Gestão Democrática na Educação Escolar Quilombola

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Aliny Ribeiro Santana Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Liduina Maria Bezerra Façanha Rodrigues Universidad Internacional das Três Fronteras
  • Maria Helena Cruz da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Manuela Andrade Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Natanael Quadro da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Nelson Noronha de Castro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Paulo Ronaldo da Costa Brito Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Conselho Escolar, Gestão Democrática, Educação Quilombola

Resumo

O artigo apresenta estudos sobre gestão democrática na educação escolar Quilombola. O objetivo consistiu-se em analisar a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática no contexto da Educação Escolar Quilombola. A metodologia consistiu-se em organizar revisão sistemática utilizando o método de pesquisa bibliográfica, a abordagem qualitativa de natureza descritiva. O levantamento de dados identificou amostra de 10 publicações, selecionados por se adequarem aos critérios de inclusão e de exclusão. Nos resultados e discussões buscou-se analisar os Conselhos Escolares como posição central nas escolas quilombolas, emergindo como agentes impulsionadores da gestão democrática e da participação comunitária. Concluiu-se que o sucesso dos Conselhos Escolares requer um compromisso contínuo com a capacitação dos membros e com a garantia de autonomia frente às autoridades educacionais. Somente através de uma colaboração genuína e um entendimento mútuo, esses conselhos podem realizar plenamente seu potencial transformador, contribuindo para uma educação mais inclusiva, equitativa e culturalmente enriquecedora.

 

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Pinto, J. C. ., Santana, A. R. ., Rodrigues, L. M. B. F. ., Silva, M. H. C. da ., Ferreira, M. A. ., Rocha, N. Q. da ., Castro, N. N. de ., & Brito, P. R. da C. . (2023). Gestão Democrática na Educação Escolar Quilombola. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 243–253. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/147