IA na sala de aula: como a Inteligência Artificial está redefinindo os métodos de ensino

Autores

  • Keyte Rocha da Cruz Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raquel da Silva Toledo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Amadeu Sousa de Oliveira Universidad Central del Paraguay - UCDP
  • Janne Kely da Silva Toledo de Almeida Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Aurismaria Mendes Moreira Universidad Del Sol – UNADES
  • Ligia Rocha Alves Gandin Universidad Del Sol – UNADES

Palavras-chave:

Tecnologias móveis, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Autismo

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese da percepção e uso das tecnologias móveis por alunos do ensino fundamental, faixa etária de 7 aos 10 anos. Dentre eles um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram trabalhados três Apps com objetivos distintos. Aquarela, App com foco na coordenação motora e manuseio das cores, com figuras tradicionais do universo infantil para serem coloridas; A matemática do Tchuquinho, aplicativo de multiplicação entre números naturais e com o resultado apresentado por escrito e sonoramente; finalmente, Estímulos Autistas, um App feito para o público autista, com comunicação pictórica, animações e sons estimulantes, mas que também pode ser utilizado por crianças não autistas.  Foram realizadas 4 oficinas com 1h 10 minutos de duração, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras no início da tarde. Observou-se nas oficinas os aspectos socioculturais e interativos da turma composta por 22 alunos, bem como a colaboração entre eles e a aceitação ou não das tarefas sugeridas e a socialização com o aluno autista, e deste com a turma e com os dispositivos móveis e os recursos apresentados para resolver as questões matemáticas e demais desafios propostos. As atividades foram aplicadas na Escola Básica Municipal e CEIM Dom Bosco – Xaxim/SC.

 

Biografia do Autor

Keyte Rocha da Cruz, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, FICS, PY.

Raquel da Silva Toledo, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental, UTIC,  PY.    

Amadeu Sousa de Oliveira, Universidad Central del Paraguay - UCDP

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Central del Paraguay, UCDP, PY. 

Janne Kely da Silva Toledo de Almeida, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental, UTIC,  PY.

 

Aurismaria Mendes Moreira, Universidad Del Sol – UNADES

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol, PY.

Ligia Rocha Alves Gandin, Universidad Del Sol – UNADES

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol, PY.

Referências

Chen, W.. Intelligent Classroom Behavior Management System based on the IoT and Improved CNN. Intelligent Automation & Soft Computing, 26(3), 747-754., 2020.

DILLENBOURG, Pierre. Collaborative learning: Cognitive and computational approaches. advances in learning and instruction series. Elsevier Science, Inc., PO Box 945, Madison Square Station, New York, NY 10160-0757, 1999.

GRAESSER, Arthur C. Conversations with AutoTutor help students learn. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 26, p. 124-132, 2016.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 246-269, 2023.

LUCKIN, Rosemary. Machine Learning and Human Intelligence: The future of education for the 21st century. UCL IOE Press. UCL Institute of Education, University of London, 20 Bedford Way, London WC1H 0AL, 2018.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard university press, 1978.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). ChatGPT se torna plataforma co crescimento mais rápido da história, 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-17

Como Citar

Cruz, K. R. da, Toledo, . R. da S., Oliveira, A. S. de ., Almeida, J. K. da S. T. de ., Moreira, . A. M. ., & Gandin, L. R. A. . (2023). IA na sala de aula: como a Inteligência Artificial está redefinindo os métodos de ensino. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 19–25. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/128