A importância do uso de metodologias ativas no curso de serviço social
um relato de experiência
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ensino a Distância, Metodologia de ensinoResumo
O referido trabalho refere-se a um relato de experiência, tendo como objetivo descrever a experiência vivenciada em turmas do curso de serviço social numa a\Instituição de Ensino Superior privada IES. A metodologia ocorreu a partir de observação e aplicação, tendo foco a disciplina de Projeto Integrador Análise institucional e serviço social. Foram utilizados asa seguintes ferramentas tecnológicas tais como: seminário temático, jornal, podcast, dramatizações, exposições interativas, kahoot, gamificação, PLB, vídeos, e mails. A referida disciplina oportunizou aliar a teoria à prática, a partir do momento em que o aluno foi protagonista do ensino, a partir da interação constante, de uma aula inovadora e criativa.
Referências
DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendiza-gem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológi-ca. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.
DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Inte-grado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.
FONSECA, Kátia Pereira. A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC na prática pedagógica para um ensino significativo. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 56-75, 2023.
MELO, L. A.; BEZERRA, M. V. M.; MELO, L. A.; MARTINS, C. M. A.; CORREIA, M. S.; ALBUQUERQUE, R. S. Diálogo sobre construção de um mapa conceitual como re-curso para aprendizagem: relato de experiência. Rev Iberoam Educ Invest Enferm., v. 5, n. 4, p. 50-58, 2015.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
TEOTONIA; MOURA. Metodologias ativas na aprendizagem: um desafio para o pro-fessor do século XXI. Formação Docente e Trabalho Pedagógico: Diálogos Fecundos. Org. Andréa Koachhann. Editora Scotti, Goiânia, 2020. p. 193- 209.