Fatores incidentes na evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos em Escolas Estaduais de Ensino do Município de Macapá, Brasil
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Evasão, Formação DocenteResumo
Este artigo trata sobre o nível de incidência dos fatores familiares, laborais e formação dos docentes na evasão da EJA em escolas do ensino médio no município de Macapá, com objetivo de descrever o nível de incidência dos fatores familiares, laborais e formação dos docentes para a evasão da EJA no ensino médio. Metodologicamente, é de abordagem quantitativa, de nível de profundidade descritiva, desenho não experimental, através da pesquisa de campo, com um questionário policotômico fechado, cujos resultados foram valorados em uma escala de 5 níveis com opções de respostas. Em conclusão, e após de todas as análises e interpretações realizadas, afirma-se que, segundo os participantes da investigação, os fatores familiares, laborais, e de formação docente, apresentam uma incidência média de 85% na evasão da EJA nas escolas investigadas.
Referências
SOARES, Elimar Pimentel; MIRANDA, Paula Reis; DE CARVALHO, Adriano Reder. O PROEJA no IF Sudeste MG–Campus Juiz de Fora: ótica e fazer docente. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e179922-e179922, 2022.
CARVALHO, Flaviana Moreira Silva. Desafios da Prática Pedagógica no Ensino Fundamental: A Relação Professor-Aluno e a Indisciplina. 2020.
DE LIMA, Raimunda Vieira et al. Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 197-209, 2022.
FONSECA, Ana Lucia Barreto da; ARAÚJO, Neuraci Gonçalves. Maternidade precoce: Uma das consequências do abandono escolar e do desemprego. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum, p. 16-22, 2004.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017, p.58.
LOPES, Carla Andréia Bolner. Evasão escolar: reflexos em uma escola de Sinop-Mato Grosso. Revista Eventos Pedagógicos, v. 10, n. 1, p. 139-152, 2019.
LUCAS, Enelício Gonçalves; DE SOUZA, Luciana Santos; DA CRUZ, Keyte Rocha. Educação de Jovens e Adultos: o uso das tecnologias da informação e comunicação. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 196-206, 2023.
SANTOS, Flávia Andréa dos; ABRANCHES, Sérgio Paulino. A EAD e o uso cotidiano das tecnologias digitais: Possibilidade para a formação do professor da EJA. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 919-941, 2016.
SANTOS, I. P. S. A evasão escolar na EJA. Olhares & Trilhas. Colégio de Aplicação da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. MG- Campus Educação Física – 20.1: p.61-72, 20’8.
SANTOS, Leonardo Ferreira de Meneses dos et al. Os principais fatores que contribuem para evasão escolar no ensino de jovens e adultos. 2017.
SILVA, FR da; CAMPOS, V. C. O ensino a distância ao longo das gerações EAD. Revista Compartilhando Saberes, v. 4, p. 127-135, 2016.
TABORDA, Joseane Adriana et al. Consequências da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconômicas entre elas. Cadernos Saúde Coletiva, v. 22, p. 16-24, 2014.