A importância do lúdico nas séries iniciais e sua contribuição para aprendizagem

Autores

  • Selma Pereira dos Santos Faculdade Anhanguera

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Os meios escolares sempre buscaram mecanismos de desenvolver as suas funções de maneira a apreender a atenção dos discentes, com isso, a metodologia de ensino conhecida como ludicidade, se promove como um aspecto que produz frutos inigualável neste contexto, principalmente devido a sua forma criativa, dinâmica, social, prazerosa, dentre outros atributos de se promover o conhecimento escolar. Esta pesquisa objetivou verificar de que forma o lúdico é importante para o aprendizado nas séries iniciais. Os procedimentos metodológicos se condicionam em ao método indutivo, pelo fato de que se utilizou teóricos especialistas a respeito do assunto proposto.  Este estudo se retrata através de uma revisão de literatura. As fontes de pesquisa foram consultadas pelas plataformas Google Acadêmico e SciELO. Os resultados da pesquisa se detiveram de maneira positiva, pois, o lúdico se detém como uma metodologia de ensino, que condiciona uma aprendizagem mais qualitativa e consistente por parte dos discentes.

 

Referências

AZEVEDO, R.; NEVES, C. O lúdico contribuindo na formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, 2017.

BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. ROSSI, Silva José. Trilhas do aprendente volume 4: Ludicidade e desenvolvimento da criança II. Ed. Universidade/UFPB, João Pessoa, 2009.

DE ALMEIDA, Maria Clélia Guedes. O lúdico como ferramenta pedagógica na educação inclusiva dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 177-195, 2023.

DIAS, E. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Revista Educação e Linguagem – Artigos. Vol. 7, n º 1, 2013.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

FERRO, Bruno Rogério; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Araras - SP: Revista Científica UNAR, v.18, n.1, 2019.

GARCIA, G.A. O lúdico da matemática na educação infantil. In: SANTOS, C.H.M. (org). Novas perspectivas em educação. São Paulo: Editora WI, 2019.

KISHIMOTO, T. M. [org.]. O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

KISHIMOTO T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2016.

MODESTO, Monica C. A importância da Ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v.5, n.1, 2014.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Maria Miguel de. A inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Revista Ciências da Educação. Maceió, ano I, vol 02, n. 01, Abri/Jun. 2013.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro: ed. Zahar, 1978.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 1166-1176, 2020.

RIOS, Pedro Paulo Souza; SILVA, Thaynara Oliveira da. O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. V Congresso Nacional da Educação, 2018.

SABIÃO, Roseline Martins. A importância do lúdico no ensino da língua portuguesa. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Vol. 07, nº. 17, 2018.

SANTANA, Silva M.J. O lúdico na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de formação de professores- CFP, Universidade federal do recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.

SILVA, Lucilene Paulino de Amorim; LIMA, Cristiana Ana. As contribuições dos jogos no ensino da matemática na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. vol. 2, nº. 33, 2017.

SOUZA, F.F.; SANTOS, F.M.O. MATTOS, A.M. O lúdico, o brincar e a educação infantil. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.1, nº. 29, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

Santos, S. P. dos . (2023). A importância do lúdico nas séries iniciais e sua contribuição para aprendizagem . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 417–428. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/123