Estratégia da educação intercultural crítica para mitigar os efeitos da dominação capitalista e favorecer a inclusão social Waimiri-Atroari
Palavras-chave:
Desafios indígenas, Dominação capitalista, Educação intercultural crítica, Inclusão social, Waimiri-AtroariResumo
No Brasil, particularmente na Amazônia, os desafios enfrentados pelas questões indígenas são graves, incluindo discriminação, invasões de territórios e genocídio. O povo indígena Waimiri-Atroari, que vive na floresta amazônica, enfrenta os impactos da dominação capitalista e das políticas de integração forçada. A educação pública local apresenta dificuldades, como a falta de aplicação adequada da pedagogia social crítica, a escassez de estratégias para compreender os efeitos da dominação capitalista e a comunicação insuficiente dos valores culturais indígenas. Nesse contexto, este estudo busca desenvolver uma estratégia de educação intercultural crítica (EIC) em 2023 para mitigar os efeitos da dominação capitalista e promover a inclusão social dos Waimiri-Atroari no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. A pesquisa adotou uma abordagem inter e transdisciplinar, considerando a relação da pedagogia social crítica com disciplinas como Psicologia Social, Sociologia da Educação, Serviço Social, Pedagogia Geral, Filosofia e História. A estratégia de EIC busca conscientizar sobre a ideologia opressora, promover a autodeterminação dos indígenas e superar as dificuldades identificadas, promovendo um diálogo harmonioso entre as diferentes culturas presentes na região.
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