Educação Étnica Racial, em escolas localizadas em territórios quilombolas do Amapá a partir da prática e percepção do professor

Autores

  • Hildima Ramos da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Território quilombola, Formação continua

Resumo

Este artigo versa sobre como ocorre a educação étnico-racial na Escola Estadual Belmiro Macedo Medina, localizada na Vila de Igarapé do Lago “Território Quilombola” Distrito do município de Santana/AP. O tipo de pesquisa é quantitativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento, um questionário dicotômico com perguntas fechadas. O desenho de investigação não experimental e a população da pesquisa atinge 64 docentes, a amostra foi de toda a população, com um nível de exigência de 95% de confiança e erro de 5%. Diante desse contexto, definiu-se como objetivo geral: Entender como ocorre a educação étnico-racial na Escola Estadual Belmiro Macedo Medina, localizada na Vila de Igarapé do Lago “Território Quilombola” Distrito do município de Santana/AP, e como objetivos específicos: Analisar a percepção do professor sobre a educação étnico racial ministrada em escola de área quilombola; Verificar a existência de formação continuada aos professores que atuam em escola de área quilombola; e Identificar as metodologias  utilizadas pelo professor sobre a temática educação étnico racial em escolas de área  quilombola. Dos dados coletados, obteve-se como resultado que 55% dos docentes percebem que não existe educação étnico racial nas escola quilombola. Quanto a formação continuada, 91% dos professores afirmam que não existe formação continuada, e que 80% dos docentes não usam estratégias metodológicas em escolas de áreas quilombolas.

 

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Silva, H. R. da . (2023). Educação Étnica Racial, em escolas localizadas em territórios quilombolas do Amapá a partir da prática e percepção do professor. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 68–80. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/135