclusão lúdica digital nas práticas docentes. Buscou-se organizar uma revisão de literaturas utilizando a pesquisa bibliográfica de natureza explicativa e abordagem qualitativa. Os resultados e discussões apresentaram analises sobre a evolução da tecnologia e a influência no cotidiano escolar, a estrutura organizacional pedagógica com o advento da tecnologia, e também, o currículo e o planejamento do docente voltado a evolução tecnológica. Concluiu-se que os professores precisam estar conscientes das suas concepções e, consequentemente, de suas ações; pois, em uma simples abordagem metodológica equivocada, poderá desencadear desinteresse no aluno pelo saber, tornando as coisas mais difíceis para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Maria José Monteiro Silva, Rede Pública de Educação do Estado do Amapá

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Assunção, Paraguai. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (IBPEX/FACINTER). Graduada em Licenciatura Plena em Letras (UNIFAP). Atuando no Ensino Básico, Fundamental I na rede Pública do Estado do Amapá

Referências

ALVES, G.L. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: Autores Associados, 2001.

ARAUJO, Maria Nalva Rodrigues de. As contradições e as possibilidades de construção de uma educação emancipatória no contexto do MST. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação: 2007 (Tese de Doutorado).

ARAÚJO, Nilza; RIBEIRO, Marlene. Educação do campo em Mato Grosso: trabalho docente e a alfabetização em classes multisseriadas em Várzea Grande/MT. In: GRACINDO, Regina (Org.). Educação como exercício de diversidade. Brasília: Líber Livro, 2007, p. 259-279.

BELLONI, Maria Luiza. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. Campinas: Papirus, 2010.

BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 45, p. 101-126, 13 set. 2017.

CORREIA, J. A. Inovação pedagógica e formação de professores. Rio Tinto: Edições ASA, 1991.

FARIAS, S. C. Os benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de Educação a Distância (EAD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 15-29, 30 ago. 2013.

GRINSPUN, Mirian. A orientação educacional. S. Paulo: Cortez, 2001.

LEITE, Carlinda. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

MACHADO, Márcia Regina. A inclusão da tecnologia na educação infantil. Anais XI CONGRESSO EDUCERE, 23 a 26 de setembro de 2013.

MARQUES, Ana Célia et al. Ensinar e Aprender: O uso do tablet na educação infantil. Anais do 5º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2-23 de outubro de 2013, p. 1-34.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.) Informática em Psicopedagogia. 2. ed. São Paulo: SENAC, 1999.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2005.

SCHWARTZ, S. H. A theory of cultural values and some implications for work. Applied Psychology, v. 48, n. 1, p. 23-47, 1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Silva, M. J. M. . (2023). Inclusão lúdica digital nas práticas docentes. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 282–297. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/114