Promovendo a inclusão na Educação Infantil: abordagem da alfabetização para crianças surdas

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Aliny Ribeiro Santana Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Liduina Maria Bezerra Façanha Rodrigues Universidad Internacional das Três Fronteras-UNINTER
  • Maria Helena Cruz da Silva Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Manuela Andrade Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Natanael Quadro da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Nelson Noronha de Castro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Regina Celia Oliveira Guimarães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Alfabetização, Surdos, Educação Infantil, Prática inclusiva

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre o tema a inclusão na educação infantil: abordagem da alfabetização para crianças surdas. Em relação ao objetivo geral, propôs-se analisar a inclusão na educação infantil: abordagem da alfabetização para crianças surdas. Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a técnicas de pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, utilizando-se levantamento de dados de livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses. Os dados foram analisados sob o enfoque qualitativo de natureza descritiva. Os resultados obtidos mostram análises sobre a inclusão de surdos na educação infantil, e, metodologias de inclusão de surdos na educação infantil. Concluiu-se que o aluno com deficiência auditiva requer atenção contínua, não apenas durante os períodos de avaliação. Eles precisam ser estimulados a se comunicar e participar plenamente das atividades, não se limitando apenas a um papel passivo na sala de aula. A capacidade desses alunos de se envolverem e progredirem está intrinsecamente ligada ao estímulo oferecido.

 

Biografia do Autor

Jacyguara Costa Pinto, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutor em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, orientador, atualmente professor do UEMOD/SEED. 

Aliny Ribeiro Santana, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Liduina Maria Bezerra Façanha Rodrigues, Universidad Internacional das Três Fronteras-UNINTER

Mestra em Ciencias da educação pela Universidad Internacional das três fronteras-UNINTER. 

Maria Helena Cruz da Silva Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Manuela Andrade Ferreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Natanael Quadro da Rocha, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestrando em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Nelson Noronha de Castro, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestrando em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Regina Celia Oliveira Guimarães, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestra em Ciencias Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Referências

BORGES, I. J. S.; SILVA, N. V. S.; SOARES, Z. C. B. Revisão bibliográfica sobre o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 14, p. 1-23, 2022.

CORRÊA, Alex Carneiro; ARAÚJO, Paulo Anderson de Carvalho. Os desafios do ensino inclusivo de matemática para alunos cegos: uma revisão bibliográfica acerca da alfabetiza-ção geométrica. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) –Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022.

COSTA, D. N. et al. Metodologias inclusivas no Ensino de Biologia para alunos surdos: Uma revisão integrativa. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. 19-39, 2021.

DE OLIVEIRA ADÃO, Alberlice. A inclusão do aluno com deficiência auditiva mediante a utilização da linguagem brasileira de sinais-Libras. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 150-164, 2023.

GONÇALVES, A. R. F. O Intérprete de Língua Gestual Portuguesa e os seus desafios em sala de aula: metodologias a adotar na colaboração Professor-Intérprete. 2018. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

JOSÉ, Alexandre Botelho; PEREIRA, Adriana da Silva Maria; LORENSET, Odimar. Estraté-gias Pedagógicas na Alfabetização/Letramento de Alunos Surdocegos no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva – Estado do Conhecimento – 2006 a 2021. Revista Cocar, v. 18, n. 36, p. 38-59, 2023.

LEAL, Guilherme Tarcísio; GUIMARAES, Fabiane Fantacholi. A inclusão dos surdos no ensi-no regular: uma revisão de literatura. Revista da Pós-graduação UNIFCV, v. 5, n. 2, p. 1-16, 2019.

LUGLI, Luciano Cássio. Prototipagem de soluções tecnológicas, alfabetização matemá-tica na educação infantil e deficiência sensorial. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SOUZA, Jeniffer Thayna Nazaré de. O ensino de literatura visual para alunos surdos: uma revisão Integrativa. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LI-BRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Pinto, J. C. ., Santana, A. R., Rodrigues, L. M. B. F. ., Silva, M. H. C. da S., Ferreira, M. A. ., Rocha, N. Q. da ., Castro, N. N. de ., & Guimarães, R. C. O. . (2023). Promovendo a inclusão na Educação Infantil: abordagem da alfabetização para crianças surdas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 201–210. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/144