O “Novo” Ensino Médio e o desenvolvimento do pensamento crítico nas trajetórias escolares de estudantes e professores/as
Palavras-chave:
Pensamento crítico, , Professores/as e estudantesResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a busca pelo desenvolvimento do pensamento crítico nas trajetórias escolares de estudantes e professore/as. Para isso, analisa o “Novo” Ensino Médio que instituiu uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pautada na pedagogia de habilidades e competências, opção político-pedagógica que afeta as vivências formativas entretecidas em sala de aula pelos sujeitos educativos. No aporte metodológico, fez uso de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento e ampliação das ideias delineadas por Cássio (2023a, 2023b), Charlot (2013), Freire (1987), Frigotto (2009), Hooks (2020), Saviani (1982, 2008, 2013), dentre outros/as relevantes à temática aqui perscrutada. Os resultados encontrados apontaram para o fato de que urge, nos contextos escolares, ampliar as ações e os projetos voltadas à construção do pensamento (meta)crítico, resistindo às lógicas neoliberais que imputam às instituições educativas uma visão imediatista alicerçada nos ideais de mercado que não levam em conta as multirreferencialidades e polifonias.
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