Estratégia da educação intercultural crítica para mitigar os efeitos da dominação capitalista e favorecer a inclusão social Waimiri-Atroari

Autores

  • Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Desafios indígenas, Dominação capitalista, Educação intercultural crítica, Inclusão social, Waimiri-Atroari

Resumo

No Brasil, particularmente na Amazônia, os desafios enfrentados pelas questões indígenas são graves, incluindo discriminação, invasões de territórios e genocídio. O povo indígena Waimiri-Atroari, que vive na floresta amazônica, enfrenta os impactos da dominação capitalista e das políticas de integração forçada. A educação pública local apresenta dificuldades, como a falta de aplicação adequada da pedagogia social crítica, a escassez de estratégias para compreender os efeitos da dominação capitalista e a comunicação insuficiente dos valores culturais indígenas. Nesse contexto, este estudo busca desenvolver uma estratégia de educação intercultural crítica (EIC) em 2023 para mitigar os efeitos da dominação capitalista e promover a inclusão social dos Waimiri-Atroari no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. A pesquisa adotou uma abordagem inter e transdisciplinar, considerando a relação da pedagogia social crítica com disciplinas como Psicologia Social, Sociologia da Educação, Serviço Social, Pedagogia Geral, Filosofia e História. A estratégia de EIC busca conscientizar sobre a ideologia opressora, promover a autodeterminação dos indígenas e superar as dificuldades identificadas, promovendo um diálogo harmonioso entre as diferentes culturas presentes na região.

 

Biografia do Autor

Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela FAFOPST/PE (1987). Especialista em Metodologia do Ensino Superior FESPE/PE (1989). Especialista em Psicopedagogia NILTON LINS-UNINILTON/AM (2003). Mestrado em Educação pelo PPGE - FACED/UFAM (2009). Pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado: EDUCAÇÃO E TRABALHO COMO FATORES DE TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS NA SOCIEDADE INDÍGENA WAIMIRI-ATROARI. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental, UTIC, (2023). pesquisa desenvolvida no curso de doutorado: ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA PARA MITIGAR OS EFEITOS DA DOMINAÇÃO CAPITALISTA E FAVORECER A INCLUSÃO SOCIAL WAIMIRI-ATROARI. Possui experiência com o magistério indígena, participou como Professora Assistente, no Curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Participou como professora, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), pela Faculdade de Educação-FACED, da Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM). Cursando o pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pedagógica Enrique José Varona na cidade de Havana Cuba.

Referências

SOUSA, Antônia L. Menezes; SOUSA, Pollyanna Menezes; SOUZA, Tainá Menezes. Los pueblos indígenas Waimiri-Atroari y la expansión de grandes proyectos capitalistas en la Amazonía brasileña. Batey: Revista Cubana de Antropología Sociocultural, v. 13, n. 1, p. 53-70, 2020.

SOUSA, Antônia L. Menezes. Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000. Tese de Mestrado, Universidade Federal do Amazonas, Brasil, 2009.

SOUSA, Antônia L. Menezes. Estratégia da educação intercultural crítica para mitigar os efeitos da dominação capitalista e favorecer a inclusão social Waimiri-Atroari. Tese de Doutorado, Universidade Tecnológica Intercontinental, Paraguai, 2023.

Vargas, Murillo Gavino. Estrategias educativas y tecnología digital en el proceso enseñanza aprendizaje. Cuadernos Hospital de Clínicas, v. 61, n. 1, p. 114-129, 2020.

Ausubel, David. Adquisición y retención del conocimiento. Una perspectiva cognitiva. Barcelona, España: Paidós, 2002.

COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-PED, v. 2, n. 1, p. 144-152, 2012.

TOBÓN, Sergio. Formación integral y competencias. Colombia: ECOE, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LUHMANN, Niklas. Introducción a la teoría de sistemas. Reís, v. 85, n. 99, p. 315-367, 1996.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Sousa, A. L. M. de. (2023). Estratégia da educação intercultural crítica para mitigar os efeitos da dominação capitalista e favorecer a inclusão social Waimiri-Atroari. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 342–362. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/159