A Importância da Atividade Lúdica na Educação Inclusiva
Palavras-chave:
Ludicidade, Diversidade, Inclusão Escolar, Educação InclusivaResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que aborda a relevância da atividade lúdica, do jogo e da brincadeira como ferramentas pedagógicas para a integração de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 23 de dezembro de 1996), que reconhece a Educação Inclusiva como uma modalidade de ensino destinada a estudantes com necessidades especiais. Os principais autores analisados neste estudo, como Mantoan (2003), Mazzotta (1993) e Kuhlmann (2000), destacam o valor terapêutico e pedagógico do ato de brincar. Eles enfatizam como o brincar pode facilitar a aceitação e a integração entre indivíduos, promovendo um ambiente de harmonia, melhorando a comunicação e criando uma atmosfera de alegria na convivência. Além disso, o espírito lúdico é apontado como uma ferramenta poderosa para superar desafios e dificuldades.
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