Estratégias de enfrentamento ao adoecimento docente nas escolas Municipais de Manaus, Brasil

Autores

  • Maria Selma da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria do Socorro Leal da Silva Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Palavras-chave:

Adoecimento, Estratégias de controle, de Recusa, conversão, suporte social, distração

Resumo

O presente estudo explana sobre as estratégias de enfrentamento ao adoecimento docente nas escolas municipais de Manaus – AM no ano de 2018. A pesquisa foi aplicada com enfoque quantitativa através de enquetes com nível descritivo. O instrumento utilizado foi a escala Toulousiana de Coping (ETCA), com amostra intencional formado por grupos de 350 professores, de um total de 361 docentes das escolas Municipais de Manaus. Estes professores foram afastados por licença por razoes de adoecimento. De acordo com o objetivo principal deste estudo: Determinar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes das escolas da rede municipal de Manaus – AM, no combate ao adoecimento docente, os professores utilizam, em grande parte de maneira adequada as estratégias de enfrentamento do mal-estar, tanto, o de controle, recusa, conversão, suporte social e distração. Porém, foi observado um número pequeno, mas importante, que não estão fazendo uso suficiente das estratégias de enfrentamento e talvez isso cause retraso na recuperação completa da saúde dos mesmos.

 

Biografia do Autor

Maria Selma da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutora e Mestre em Ciências da Educação/UTIC/UNISAL - Paraguai (2022, 2017), Pós-graduado em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas UNINORTE (2008),Teoria da Educação e Prática docente UFAM/AM (1999). Licençada em ciências com habilidade em Matemática FAFOPST/PE (1993). 

Maria do Socorro Leal da Silva, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Mestre em Ciencias da Educação pela Universidad Autonoma de Assunção – PY (2023).

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Silva, M. S. da ., & Silva, M. do S. L. da . (2023). Estratégias de enfrentamento ao adoecimento docente nas escolas Municipais de Manaus, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 188–200. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/143