Nível de aprendizagem na área de Língua Portuguesa dos alunos de 1o ao 5o ano da E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva nos anos de 2017 a 2019

Autores

  • Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Aprendizagem, Leitura, Oralidade, Escrita, Práticas

Resumo

A pesquisa visa descrever o nível de aprendizagem na área da Língua Portuguesa dos alunos de 1º ao 5º ano e tomou como referência a escola pública estadual Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva, localizada na Zona Sul do município de Macapá-AP, Brasil, com o intuito de descrever o nível de aprendizagem da leitura, oralidade, escrita e práticas. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza descritiva e caráter não experimental. Desse modo, será apresentado uma análise dos resultados obtidos a partir da análise de resultados acadêmicos de 189 alunos de 1º ao 5º ano e, de questionários aplicados à uma população de 10 professores e 02 pedagogos. A partir da análise dos resultados, conclui- se que o nível de aprendizagem na área de Língua Portuguesa dos alunos de 1º ao 5º ano da E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva, avançou em 77% de acordo com a ficha de acompanhamento do nível de aprendizagem dos alunos 1º ao 5º ano de 2019. A ficha de acompanhamento utilizada pelos professores da E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva, foi elaborada com base nos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), referente aos níveis de aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutora em Ciências da Educação - UTIC, Mestre em Ciências da Educação - UTIC, Especialista em Tecnologias na Educação - PUC-RIO, Licenciada Plena em Pedagogia - UNIFAP.

Referências

ARAÚJO, Márcia Baiersdorf. Ensaio sobre a aula: narrativas e reflexões da docência.

Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Pesquisa e Prática Profissional em Pedagogia).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e

documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.

BARON, Anton. Guía de elaboración de trabajos de culminación de carreras de grado y programas de Posgrado. Fernando de La Mora, Paraguay, 2022.

BRODBECK, Jane Thompson. A história da leitura. In: Jane Thompson Brodbeck, Antônio José Henrique Costa, Vanessa Loureiro Correa. Estratégias de leitura em língua portuguesa. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Série por dentro do texto).

CARDOSO, Aliana Anghinoni; CORRÊA, Vivian Anghioni Cardoso. Professores por acesso, ex-alunos por sorte! O processo de constituição da docência na educação profissional. In: Jussara Santos Pimenta; Juracy Machado Pacífico; Filomena Maria de Arruda Monteiro; José Lucas Pedreira Bueno. (org.). Docência, formação e práticas: experiências e pesquisas. 1ª ed. Jundiaí/SP: Paco, 2019, p. 138 – 155.

CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série psicologia em sala de aula)

COSTA, Antônio José Henrique. O ensino da leitura no contexto escolar. BRODBECK, Jane Thompson. COSTA, Antônio José Henriques. CORREA, Vanessa Loureiro. (org.). In: Estratégias de leitura em língua portuguesa. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 115-124. (Série Por Dentro do Texto).

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

DE MORAIS, Aldair Coimbra. Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 90-107, 2022.

FABRICIO, Ana Maria Junqueira. História da literatura universal. Curitiba: InterSaberes, 2014. (Série Literatura em Foco).

FÁVERO, Leonor Lopes. ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O. AQUINO, Zilda. Reflexões sobre oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa. in: ELIAS, Vanda Maria (org.) Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021. p. 13-27.

FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Tradução Diana Miriam Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999. 304 p.

GODOY, Elena. DIAS, Luzia Schalkoski. Psicolinguística em foco: linguagem – aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997

QUADROS, Deisily de. Metodologia do ensino da literatura juvenil. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Literatura em Foco).

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SILVA, Rita do Carmo Polli da. A linguística textual e a sala de aula. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Língua Portuguesa em Foco)

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022. 352 p.

TIEPOLO, Elisiani Vitória. Falar, ler e escrever na escola: práticas metodológicas para o ensino de língua portuguesa. Curitiba: InterSaberes, 2014. (Série Língua Portuguesa em Foco).

VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da alfabetização. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Série Metodologias)

Downloads

Publicado

2023-10-07

Como Citar

Martins, A. L. da C. F. . (2023). Nível de aprendizagem na área de Língua Portuguesa dos alunos de 1o ao 5o ano da E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva nos anos de 2017 a 2019. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 295–306. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/155