A importância do Assistente Social na Política Pública de Educação

Autores

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação Pública, Questão Social

Resumo

As ações do Assistente Social na educação básica visa não somente trabalhar as mais diversas demandas encontradas no ambiente escolar, mas também discutir a complexidade da realidade social e suas mazelas dos contextos vivenciados, como questões políticas, culturais e econômicas, inegavelmente, o sistema educacional brasileiro sofre um grande impacto no ensino proporcionado pela disparidade econômica, das quais as consequências refletirão no agravamento da questão social. O trabalho traz como objetivo geral, demonstrar as implicações da atuação do Assistente Social na educação básica. O processo metodológico, utilizado para realizar esta pesquisa, se dá, através de estudo bibliográfico com característica descritiva, o estudo, portanto tem uma abordagem qualitativa. A pesquisa mostra-se importante em apontar o Assistente Social em sua amplitude, como um profissional que contribui para o desenvolvimento das relações humanas em todas as dimensões, auxiliando na reintegração dos mais necessitados na sociedade. Em virtude deste trabalho, é sugerido que novas pesquisas sejam elaboradas e que o Assistente Social venha assumir um papel relevante na discussão de temas atuais, bem como a disseminação de conceitos e abordagens que, de certo modo, movimentam o universo acadêmico e social.

Biografia do Autor

Márcio Pereira Santos, Faculdade FOCUS

Pós-Graduado em Gestão Pública, Faculdade FOCUS. Docência do Ensino Superior pela Faculdade FEMAF. Bacharel em Serviço Social pela Faculdade FEMAF. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade FAVIX. Técnico Logística, Universidade UEMA. Maranhão, Brasil. 

Ronny Batista de Sousa, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Mestrando no Programa de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí- UFPI. Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho na Saúde na Universidade Federal Fluminense- UFF. Especialista em Informática na Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Professor da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF. Maranhão, Brasil. 

Francisco das Chagas Araújo Coelho, Assembleia Legislativa do Piauí

Graduado em Direito pela Faculdade de Tecnologia do Piauí- FATEPI, Especialista em Direito Médico e Proteção Jurídica a Saúde pela Sociedade Piauiense de Educação, Ciências e Tecnologia - ALEPI/FAR. Piauí, Brasil. 

Viviane Soares Silva, Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF

Especialista em Ciências Forenses e Pericia Criminal-Instituto Nacional de Cursos e Pesquisas (INCURSOS). Assistente Social. Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF. Maranhão, Brasil. 

Francisco de Souza Cavalcante Neto , Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF

Bacharelando em Serviço Social pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF. Maranhão, Brasil. 

Eliel Pessôa de Souza Júnior, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Médico pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Piauí, Brasil. 

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Santos, M. P. ., Sousa, R. B. de, Coelho, F. das C. A. ., Silva, V. S. ., Cavalcante Neto , F. de S. ., & Souza Júnior, E. P. de . (2023). A importância do Assistente Social na Política Pública de Educação. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 110–131. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/134