Pertinência das estratégias avaliativas aplicadas pelos docentes da Língua Portuguesa no 1o ano do Ensino Fundamental, em 2022, no município de Ferreira Gomes, Amapá, Brasil

Autores

  • Lucinete Sabino de Lima Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Estratégias de Avaliação, Língua Portuguesa, Pertinência, Avaliação da leitura, Avaliação da Escrita, Avaliação da compreensão de texto

Resumo

Esta investigação trata sobre as Estratégias de Avaliação da Língua Portuguesa. O problema abordado refere a Pertinência das Estratégias Aplicadas na Prática Avaliativa pelos docentes no Ensino da Língua Portuguesa no 1º ano do  Ensino Fundamental no Município de Ferreira Gomes-AP, 2022. A investigação  adota um foco quantitativo, de nível de profundidade descritiva, com desenho de cunho não experimental. Como procedimento de coleta de dados foi aplicada uma enquete com questionário policotômico fechado.  A população da pesquisa no âmbito institucional abrange 80 (oitenta) professores no 1º ano do ensino fundamental em três (3) escolas do Município de Ferreira Gomes-AP. A partir dos dados coletados, analisados e classificados, o resultado das três dimensões investigadas sobre a pertinência das estratégias avaliativas aplicadas, deu como resultado os seguintes quantitativos: leitura com 36% para (QS: Quase sempre), 36% para (S: Sempre); escrita 43% para (QS: Quase Sempre), 35% para (S: Sempre); e, compreensão de texto 43% para (QS: Quase Sempre), 35% para (S: Sempre). Tais resultados, permitem concluir que, as estratégias aplicadas na Prática Avaliativa pelos docentes no Ensino da Língua Portuguesa, no 1º ano do Ensino Fundamental no Município de Ferreira Gomes, Estado do Amapá, Brasil, no ano 2022 são altamente pertinentes.

 

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

Lima, L. S. de . (2023). Pertinência das estratégias avaliativas aplicadas pelos docentes da Língua Portuguesa no 1o ano do Ensino Fundamental, em 2022, no município de Ferreira Gomes, Amapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 307–317. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/157