A Importância da Atividade Lúdica na Educação Inclusiva

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ivana de Vasconcelos Sepeda Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Luciene Pereira Nery Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Ferreira Mendonça Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lindalva Pantoja de Queiroz Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Virgínia Castilho de Moraes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Marlyene Carvalho Monteiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Noemia Costa de Matos Universidad Internacional Três Fronteiras

Palavras-chave:

Ludicidade, Diversidade, Inclusão Escolar, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que aborda a relevância da atividade lúdica, do jogo e da brincadeira como ferramentas pedagógicas para a integração de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 23 de dezembro de 1996), que reconhece a Educação Inclusiva como uma modalidade de ensino destinada a estudantes com necessidades especiais. Os principais autores analisados neste estudo, como Mantoan (2003), Mazzotta (1993) e Kuhlmann (2000), destacam o valor terapêutico e pedagógico do ato de brincar. Eles enfatizam como o brincar pode facilitar a aceitação e a integração entre indivíduos, promovendo um ambiente de harmonia, melhorando a comunicação e criando uma atmosfera de alegria na convivência. Além disso, o espírito lúdico é apontado como uma ferramenta poderosa para superar desafios e dificuldades.

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Publicado

2023-10-10

Como Citar

Pinto, J. C. ., Sepeda, I. de V. ., Nery, . L. P. ., Mendonça, L. F. ., Oliveira, . . L. P. de Q. ., Moraes, . M. V. C. de ., Monteiro, . M. C. ., & Matos, . . N. C. de . (2023). A Importância da Atividade Lúdica na Educação Inclusiva. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 330–342. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/158