Análise do perfil do cuidador informal frequentador da unidade básica de saúde 03 do Gama, Distrito Federal, BR

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Aluízio Siqueira da Silva Instituto Federal de Brasília - IFB

Palavras-chave:

cuidador informal, pessoa cuidada, lei regulamentadora

Resumo

O Cuidador Informal (CI) é o trabalhador invisível que exerce um papel imprescindível para a Pessoa Cuidada (PC). No Brasil, até o ano de 2021, não havia leis que o regulamentem. Contudo, em 17/11/2021, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria uma política nacional de apoio ao cuidador informal e aos atendentes pessoais não remunerados em situação de dependência para o exercício de cuidados de dependentes. Este projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (BRASIL, 2021). Esta pesquisa tem como objetivo analisar o perfil do cuidador informal frequentador da Unidade básica de saúde 03 do Gama Distrito Federal e como aporte metodológico consiste em uma pesquisa bibliográfica e uma análise descritiva de campo com aplicação de questionário. Nesse sentido, para a obtenção dos resultados, é levado em conta uma pesquisa de um ano, com pacientes assistidos pelo Unidade de saúde Básica - UBS 03 da RA-II Gama-DF durante o período de 23 de setembro de 2020 à 23 de setembro de 2021. Concluímos que os cuidadores informais possuem alta vulnerabilidade social e sobrecarga de trabalho.

 

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019). Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É Coordenador da Área de Gestão e Negócios e do Curso Técnico em Comércio do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial. Atuou em diversas instituições públicas e privadas, onde foi secretário da juntade serviço militar da Prefeitura Municipal de Balsas - MA, coordenador de extensão do campus Taguatinga, coordenador de planejamento do Campus São Sebastião, diretor administrativo do campus Brasília e Diretor Geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Consultor empresarial na empresa PACTUS. Atuou também na iniciativa privada como proprietário do Supermercado Santo Antonio em Balsas MA, agropecuarista, com cultivo de arroz, milho e soja e criação de gado de corte no município de Fortaleza dos Nogueiras MA.

Referências

AMARAL, Maria Odete Pereira; DE MATOS, Nuno Alexandre Marques; VEIGA, Nélio Jorge; DE MATOS, Dulce Sofia Marques Pereira. Problemas experienciados pelo cuidador informal de pessoa idosa em situação de dependência. Archives of Health Science, Viseu, Portugal, jan. 2020

BATISTA, Marina Picazzio Perez; ALMEIDA, Maria Helena Morgani de; LANCMAN, Selma. Cuidadores formais de idosos: contextualização histórica no cenário brasileiro. Rev. bras. geriatr. gerontol., [s. l.], 8 dev. 2014

BAZZANELLA, André; TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. MÜLLER, Antonio José (Org.). Metodologia Científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 6892/2010. Brasília, DF, 2010.

HAJE, Lara. Projeto concede BPC a pessoa com deficiência ou idoso que necessite de cuidador. Câmara dos Deputados, 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/611706-projeto-concede-bpc-a-pessoa-com-deficiencia-ou-idoso-que-necessite-de-cuidador/. Acesso em: 08 dez. 2021.

MOREIRA, Marcia Duarte; CALDAS, Célia Pereira. A importância do cuidador no contexto da saúde do idoso. REVISÃO, Rio de Janeiro, jul. 2007.

NAKATANI, Adelia Yaeko Kyosen; SOUTO, Christiane do Carmo Soares; PAULETTE, Leina Marta; DE MELO, Terezinha Silvério, DE SOUZA, Márcia Maria. Perfil dos cuidadores informais de idosos com déficit de autocuidado atendidos pelo Programa de Saúde da Família. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 5, p. 15-20, ago. 2003

NASCIMENTO, C. Um ensaio: enfermeira e cuidadora informal, a intersubjetividade do cuidar: JIM - Jornal De Investigação Médica, 2(2), 007-014, 2021.

ROCHA, Michel Patrick Fonseca; VIEIRA, Maria Aparecida; SENA, Roseni Rosângela de. Desvelando o cotidiano dos cuidadores informais de idosos. Revista Brasileira de Enfermagem, Montes Claros, MG, nov. 2008.

ROGEIRO, Margarida. E se o cuidador informal não tratar de si próprio? Psico Ajuda. Publicado em 16 de abril de 2019.

SAMPAIO, Aline Melo Oliveira; RODRIGUES, Aline Melo Oliveira; PEREIRA, Valquiria Golçalves; RODRIGUES, Suely Maria; DIAS, Carlos Alberto. Cuidadores de idosos: percepção sobre o envelhecimento e sua influência sobre o ato de cuidar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2 [citado 2021-12-12], pp. 590-613.

UCHÔA, MARCELA. O Estatuto do Cuidador Informal em Portugal e a instrumentalização liberal do trabalho não pago: as mulheres no centro da reprodução capitalista. Revista Espaço Acadêmico, [s. l.], jun. 2021

VIEIRA, Chrystiany Plácido de Brito et al. Práticas do cuidador informal do idoso no domicílio. Revista Brasileira de Enfermagem, Fortaleza, set. 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Leite, E. D. ., & Silva, A. S. da . (2023). Análise do perfil do cuidador informal frequentador da unidade básica de saúde 03 do Gama, Distrito Federal, BR. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 42–59. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/130