Dificuldades docentes para a inclusão escolar de alunos surdos no ensino médio da Escola Pública Estadual no Município de Macapá, Brasil

Autores

  • Elenize Maria Gonçalves de Oliveira Gauquelin Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Dificuldades docentes, Surdos, Inclusão, Formação especializada, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo trata sobre as  dificuldades docentes para a inclusão escolar de alunos surdos no ensino médio de escolas públicas estadual no município de Macapá, Brasil, em 2022, objetivando descrever as dificuldades docentes para a inclusão dos surdos nas escolas públicas. Metodologicamente, é de abordagem quantitativa, de nível de profundidade descritiva, desenho  não experimental, através da  pesquisa de campo ,com um questionário policotômico  fechado.  Os resultados admitem concluir que os maiores desafios das Dificuldades Docentes para Inclusão Escolar de Surdos são:  Oferecer uma formação inicial e continuada aos docentes;  ofertar um ambiente adaptado, com profissionais qualificados para uma prática pedagógica inclusiva; e promover a comunicação com o surdo de forma mais independente.

 

Biografia do Autor

Elenize Maria Gonçalves de Oliveira Gauquelin, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental, UTIC. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Amapá. 

Referências

BRITO, Maria Durciane Oliveira et al. Avaliação de Aprendizagem e o Aluno Surdo-Um Estudo de Caso na Cidade de Tutóia-MA. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 6, p. 49-54, 2020.

DE OLIVEIRA ADÃO, Alberlice. A inclusão do aluno com deficiência auditiva mediante a utilização da linguagem brasileira de sinais-Libras. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 150-164, 2023.

DE OLIVEIRA, Thabata Fonseca; KELMAN, Celeste Azulay; IVENICKI, Ana. Ensino de Geografia para Surdos: Reflexões Multiculturais. Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 2, p. 631-651, 2020

DOS PASSOS, Yasmin; DOS SANTOS, Weslei; CAMPELO, Wanúbya. Língua de sinais na escola: comunicação como forma de interação entre surdos e ouvintes por meio da libras na escola Luiz Nunes de Direito. Littera Online, v. 9, n. Esp.

FERREIRA, Priscilia Natália Pereira; PORTO, Klayton Santana. Práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com deficiência: um estudo de caso em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e7913-e7913, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa. Revista brasileira de educação especial, v. 23, n. 2, p. 293-308, 2017.

SOUZA, Adriana Alves Novais. A Formação de Professores de Língua Portuguesa para o Ensino de Pessoas Surdas. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 11, n. 1, 2018.

TORRINHA, R. (2018). AP teve aumento no número de matrículas para educação especial em 2017, segundo Censo. Retrieved 29 July 2019.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Gauquelin, E. M. G. de O. . (2023). Dificuldades docentes para a inclusão escolar de alunos surdos no ensino médio da Escola Pública Estadual no Município de Macapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 153–161. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/139