Software educativo para ensino e aprendizagem de Matemática e seus usos no Ensino Médio
Palavras-chave:
Software Educativo, Matemática, Ensino Médio ModularResumo
O objetivo do artigo consistiu-se em analisar a utilização de software educativo para ensino aprendizagem de matemática e seus usos no ensino médio. Buscou-se organizar uma revisão de literaturas utilizando a pesquisa bibliográfica de natureza explicativa e abordagem qualitativa. Os resultados e discussões apresentaram análises sobre a importância da informática educativa no século XXI, os aspectos conceituais inerentes aos softwares educativos, e, o uso de softwares educativos e as implicações pedagógicas nas aulas de matemática do ensino médio. Concluiu-se que os softwares educativos são recursos valiosos nas aulas de matemática do ensino médio. Eles proporcionam um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, adaptativo e interativo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e o engajamento dos alunos. Ao integrar essas ferramentas de maneira adequada, os professores podem promover uma educação matemática mais efetiva, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Referências
ALVES, M. R. et al. Análise do Projeto de Extensão de Inclusão Digital e Informática Educativa no Ensino Fundamental da Rede Pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1214-1218.
BUENO, D. C. Educação e tecnologia no estado de Goiás: o projeto formativo de professores multiplicadores do Programa Nacional de Informática na Educação na concepção dos formadores. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
DA SILVA OLIVEIRA, Izomar; DA COSTA, Jonas Bezerra. As TICs como instrumentos dinamizadores nos processos de ensino e aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 269-282, 2023.
DE ANDRADE COSTA, Jefferson et al. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
HENRIQUE, M. S. et al. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de Teorias de Aprendizagem em Softwares Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015.
KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 604–633, 2021.
LÉVY, P. O Que é Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
LIMA, M. M. de et al. Analisando Processos de Desenvolvimento de Software Educativo a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Ria, v. 11, n. 1, 2015.
LUZ, H. et al. Estratégias de acessibilidade e recursos didáticos utilizados em softwares educacionais para surdos: uma revisão de literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 634-642.
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6.ª ed. Campinas: Papirus, 2006.
MORAN, J. M., MASETTO, M. T. e BEHRES, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
NÖTH, W. A Semiótica: no Século XX. São Paulo: Annablume, 1996.
OLIVEIRA, F. C. de e SILVA, S. T. da. Softwares educacionais e o ensino de alunos com deficiência intelectual: uma revisão sistemática da literatura. 2019. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, Pará, 2019.
PEREIRA, R. dos S. et al. Modelagem matemática e tecnologias digitais educacionais: possibilidades e aproximações por meio de uma revisão sistemática de literatura. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, v. 8, n. 2, 2017, p. 80-94.
PETRI, G. Avaliação de softwares educacionais com ênfase em jogos: um panorama da literatura. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), v. 1, n. 1, p. e2/01–21, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, v. 16, n. 1, p. 42-49, 2019.
SAMPAIO, R. B.; AMIEL, T. Uma revisão histórica da política pública brasileira de informática na educação . Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 4, p. 106–123, 2018.
SANTOS, B. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SILVA, C. B. da. A informática como ferramenta auxiliar nas práticas de letramento. Revista Eixos Technos, v. 1, n. 1, p. 1-19, 2014.
SOTO, Y.; ESCHER, M. A. Manipulações virtualizadas na definição do conceito de função linear: uma revisão sistemática da literatura. In: ALMEIDA, M.; OLIVEIRA, F. P. (orgs.). Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, p. 1-10.