A Educação Quilombola e o novo ensino médio

Autores

  • Francivalda da Silva Davis Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jeorge Crelson Soares Avinte Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Kalynne Pantoja Veras Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Natanael Quadro da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Silvia Helena Neves Barbosa Universidade de lá Integracion de las  Américas –PY  

Palavras-chave:

Adoecimento, Estratégias de controle, de Recusa, conversão, suporte social, distração

Resumo

O presente estudo explana sobre as estratégias de enfrentamento ao adoecimento docente nas escolas municipais de Manaus – AM no ano de 2018. A pesquisa foi aplicada com enfoque quantitativa através de enquetes com nível descritivo. O instrumento utilizado foi a escala Toulousiana de Coping (ETCA), com amostra intencional formado por grupos de 350 professores, de um total de 361 docentes das escolas Municipais de Manaus. Estes professores foram afastados por licença por razoes de adoecimento. De acordo com o objetivo principal deste estudo: Determinar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes das escolas da rede municipal de Manaus – AM, no combate ao adoecimento docente, os professores utilizam, em grande parte de maneira adequada as estratégias de enfrentamento do mal-estar, tanto, o de controle, recusa, conversão, suporte social e distração. Porém, foi observado um número pequeno, mas importante, que não estão fazendo uso suficiente das estratégias de enfrentamento e talvez isso cause retraso na recuperação completa da saúde dos mesmos.

 

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Davis, F. da S. ., Pinto, J. C. ., Avinte, . J. C. S. ., Veras, K. P., Rocha, N. Q. da ., & Barbosa, S. H. N. . (2023). A Educação Quilombola e o novo ensino médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 132–142. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/138