O Paradigma Educacional Dominante, período 2020-2022, na Escola Pública Municipal: Difusão, Reinvenção e Modernidades, na cidade de Teresina, Piauí. Tese (Doutorado)

Autores

  • Anabela Cardoso Freitas Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Paradigma educacional, Difusão do conhecimento, Reinvenção das práticas pedagógicas, Modernidades na escola, TIC’s

Resumo

Esta Tese de Doutorado trata sobre “o paradigma educacional dominante, período 2020-2022, na escola pública municipal: difusão, reinvenção e modernidades, na cidade de Teresina-PI, vincula-se a linha de pesquisa da Inovação, do Programa de Pós-Graduação, do Doutorado em Ciências da Educação, da Universidade Tecnológica Intercontinental / PY. Apresenta-se com a pergunta geral, quais os acontecimentos com o paradigma educacional dominante, período 2020-2022, de difusão, de reinvenção e de modernidades, na escola pública de Teresina, Piauí municipal, na cidade, tendo como objetivo geral: Descrever quais os acontecimentos com o paradigma educacional dominante, período de 2020-2022, na escola pública municipal, de difusão, de reinvenção e de modernidades na escola pública municipal, na cidade de Teresina-Piauí. A metodologia desse estudo abrangeu uma amostra de gestores, coordenadores, professores e pais de alunos, das escolas públicas municipais, da cidade de Teresina – Piauí, tendo um recorte do período de 2020-2022, em plena pandemia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa a partir de levantamento, através de enquete, com aplicação de formulário Google e questionário. Quanto aos resultados e discussão, os percentuais mais relevantes evidenciaram que há uma congruência das respostas dos 80% gestores,67% dos pedagogos e 82% dos professores e mais de 65% dos pais de alunos evidenciando que a inserção das TIC’s transforma o paradigma educacional para um paradigma educacional tecnológico, onde conclui-se que aconteceram novos aportes sobre a difusão do conhecimento, reinvenção das práticas pedagógicas e da estrutura curricular e das modernidades na escola através das TIC’s.

 

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Freitas, A. C. (2023). O Paradigma Educacional Dominante, período 2020-2022, na Escola Pública Municipal: Difusão, Reinvenção e Modernidades, na cidade de Teresina, Piauí. Tese (Doutorado). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/153