A importância do uso de metodologias ativas no curso de serviço social

um relato de experiência

Autores

  • Emmanuela Suzy Medeiros de Morais Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP
  • Márcio Anderson do Nascimento Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP
  • Renata Costa Alencar Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino a Distância, Metodologia de ensino

Resumo

O referido trabalho refere-se a um relato de experiência, tendo como objetivo descrever a experiência vivenciada em turmas do curso de serviço social numa a\Instituição de Ensino Superior privada IES. A metodologia ocorreu a partir de observação e aplicação, tendo foco a disciplina de Projeto Integrador Análise institucional e serviço social. Foram utilizados asa seguintes ferramentas tecnológicas tais como: seminário temático, jornal, podcast, dramatizações, exposições interativas, kahoot, gamificação, PLB, vídeos, e mails. A referida disciplina oportunizou aliar a teoria à prática, a partir do momento em que o aluno foi protagonista do ensino, a partir da interação constante, de uma aula inovadora e criativa.

 

Biografia do Autor

Emmanuela Suzy Medeiros de Morais , Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP

Doutorado em Educação pela Faculdade Norte do Paraná (2015), Mestre em Educação pela Universidade São Marcos (2012), Especialização em Gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI (2018), Especialização em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. pela Universidade Candido Mendes (2014), Especialista em Psicopedagogia (2011), Especialista em Recursos Humanos e especialista em Marketing, graduação em Serviço Social UNOPAR (2017), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2005). Coordenadora do curso de serviço social da UniFAP - Centro Universitário Paraíso do Ceará. 

Márcio Anderson do Nascimento, Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP

Graduado em Serviço Social (2023) - UniFAP - Centro Universitário Paraíso do Ceará    

Renata Costa Alencar , Centro Universitário Paraíso do Ceará - UniFAP

Graduanda em Serviço Social - UniFAP - Centro Universitário Paraíso do Ceará  Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2008). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade João Calvino e Pós Graduação em Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente é formadora de língua portuguesa pela SME - Secretaria Municipal de Educação de Salitre -CE. Tem experiência como professora de ensino Fundamental e médio na área de Letras, com ênfase em Portuguesa e Literatura.  

Referências

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendiza-gem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológi-ca. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Inte-grado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.

FONSECA, Kátia Pereira. A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC na prática pedagógica para um ensino significativo. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 56-75, 2023.

MELO, L. A.; BEZERRA, M. V. M.; MELO, L. A.; MARTINS, C. M. A.; CORREIA, M. S.; ALBUQUERQUE, R. S. Diálogo sobre construção de um mapa conceitual como re-curso para aprendizagem: relato de experiência. Rev Iberoam Educ Invest Enferm., v. 5, n. 4, p. 50-58, 2015.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

TEOTONIA; MOURA. Metodologias ativas na aprendizagem: um desafio para o pro-fessor do século XXI. Formação Docente e Trabalho Pedagógico: Diálogos Fecundos. Org. Andréa Koachhann. Editora Scotti, Goiânia, 2020. p. 193- 209.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Como Citar

Morais , E. S. M. de ., Nascimento, M. A. do ., & Alencar , R. C. . (2023). A importância do uso de metodologias ativas no curso de serviço social: um relato de experiência. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 211–217. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/145