Pensamento decolonial
uma revisão sistemática da educação escolar quilombola
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Pensamento Decolonial, Modernidade, ColonialidadeResumo
O artigo apresenta estudos sobre pensamento decolonial e suas abordagens nas práticas pedagógicas da educação escolar quilombola. O objetivo consistiu-se em compreender as abordagens que têm sido adotadas pelos professores de escolas quilombolas em relação ao pensamento decolonial. A metodologia consistiu-se em organizar revisão sistemática utilizando o método de pesquisa bibliográfica, a abordagem qualitativa de natureza descritiva. O levantamento de dados identificou amostra de 10 publicações, selecionados por se adequarem aos critérios de inclusão e de exclusão. Nos resultados e discussões buscou-se analisar o conceito de pensamento decolonial nas abordagens teóricas, entender o pensamento decolonial em escolas quilombolas. Concluiu-se que nas abordagens sobre o pensamento decolonial emerge evidenciam que, em escolas quilombolas, os professores quilombolas ou não, buscam desconstruir as estruturas coloniais presentes nas práticas pedagógicas. A educação escolar quilombola representa uma importante luta por reconhecimento, valorização e respeito à cultura e história dos povos afrodescendentes.
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