Pensamento decolonial

uma revisão sistemática da educação escolar quilombola

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ailton Ramos Figueiredo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Charton Frankson Madureira Nascimento Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Janaina Campos Cardoso Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • José Conceição Paixão Martins Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • José Edvaldo Nogueira Rodrigues Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Kalynne Pantoja Veras Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Marco Antonio Pinheiro da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Pensamento Decolonial, Modernidade, Colonialidade

Resumo

O artigo apresenta estudos sobre pensamento decolonial e suas abordagens nas práticas pedagógicas da educação escolar quilombola. O objetivo consistiu-se em compreender as abordagens que têm sido adotadas pelos professores de escolas quilombolas em relação ao pensamento decolonial. A metodologia consistiu-se em organizar revisão sistemática utilizando o método de pesquisa bibliográfica, a abordagem qualitativa de natureza descritiva. O levantamento de dados identificou amostra de 10 publicações, selecionados por se adequarem aos critérios de inclusão e de exclusão. Nos resultados e discussões buscou-se analisar o conceito de pensamento decolonial nas abordagens teóricas, entender o pensamento decolonial em escolas quilombolas. Concluiu-se que nas abordagens sobre o pensamento decolonial emerge evidenciam que, em escolas quilombolas, os professores quilombolas ou não, buscam desconstruir as estruturas coloniais presentes nas práticas pedagógicas. A educação escolar quilombola representa uma importante luta por reconhecimento, valorização e respeito à cultura e história dos povos afrodescendentes.

 

Referências

DOMINGOS, Thales da Silva. Ensino de física em uma perspectiva decolonial: uma revisão integrativa. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

DUTRA, Débora Santos de Andrade; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Decolonialidade na formação de professores/as e interlocuções no ensino de ciências e matemática: um olhar sobre teses e dissertações. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 8, n. 2, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

PEREIRA, Sandy Aparecida; GODOY, Elenilton Vieira. Decolonialidade na Educação Matemática: uma revisão sistemática de literatura. Amazonia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 19, n. 42, p. 53- 69, 2023.

POSO, Fabiana de Freitas; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: Uma revisão de literatura. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao - PPGE, v. 1, n. 23, p. 1-17, 2021.

RAMOS, Alessandro de Sousa; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. A etnofísica em teses e dissertações: uma revisão na perspectiva decolonial. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 9, n. 21, p. 336-355, 2022.

RIZZO, Tamiris Pereira; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da. Concepções e práticas de educação e saúde da população negra: uma revisão integrativa da literatura brasileira. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. 4, p. 896-910, 2019.

PEREIRA, Sandy Aparecida; GODOY, Elenilton Vieira. Decolonialidade na Educação Matemática: uma revisão sistemática de literatura. Amazonia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 19, n. 42, p. 53- 69, 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes; COSTA, Clayton Pereira. Essencialidade de conteúdos de Matemática e suas relações com o trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Journal of Education Science and Health, v. 3, n. 3, p. 1-12, 2023.

POSO, Fabiana de Freitas; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: Uma revisão de literatura. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao - PPGE, v. 1, n. 23, p. 1-17, 2021.

SANTOS, Yuri Tomaz dos. Perspectivas decoloniais nos estudos culturais em comunicação: uma revisão sistemática. 2021. 116 f. Monografia (Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Viçosa, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Pinto, J. C. ., Figueiredo, A. R., Nascimento, C. F. M. ., Cardoso, J. C. ., Martins, J. C. P. ., Rodrigues, J. E. N. ., Veras, K. P. ., & Silva, M. A. P. da . (2023). Pensamento decolonial: uma revisão sistemática da educação escolar quilombola. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 101–109. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/136