Pensar pelo viés das representações sociais, na figura do professor protagonista

Autores

  • Antonio Carlos Magalhães de Menezes Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Manaus - SEMED

Palavras-chave:

representações sociais, educação, professor protagonista, escola, aluno

Resumo

O presente artigo tem por objetivo pensar pelo viés das Representações Sociais, tendo como foco o protagonismo do professor no interior das escolas além de envolver alunos e comunidade, pois, pensar a Representações Sociais é envolver muitos atores nessa dinâmica. Logo quando se propõe trabalhar uma temática voltada para as representações sociais surge a necessidade de envolvimento imediato do professor com a realidade que o cerca. Nesta ótica, foi possível viajar em memórias de Representações Sociais que de fato fazem a diferença em uma realidade, logo a escola tem papel de destaque nesta proposta de transformação, e o professor é foco central nessa dinâmica. Atrelado a tudo isso, temos um vasto campo a ser explorado; o universo dos alunos que vai além de sua vivencia em sala de aula, e explora a sua realidade cotidiana que chega até a comunidade escolar. É a educação mais uma vez a serviço da sociedade, pois, a escola surge efetivamente como um potencial espaço de representação social. Neste olhar, foi possível focar em autores que deram atenção para esta dinâmica e valorizaram o ambiente escolar, bem como todos os que nele estão envolvidos (alunos, professores e comunidade escolar de uma forma geral).  A proposta deste trabalho vem fomentar o pensamento social e contribuir efetivamente no contexto das representações sociais e sua importância para a educação, no foco do homem como centro de todo esse conhecimento. Hoje nas escolas temos um professor desmotivado fruto de políticas e representações sociais equivocadas e andaram para trás, e que hoje propõem uma mudança no intuito de transformação social por meio da educação. A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica, exploração de pesquisas científicas e artigos voltados para essa temática.

 

Biografia do Autor

Antonio Carlos Magalhães de Menezes, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Manaus - SEMED

É graduado em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI; graduado em NORMAL SUPERIOR pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA; graduado em HISTÓRIA pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI; graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM; graduado em FILOSOFIA pelo Centro Universitário – ETEP; é TECNOLÓGO EM LOGISTICA pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR; Especialista em PSICOPEDAGOGIA pela Faculdade Salesiana Dom Bosco/FSDB; especialista em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR pela Faculdade TÀHIRIH, especialista em METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade do Estado do Amazonas -UEA; especialista GESTÃO ESCOLAR pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; possui especialização em DIREITO ADMINISTRATIVO E LICITAÇÕES pela Faculdade da Serra Geral; é Mestre em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Pela Universidade de La Integracion da las Américas – UNIDA PARAGUAY. Atualmente é professor da rede municipal de ensino na Cidade de Manaus/SEMED, e pedagogo na rede estadual/SEDUC, e trabalha no Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação/SEMED.

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

Menezes, A. C. M. de. (2023). Pensar pelo viés das representações sociais, na figura do professor protagonista. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 363–373. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/161