O “Novo” Ensino Médio e o desenvolvimento do pensamento crítico nas trajetórias escolares de estudantes e professores/as

Autores

  • Osvaldo Alves de Jesus Júnior Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY https://orcid.org/0000-0003-2541-494X
  • Celma Dantas da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Silvânia Soares de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Fatima Veridiana Almeida Barboza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Pensamento crítico, , Professores/as e estudantes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a busca pelo desenvolvimento do pensamento crítico nas trajetórias escolares de estudantes e professore/as. Para isso, analisa o “Novo” Ensino Médio que instituiu uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pautada na pedagogia de habilidades e competências, opção político-pedagógica que afeta as vivências formativas entretecidas em sala de aula pelos sujeitos educativos. No aporte metodológico, fez uso de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento e ampliação das ideias delineadas por Cássio (2023a, 2023b), Charlot (2013), Freire (1987), Frigotto (2009), Hooks (2020), Saviani (1982, 2008, 2013), dentre outros/as relevantes à temática aqui perscrutada. Os resultados encontrados apontaram para o fato de que urge, nos contextos escolares, ampliar as ações e os projetos voltadas à construção do pensamento (meta)crítico, resistindo às lógicas neoliberais que imputam às instituições educativas uma visão imediatista alicerçada nos ideais de mercado que não levam em conta as multirreferencialidades e polifonias.

Biografia do Autor

Osvaldo Alves de Jesus Júnior , Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY

Mestrando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Graduação em Letras (UNEB) e Pedagogia (UNOPAR). É autor de livros literários. Atualmente, é também pós-graduando em Educação Digital (UNEB), Produção de mídias para educação on-line (UFBA) e Cultura Digital (UEFS). Recentemente, lançou a obra Educ@ção: senões e pro-posições dialógicas (VIA LITTERARUM, 2022).  

Celma Dantas da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Graduação em Letras (UNEB). É pós-graduada em Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Gestão Educacional com Ênfase em Coordenação (FBB) e Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino (UNEB).

Maria Silvânia Soares de Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Graduação em Pedagogia (UNIDOM). É pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização (FIP). 

Fatima Veridiana Almeida Barboza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Possui Licenciatura em Normal Superior (AGES) e em Pedagogia (WENCESLAU BRÁS). É pós-graduada em Psicomotricidade (FPD), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (FEA) e Neuropedagogia e Psicanálise (FEA). 

Referências

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Jesus Júnior , O. A. de . ., Silva, C. D. da, Araújo, M. S. S. de ., & Barboza, F. V. A. (2023). O “Novo” Ensino Médio e o desenvolvimento do pensamento crítico nas trajetórias escolares de estudantes e professores/as. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 81–93. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/133