A importância da música na Educação Infantil: uma análise baseada em evidências
Palavras-chave:
Música, Educação Infantil, Habilidades cognitivasResumo
Este artigo se propõe a fazer uma análise profunda sobre a relevância e os benefícios intrínsecos da música na educação infantil, um tema de importância crítica no campo da pedagogia contemporânea. Argumentamos veementemente que a música, como um recurso pedagógico, pode desempenhar um papel significativo e multifacetado no desenvolvimento integral das crianças - englobando áreas cognitivas, sociais, emocionais e físicas. Discutimos a maneira pela qual a música estimula a mente jovem, potencializando habilidades cognitivas, facilitando a expressão e compreensão das emoções, e auxiliando no desenvolvimento motor através de atividades lúdicas e expressivas. A música como ferramenta pedagógica também tem o potencial de promover interações sociais saudáveis e positivas, que são essenciais para o desenvolvimento socioemocional da criança.
Referências
DE MORAIS, Aldair Coimbra. Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 90-107, 2022.
GROMKO, Joyce Eastlund. The effect of music instruction on phonemic awareness in beginning readers. Journal of research in music education, v. 53, n. 3, p. 199-209, 2005.
HARGREAVES, David J. What are musical identities, and why are they important? En R. MacDonald, DJ Hargreaves, y D. Miell (Eds.), Musical Identities (pp. 1-20). 2002.
NIETZSCHE, Friedrich. Thus spoke Zarathustra: A book for everyone and nobody. Oxford University Press, 2008.
PLATO et al. The republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
RAUSCHER, Frances H. et al. Music and spatial task performance: A causal relationship. 1994.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile, or, on education: Includes Emile and Sophie, or, the solitaries. UPNE, 2010.
ZENTNER, Marcel; EEROLA, Tuomas. Rhythmic engagement with music in infancy. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 107, n. 13, p. 5768-5773, 2010.
HALLAM, Susan. The power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International journal of music education, v. 28, n. 3, p. 269-289, 2010.