Inclusão lúdica digital nas práticas docentes
Palavras-chave:
Lúdico digital, Práticas pedagógicas, Educação infantilResumo
O objetivo do artigo consistiu-se em analisar a inclusão lúdica digital nas práticas docentes. Buscou-se organizar uma revisão de literaturas utilizando a pesquisa bibliográfica de natureza explicativa e abordagem qualitativa. Os resultados e discussões apresentaram analises sobre a evolução da tecnologia e a influência no cotidiano escolar, a estrutura organizacional pedagógica com o advento da tecnologia, e também, o currículo e o planejamento do docente voltado a evolução tecnológica. Concluiu-se que os professores precisam estar conscientes das suas concepções e, consequentemente, de suas ações; pois, em uma simples abordagem metodológica equivocada, poderá desencadear desinteresse no aluno pelo saber, tornando as coisas mais difíceis para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Referências
ALVES, G.L. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: Autores Associados, 2001.
ARAUJO, Maria Nalva Rodrigues de. As contradições e as possibilidades de construção de uma educação emancipatória no contexto do MST. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação: 2007 (Tese de Doutorado).
ARAÚJO, Nilza; RIBEIRO, Marlene. Educação do campo em Mato Grosso: trabalho docente e a alfabetização em classes multisseriadas em Várzea Grande/MT. In: GRACINDO, Regina (Org.). Educação como exercício de diversidade. Brasília: Líber Livro, 2007, p. 259-279.
BELLONI, Maria Luiza. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. Campinas: Papirus, 2010.
BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 45, p. 101-126, 13 set. 2017.
CORREIA, J. A. Inovação pedagógica e formação de professores. Rio Tinto: Edições ASA, 1991.
FARIAS, S. C. Os benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de Educação a Distância (EAD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 15-29, 30 ago. 2013.
GRINSPUN, Mirian. A orientação educacional. S. Paulo: Cortez, 2001.
LEITE, Carlinda. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
MACHADO, Márcia Regina. A inclusão da tecnologia na educação infantil. Anais XI CONGRESSO EDUCERE, 23 a 26 de setembro de 2013.
MARQUES, Ana Célia et al. Ensinar e Aprender: O uso do tablet na educação infantil. Anais do 5º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2-23 de outubro de 2013, p. 1-34.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.) Informática em Psicopedagogia. 2. ed. São Paulo: SENAC, 1999.
RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2005.
SCHWARTZ, S. H. A theory of cultural values and some implications for work. Applied Psychology, v. 48, n. 1, p. 23-47, 1999.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.