Contribuição das Práticas de Ecoalfabetização em Escolas do Bairro Farolândia em Aracajú/Sergipe. Tese (Doutorado)

Autores

  • José Gicelmo Melo Albuquerque Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

práticas de ecoalfabetização, práticas educativas, educação, ambiental, ecologia, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo concentra-se em analisar o impacto das práticas de ecoalfabetização realizadas no Ensino Fundamental na educação ambiental dos alunos do bairro Farolândia, na cidade de Aracaju, SE - Brasil. Neste sentido, a educação ambiental torna-se principal elemento potencializador das práticas educativas realizadas nas escolas, sobre a formação de cidadãos conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente. Para este estudo partimos de uma metodologia quantitativa de carácter descritivo. Como instrumento realizamos um questionário semiestruturado validado em seu conteúdo por expertos da temática investigada, e aplicado a uma amostra de 160 alunos do ensino Fundamental e 36 professores de escolas públicas e particulares. A análise dos dados foi realizada com a utilização do programa estatístico SPSS - versão 25. Em conclusão, após uma análise sobre os dados coletados, comprovamos que existe um impacto nas práticas de ecoalfabetização realizadas no Ensino Fundamental na educação ambiental, assim como, uma conscientização da necessidade de ampliar estas práticas ecológicas e além disso, promover uma mudança de atitudes frente a natureza.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

Albuquerque, J. G. M. . (2023). Contribuição das Práticas de Ecoalfabetização em Escolas do Bairro Farolândia em Aracajú/Sergipe. Tese (Doutorado). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/156