Harmonia Lúdica
explorando a importância da Música na formação integral da criança
Palavras-chave:
Música, Educação Infantil, Desenvolvimento Cognitivo, Desenvolvimento SocioemocionalResumo
Este artigo se propõe a fazer uma análise profunda sobre a relevância e os benefícios intrínsecos da música na educação infantil, um tema de importância crítica no campo da pedagogia contemporânea. Argumentamos veementemente que a música, como um recurso pedagógico, pode desempenhar um papel significativo e multifacetado no desenvolvimento integral das crianças - englobando áreas cognitivas, sociais, emocionais e físicas. Discutimos a maneira pela qual a música estimula a mente jovem, potencializando habilidades cognitivas, facilitando a expressão e compreensão das emoções, e auxiliando no desenvolvimento motor através de atividades lúdicas e expressivas. A música como ferramenta pedagógica também tem o potencial de promover interações sociais saudáveis e positivas, que são essenciais para o desenvolvimento socioemocional da criança.
Palavras-chave: , , , .
Referências
COLWELL, Richard; RICHARDSON, Carol (Ed.). The new handbook of research on music teaching and learning: A project of the Music Educators National Conference. Oxford University Press, 2002.
DE MORAIS, Aldair Coimbra. Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 90-107, 2022.
DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Anderson Oramisio. Música no Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil. 2019.
DE SOUZA, Luciana Santos et al. A importância da música na Educação Infantil: uma análise baseada em evidências. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 429-436, 2023.
GROMKO, Joyce Eastlund. The effect of music instruction on phonemic awareness in beginning readers. Journal of research in music education, v. 53, n. 3, p. 199-209, 2005.
HALLAM, Susan. The power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International journal of music education, v. 28, n. 3, p. 269-289, 2010.
MIELL, Dorothy; MACDONALD, Raymond AR; HARGREAVES, David John (Ed.). Musical communication. Oxford University Press, USA, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Thus spoke Zarathustra: A book for everyone and nobody. Oxford University Press, 2008.
Platão. (380 a.C.). A República.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
Rauscher, F. H., Shaw, G. L., & Ky, K. N. Music and spatial task performance. Nature, 365(6447), 611, 1993.
Rousseau, J. J. Emile, or On Education. Basic, Books, 1762.
Swanwick, K. Music, mind, and education. Routledge, 1988.
Zentner, M., & Eerola, T. Rhythmic engagement with music in infancy. Proceedings of the National Academy of Sciences, 107(13), 5768-5773, 2010.