A importância da música na Educação Infantil: uma análise baseada em evidências

Autores

  • Luciana Santos de Souza Universidad Colúmbia Del Paraguay
  • Keyte Rocha da Cruz Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lígia Rocha Alves Universidad del Sol
  • Aurismaria Mendes Moreira Universidad del Sol
  • Wagner Barbosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Música, Educação Infantil, Habilidades cognitivas

Resumo

Este artigo se propõe a fazer uma análise profunda sobre a relevância e os benefícios intrínsecos da música na educação infantil, um tema de importância crítica no campo da pedagogia contemporânea. Argumentamos veementemente que a música, como um recurso pedagógico, pode desempenhar um papel significativo e multifacetado no desenvolvimento integral das crianças - englobando áreas cognitivas, sociais, emocionais e físicas. Discutimos a maneira pela qual a música estimula a mente jovem, potencializando habilidades cognitivas, facilitando a expressão e compreensão das emoções, e auxiliando no desenvolvimento motor através de atividades lúdicas e expressivas. A música como ferramenta pedagógica também tem o potencial de promover interações sociais saudáveis e positivas, que são essenciais para o desenvolvimento socioemocional da criança.

 

 

Biografia do Autor

Luciana Santos de Souza, Universidad Colúmbia Del Paraguay

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Colúmbia - PY

Keyte Rocha da Cruz, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS-PY. 

Lígia Rocha Alves, Universidad del Sol

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol - PY.

Aurismaria Mendes Moreira, Universidad del Sol

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol - PY. 

Wagner Barbosa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS - PY. 

Referências

DE MORAIS, Aldair Coimbra. Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 90-107, 2022.

GROMKO, Joyce Eastlund. The effect of music instruction on phonemic awareness in beginning readers. Journal of research in music education, v. 53, n. 3, p. 199-209, 2005.

HARGREAVES, David J. What are musical identities, and why are they important? En R. MacDonald, DJ Hargreaves, y D. Miell (Eds.), Musical Identities (pp. 1-20). 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Thus spoke Zarathustra: A book for everyone and nobody. Oxford University Press, 2008.

PLATO et al. The republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

RAUSCHER, Frances H. et al. Music and spatial task performance: A causal relationship. 1994.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile, or, on education: Includes Emile and Sophie, or, the solitaries. UPNE, 2010.

ZENTNER, Marcel; EEROLA, Tuomas. Rhythmic engagement with music in infancy. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 107, n. 13, p. 5768-5773, 2010.

HALLAM, Susan. The power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International journal of music education, v. 28, n. 3, p. 269-289, 2010.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

Souza, L. S. de ., Cruz, K. R. da ., Alves, L. R. ., Moreira, A. M. ., & Barbosa, W. . (2023). A importância da música na Educação Infantil: uma análise baseada em evidências. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 429–436. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/124