Saneamento Ambiental e Saúde na Amazônia Brasileira

Autores

  • Vanessa Moura Cardoso Faculdade Anhanguera
  • Bruno de Sousa Carvalho Tavares Faculdade Anhanguera
  • Alisson Sousa da Silva Faculdade Anhanguera

Palavras-chave:

Saúde pública, Saúde ambiental, Universalização

Resumo

Este trabalho focou na relação entre saneamento ambiental e saúde na região amazônica. O objetivo geral desta revisão bibliográfica é analisar os estudos e iniciativas relacionados ao saneamento ambiental e saúde na Amazônia Brasileira, a fim de identificar os avanços e desafios nessa área e contribuir para a formulação de políticas públicas mais efetivas e sustentáveis. O texto descreve uma pesquisa de revisão bibliográfica que analisa estudos e pesquisas já publicados sobre um tema específico, explorando conceitos, padrões e relações emergentes de fontes qualitativas publicadas nos últimos 5 anos, incluindo uma análise comparativa de investimentos em saneamento entre 2018 e 2022 produzidos pela FGV. As principais considerações finais da revisão bibliográfica indicam que o saneamento ambiental inadequado é um problema grave no Brasil, que causa proliferação de doenças hídricas, a pesquisa também mostrou que as políticas públicas e os investimentos em saneamento têm sido insuficientes para atender às demandas da população e que há uma necessidade urgente de ações mais efetivas e abrangentes para melhorar a infraestrutura de saneamento e promover a saúde pública no país.

 

Referências

DE AGUIAR, Enilde Santos et al. Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado e indicadores socioeconômicos na Amazônia brasileira. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e771997302-e771997302, 2020.

BRASIL. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007c, conhecida como Lei do Saneamento Básico. Essa lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

BRASIL. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o Referências funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

DALL'AGNOL, Ana Luiza Bertani et al. Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado e indicadores de saneamento. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 10, n. 1, p. 90-98, 2019.

DOS SANTOS LIMA, Jarleson et al. Morbidade e mortalidade por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado em Belém do Pará. Ciência e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 115-132, 2018.

PARENTE , Ana Tereza; GONÇALVES , Edson Daniel Lopes; COSTA, Luciana de Andrade; CAPODEFERRO, Morganna Werneck. Reformulação do Marco Legal do Saneamento no Brasil / Atualização. [S. l.: s. n.], Abril 2022.

ROSA, Bruna Betim; MELLO, Diego Claro de; RESENDE, Ester Sartorato de; BADEM, Isabella Ferreira; MORON, Murilo Emple; VER, Nathália Cristina Keller; CATALAN, Daniel Thome. Evolução do saneamento básico e a sua relação com a saúde pública. J Health Sci Inst., [s. l], p. 33-41, 2021.

SNIS, Diagnóstico 2018, 2019 e 2020. Elaboração: FGV CERI

Downloads

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Cardoso, V. M. ., Tavares , B. de S. C. ., & Silva , A. S. da . (2023). Saneamento Ambiental e Saúde na Amazônia Brasileira . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 312–323. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/115