Relações interpessoais violentas entre alunos de Escolas Públicas Brasileira

Autores

  • Liduina Maria Bezerra Façanha Rodrigues Universidad Internacional Tres Fronteras, PY
  • João Valdinei Corrêa Lopes Universidad Internacional Três Fronteras, PY

Palavras-chave:

Violência Escolar, Alunos, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo de revisão apresenta estudos com o objetivo de  analisar as causas das relações interpessoais violentas entre alunos de escolas públicas brasileiras. Utilizou-se a metodologia da investigação científica, baseada na pesquisa bibliográfica, de natureza explicativa e abordagem qualitativa. Os resultados identificaram os aspectos históricos e conceitos de educação e a legislação da educação e correlatas sobre convivência humana, descreveram a violência escolar, e, avaliaram a atuação da escola e família no combate a violência escolar. Assim, chegou-se a conclusão de que é preciso considerar a escola um espaço de socialização e de enfrentamento da violência onde são construídas relações de ensino e aprendizagem entre professores e alunos e esta é a razão de existência do processo de ensino e aprendizagem que favorece a formação de cidadãos amantes da paz.

 

Biografia do Autor

Liduina Maria Bezerra Façanha Rodrigues, Universidad Internacional Tres Fronteras, PY

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras, PY

João Valdinei Corrêa Lopes, Universidad Internacional Três Fronteras, PY

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade São Marcos de São Paulo e pela Universidad Internacional Três Fronteras - Assunção-Paraguai, Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Referências

ABRAMOVAY, M. (org.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: Unesco, Observatório da Violência, Ministério da educação, 2003.

ABRAPIA, C. L. Violência escolar: perspectivas de enfrentamento. São Paulo: EDUSP, 2006.

APPADURAI, A. O medo ao pequeno número: Ensaios sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras, 2009.

AQUINO, J. F. A. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.

ARANHA, M. L. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

CHALITA, G. B. I. Pedagogia da Amizade - Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Editora Gente, 2008.

DE ALMEIDA, Maria Clélia Guedes. O enfrentamento da violência escolar: suas repercussões sobre a aprendizagem do aluno e o ensino do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 22-41, 2023.

DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.

FERREIRA. N. S. C. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia no Brasil: a gestão da educação como gérmen da formação. Educação e Sociedade, v. 27, n. 97, p. 1341-1358, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KAMII, C. Atitudes de violência na sala de aula. Rio de Janeiro: Cortez, 1996.

LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. São Paulo. Nacional, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de Maio de 2006.

Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 7, de 14 de Dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

OLIVEIRA, Cybelle Aline; SOUZA, Francisca Cláudia; SANTOS, Vânia Aprecida. Importância do Projeto Educativo Social na Escola: uma Revisão Bibliográfica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, 2022.

REBELO, M. S. Valores morais na escola. São Paulo: Moderna, 2007.

SANTOS, Antonio Fernando et al. Influência Social: A participação da família na aprendizagem dos filhos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 132-152, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Rodrigues, L. M. B. F. ., & Lopes, J. V. C. . (2023). Relações interpessoais violentas entre alunos de Escolas Públicas Brasileira. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 453–489. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/127