Além da sala de aula: parcerias entre professor, família e escola na Educação Inclusiva

Autores

  • Antônio Carlos Luiz Aragão Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Parcerias educacionais, Colaboração escola-família

Resumo

O presente artigo científico aborda a Educação Inclusiva e destaca a importância das parcerias entre professor, família e escola, nesse contexto busca-se garantir a educação de qualidade a todos os alunos, independentemente de suas características individuais. A fundamentação teórica revisa conceitos essenciais da Educação Inclusiva, enfatizando o respeito à diversidade e a valorização das diferenças individuais. As parcerias entre os atores educacionais tornam-se fundamentais para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência ou necessidades especiais, bem como de toda a comunidade escolar. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica de autores renomados na área da Educação Inclusiva. Os resultados indicam que a colaboração entre professor, família e escola contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico, social e comportamental dos alunos. Promover um ambiente educacional inclusivo e acolhedor reflete-se positivamente nos resultados alcançados. Em suma, este artigo destaca a relevância das parcerias na Educação Inclusiva e enfatiza a importância de uma abordagem colaborativa para o sucesso de todos os alunos, fortalecendo o compromisso com uma educação de qualidade e igualdade para todos.

 

Biografia do Autor

Antônio Carlos Luiz Aragão, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental, UTIC, PY. 

Referências

AINSCOW, M.; MILES, S. Understanding and Developing Inclusive Practices in Schools: A Collaborative Action Research Network. In: ARMSTRONG, D. et al. (Eds.). Policy and Practice in Education: Local and Global Perspectives. London: Routledge, 2008. p. 121-134.

BARBOSA, D. S.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Parceria entre professor, família e esco-la na promoção da inclusão educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 388-406, jan./mar. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v13i1.9277. Acesso em: 15 jul. 2023.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index for Inclusion: Developing Learning and Participation in Schools. Bristol, England: CSIE, 2002.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendiza-gem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológi-ca. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DE OLIVEIRA, Marciel Costa. O Uso de Tecnologias Assistivas para o Processo de Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 15-25, 2022.

EPSTEIN, J. L. School/family/community partnerships: Caring for the children we share. Phi Delta Kappan, v. 76, n. 9, p. 701-712, 1995.

FLORIAN, L. Special education and school reform in the United States and Britain. International Journal of Inclusive Education, Abingdon, v. 12, n. 4, p. 373-385, July 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603110802086567. Acesso em: 15 jul. 2023.

HALLINGER, P.; HECK, R. H. Collaborative leadership and school improvement: Understanding the impact on school capacity and student learning. School Leadership & Management, v. 30, n. 2, p. 95-110, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13632430903539829. Acesso em: 18 jul. 2023.

HARRY, B.; KALYANPUR, M. Collaborative action research network. In: ARMSTRONG, D.; BARTON, L.; CURTIS, P.; NEUBERGER, C. (Ed.). Policy and Practice in Education: Local and Global Perspectives. London: Routledge, 2008.

HENDERSON, A. T.; MAPP, K. L. A new wave of evidence: The impact of school, family, and community connections on student achievement. National Center for Family & Community Connections with Schools, 2002.

JEYNES, W. H. Parental involvement and student achievement: A meta-analysis. Educa-tional Psychologist, v. 34, n. 3, p. 3-14, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15326985ep3401_1. Acesso em: 19 jul. 2023.

MANTOAN, M.T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moder-na, 2006.

MAPP, K. L.; KUTTNER, P. J. Partners in education: A dual capacity-building framework for family-school partnerships. Harvard Family Research Project, v. 9, n. 1, p. 1-35.

RODRIGUES, L. O que é Educação Inclusiva? Um passo a passo para a inclusão esco-lar. Postado em: 15 de agosto de 2017. Disponível em: https://institutoitard.com.br/o-que-e-educacao-inclusiva-um-passo-a-passo-para-a-inclusao-escolar. Acesso em: 17 jul. 2023.

SANTOS, Antônio Fernando; DE LIMA, Ivanilton Neves; CARVALHO, Marta Régia Pereira. A integração cooperativa como ferramenta pedagógica da educação inclusiva. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 90-98, 2023.

SILVA, A. P. M.; ARRUDA, A. L. M. M. O papel do professor diante da inclusão escolar. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, nº 1, 2014. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Ana_Paula.pdf. Acesso em: 20 julho 2023.

VILLA, R. A.; THOUSAND, J. S. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Aragão, A. C. L. . (2023). Além da sala de aula: parcerias entre professor, família e escola na Educação Inclusiva. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 218–232. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/146