Por uma crítica Frankfurtiana à inclusão
Palavras-chave:
Fazer crítico frankfurtiano, Inclusão, ParadigmaResumo
O fazer crítico frankfurtiano à inclusão é proveniente do dispositivo instituído por um paradigma que racionalizou o método sobre o processo educativo através da morte do sujeito em um viés a-histórico, reduzindo, subalternizando, esvaziando sem compreender dialeticamente as implicações particulares e universais da realidade.
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter; OSBORNE, Peter (Orgs.). A filosofia de Walter Benjamin: destruição e experiência. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 2001.
COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.
D´ANTINO, Maria Eloísa Famá. O diálogo entre os diferentes. Concordia y violencia: una reflexión filosófica para el mundo de hoy, 2007, p.115-123.
DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo, Abril. 1975. Col. Os Pensadores.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense / Universitária, 1987.
______. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FREITAG, Bárbara. Política Educacional e Industria Cultural. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1998.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Labor do Brasil, 1976.
_______. Teoria Crítica I. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1990.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo, Abril, 1975. Col. Os Pensadores.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33, set/dez., 2006.
YAZBECK, André Constantino. 10 lições sobre Foucault. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
ZAIDAN Fº. Michel. Circe e o Historiador. Recife: Pindorama, 1992.