Escola de Tempo Integral: Participação docente e colegiada no processo de construção e implementação do currículo de tempo integral. Dissertação (Mestrado).

Autores

  • Anabela Cardoso Freitas Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Currículo de Tempo Integral, Comunidade e Mudança Sociocultural, Formação Docente Continuada

Resumo

Este trabalho de pesquisa descreve a “Escola de tempo integral: participação docente e colegiada no processo de construção e implementação do currículo de tempo integral, na rede pública estadual de ensino, na cidade de Teresina, Piauí, no ano de 2016”. Para tanto, partimos do histórico e antecedentes legais, em seguida apresentamos uma reflexão teórico metodológica, com revisão e levantamento bibliográfico dos principais teóricos sobre currículo e escola de tempo integral. Com o desenvolvimento do estudo, de abordagem quantitativa, com tratamento descritivo, identificamos as respostas dadas pelos docentes e membros dos colegiados escolares sobre currículo, prática pedagógica escolar, verificamos as contribuições da formação continuada para o entendimento sobre currículo de tempo integral, descrevemos a rede de significados e instâncias de poder em relação às possibilidades de um currículo proposto pela comunidade escolar, bem como, verificamos a representação colegiada e os canais de diálogo existentes entre a escola e a comunidade para fins de efetivação dos processos de mudanças socioculturais. Com os procedimentos de pesquisa quantitativa e análise dos resultados, identificamos que os docentes da fase de implantação das escolas de tempo integral (construção em 2009), tiveram uma formação mais consistente sobre o currículo em tempo integral. Nessa fase atual de implementação, não houve para os docentes inseridos, nas escolas transformadas em Tempo Integral, uma formação que atendesse suas necessidades específicas de formação e por isso, não compreendem e não reconhecem as possibilidades de hibridismo, binarismos e de interconexões entre a prática pedagógica e a mudança sociocultural da comunidade. Foi possível descrever que a participação dos docentes e representantes das instâncias colegiadas (conselhos escolares), mesmo já cientes do seu papel, ainda não têm grandes contextos de atuação nos processos decisórios e deliberativos em relação a parte diversificada do currículo, matriz de conteúdo ou discussões dos grandes temas curriculares atuais. À formação continuada no “Chão da escola” têm abordado temas como avaliação, metodologias específicas de ensino, temas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), porém, não contempla estudos específicos para a compreensão do currículo na perspectiva do ensino de tempo integral. A pesquisa mostrou que os membros dos colegiados escolares percebem que a função dos conselhos não deve ser somente regulatória e disciplinar. Contudo, os conselheiros ainda não atuam como atores sociais capazes de propor na escola uma aliança entre a escola e a comunidade, que pode funcionar como um elemento agregador para uma educação cidadã, alternativa, viável, 16 emancipatória para todos os alunos individualmente e para os cidadãos, coletivamente, na sociedade.

 

 

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Freitas, A. C. (2021). Escola de Tempo Integral: Participação docente e colegiada no processo de construção e implementação do currículo de tempo integral. Dissertação (Mestrado). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 1. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/151