Concepções em torno dos fatores que influenciam a evasão escolar dos alunos da primeira etapa do Ensino Médio EJA da Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima - Santana, AP
Palavras-chave:
Evasão, Fatores, Ensino Médio – EJAResumo
O artigo teve o objetivo de descrever as opiniões sobre concepções em torno dos fatores que influenciam a evasão escolar dos alunos da primeira etapa do Ensino Médio – EJA. Tomou-se como referência a Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima - AP, objetivando identificar as concepções sobre os fatores: Pedagógicos, Sociais e Econômicos que sustentam de forma negativa a evasão escolar. A pesquisa foi não experimental de nível descritivo, sob uma abordagem quantitativa com dados estatísticos, com apoio a pesquisa bibliográfica e de campo. Nos resultados ficou evidente nas respostas que tanto os fatores pedagógicos, sociais e econômicos, são recorrentes causadores de evasão a partir das várias subdimensões comentadas pela amostra. Para que o enfrentamento aconteça é necessário à criação de um ambiente inclusivo, propicio para a aprendizagem, com melhoria significativa na interação entre os pares. É preciso estabelecer novas metodologias capazes de gerar interesse nos alunos e principalmente, evitar que a rotina cause desmotivação, e consequentemente o abandono escolar no Ensino Médio – EJA.
Referências
ALVARENGA, Stelbina. Metodologia da investigação: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Trad. Cesar Amarilhas. Assunção: Universidad Nacional de Asunción, 2010
ALVES, Maria da Conceição Rocha; ROSA, Katiussia Cristina Oliveira; BARBOSA, Marcus Vinícius Moreira. A violência escolar e a elevação da criminalidade urbana. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 7, 2019.
BRASIL. Lei n.º 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CAMARÃO, Beatriz Campos. A percepção de estudantes do EJA ensino médio sobre a importância da química no sul do Amazonas. 2019. 25 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.
CAMARGO, Douglas Branco; RIOS, Mônica Piccione Gomes. A evasão escolar na 1ª série do ensino médio no município de Joaçaba – SC: desafios curriculares. Anais XII ANPED Sul, 24-27 de outubro de 2012.
CAMPELLO, Cristina Maria Teixeira.Violência na escola: um protesto contra a exclusão social? Bahia Análise & Dados, v. 11, n. 1, p. 28-31, 2001.
CERQUEIRA, Paulete Constantino; PONTES, Edel Alexandre Silva; DE MELO, Beatriz Medeiros. A mulher no mundo do trabalho: a escolha do curso “masculino” e a inserção no estágio. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e209101321046-e209101321046, 2021.
COSTA, Mayjara Rego; GUIMARÃES, Eusanir dos Santos; ROCHA, Sílvia Maria Oliveira da. Sobre a infrequência de alunos no ensino médio numa escola pública estadual do Maranhão. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 122-137, 2015.
DE LIMA, Raimunda Vieira et al. Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 197-209, 2022.
DOS SANTOS MIRA, Rosenilde; PINTO, Jacyguara Costa. Evasão escolar na escola Quilombola: principais fatores nos anos finais do ensino fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 121-135, 2023.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
ESPINDOLA, Gheysa Mariela. Direito Fundamental à Educação e Orçamento Público. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Faculdade de Direito, Goiás, 2016.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo, SP: Editora Olho d’Água, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GOMES, Ana Paula da Silva Ferreira Dantas. Um olhar sobre a educação de jovens e adultos - EJA, motivos de abandono: expectativas na rede pública de ensino municipal de Água Branca – AL. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
GUEDES Elisa Angélica Alves; MENDES, Marianne Louise Marinho; MESSIAS, Cristhiane Maria Bazílio de Omena. Interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos nas disciplinas biologia e língua portuguesa: percepção de professores. REEDUC, v. 16, n. 45, 2019.
LUCAS, Enelício Gonçalves; DE SOUZA, Luciana Santos; DA CRUZ, Keyte Rocha. Educação de Jovens e Adultos: o uso das tecnologias da informação e comunicação. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 196-206, 2023.
MEDEIROS, Larissa Micaela da Costa. Coordenador Pedagógico como gestor no processo educacional. Caicó, RN: 2019. 35 f. Dissertação (Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Educação, 2019.
MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
OLIVEIRA JÚNIOR, Fernando de Sá. Silenciamento de conceitos e apagamento de indivíduos: homofobia no sistema educacional estadual de Água Branca (1996-2006). 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
OLIVEIRA, Jane Cordeiro de. Coordenador pedagógico: sua atuação como mediador entre as políticas oficiais e a comunidade escolar. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 3, n. 4, 2018.
PADIAL, Karina; SCACHETTI, Ana Ligia; FRANCO, Carla de. Interdisciplinaridade: Como a coordenação pedagógica atua na articulação de projetos que envolvem mais de uma área. Revista Escola, v. 44, n. 1018, 2018.
PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1252-1267, 2017.
PEREIRA, Alexandre de Paula. O empreendedorismo no desenvolvimento da autonomia e da atitude como saberes fundamentais para uma vida cidadã. Revista Fatec Sebrae em Debate: gestão, tecnologias e negócios, v. 5, n. 8, p. 1-29, 2018.
SARAIVA Ana Beatriz; PEREIRA, Beatriz; CRUZ, Judite Maria Zamith. Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes. Rev. educ. PUC-Camp., v. 24, n. 1, p. 89-107, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 10a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, Márcio Douglas de Carvalho e; MELO, Pedro Thiago Costa O trabalho e a vida escolar de jovens estudantes do ensino médio. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 219, p. 32-44, 2019.
VIEIRA, Sofia Lerche e Vidal, Eloísa Maia. Perfil e formação de gestores escolares no Brasil. Dialogia, v. 1, n. 19, p. 47-66, 2014.