Gestão Democrática na Educação Escolar Quilombola
Palavras-chave:
Conselho Escolar, Gestão Democrática, Educação QuilombolaResumo
O artigo apresenta estudos sobre gestão democrática na educação escolar Quilombola. O objetivo consistiu-se em analisar a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática no contexto da Educação Escolar Quilombola. A metodologia consistiu-se em organizar revisão sistemática utilizando o método de pesquisa bibliográfica, a abordagem qualitativa de natureza descritiva. O levantamento de dados identificou amostra de 10 publicações, selecionados por se adequarem aos critérios de inclusão e de exclusão. Nos resultados e discussões buscou-se analisar os Conselhos Escolares como posição central nas escolas quilombolas, emergindo como agentes impulsionadores da gestão democrática e da participação comunitária. Concluiu-se que o sucesso dos Conselhos Escolares requer um compromisso contínuo com a capacitação dos membros e com a garantia de autonomia frente às autoridades educacionais. Somente através de uma colaboração genuína e um entendimento mútuo, esses conselhos podem realizar plenamente seu potencial transformador, contribuindo para uma educação mais inclusiva, equitativa e culturalmente enriquecedora.
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