Estímulos autistas e o potencial das tecnologias móveis e as metodologias ativas de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias móveis, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Autismo

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese da percepção e uso das tecnologias móveis por alunos do ensino fundamental, faixa etária de 7 aos 10 anos. Dentre eles um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram trabalhados três Apps com objetivos distintos. Aquarela, App com foco na coordenação motora e manuseio das cores, com figuras tradicionais do universo infantil para serem coloridas; A matemática do Tchuquinho, aplicativo de multiplicação entre números naturais e com o resultado apresentado por escrito e sonoramente; finalmente, Estímulos Autistas, um App feito para o público autista, com comunicação pictórica, animações e sons estimulantes, mas que também pode ser utilizado por crianças não autistas.  Foram realizadas 4 oficinas com 1h 10 minutos de duração, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras no início da tarde. Observou-se nas oficinas os aspectos socioculturais e interativos da turma composta por 22 alunos, bem como a colaboração entre eles e a aceitação ou não das tarefas sugeridas e a socialização com o aluno autista, e deste com a turma e com os dispositivos móveis e os recursos apresentados para resolver as questões matemáticas e demais desafios propostos. As atividades foram aplicadas na Escola Básica Municipal e CEIM Dom Bosco – Xaxim/SC.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pritsch Justi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

Natalia Sirtoli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

Carlos Roberto França, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó/SC

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), Prof.da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

Pritsch Justi, A. C. . ., Sirtoli, N. ., & França, C. R. (2023). Estímulos autistas e o potencial das tecnologias móveis e as metodologias ativas de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 3–18. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/126