Tendências Históricas da Pedagogia Indígena no Território Waimiri-Atroari, Município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil

Autores

  • Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Maria do Socorro Leal da Silva Rede Municipal de Educação do município de Presidente Figueiredo, AM

Palavras-chave:

Educação Indígena, Dominação capitalista., Educação intercultural crítica, Inclusão social, Waimiri-Atroari

Resumo

No Brasil e, mais especificamente, na Amazônia brasileira, ainda é um desafio enfrentar as questões indígenas relacionadas às diversas formas de discriminação existentes, invasões dos territórios ancestrais e genocídios indígenas. No caso do povo Waimiri-Atroari, a dominação capitalista em seu território foi marcada por violentas incursões do Estado e suas políticas de rápida integração dos povos indígenas ao modelo de produção capitalista. Para enfrentar esse desafio, é essencial compreender a evolução da pedagogia educacional ao longo do tempo no território indígena Waimiri-Atroari, localizado no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. Além disso, é importante conhecer as principais tendências históricas em relação ao tipo de educação predominante, os efeitos da dominação capitalista nesse território e até que ponto a educação tem contribuído para a inclusão social dessa etnia. Como resultado, o objetivo deste estudo foi identificar as tendências históricas da pedagogia social que fundamentam a educação intercultural crítica, capaz de mitigar os efeitos da dominação capitalista e promover a inclusão social dos Waimiri-Atroari.

 

Biografia do Autor

Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela FAFOPST/PE (1987). Especialista em Metodologia do Ensino Superior FESPE/PE (1989). Especialista em Psicopedagogia NILTON LINS-UNINILTON/AM (2003). Mestrado em Educação pelo PPGE - FACED/UFAM (2009). Pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado: EDUCAÇÃO E TRABALHO COMO FATORES DE TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS NA SOCIEDADE INDÍGENA WAIMIRI-ATROARI. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental, UTIC, (2023). pesquisa desenvolvida no curso de doutorado: ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA PARA MITIGAR OS EFEITOS DA DOMINAÇÃO CAPITALISTA E FAVORECER A INCLUSÃO SOCIAL WAIMIRI-ATROARI. Possui experiência com o magistério indígena, participou como Professora Assistente, no Curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Participou como professora, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), pela Faculdade de Educação-FACED, da Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM). Cursando o pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pedagógica Enrique José Varona na cidade de Havana Cuba.

Maria do Socorro Leal da Silva, Rede Municipal de Educação do município de Presidente Figueiredo, AM

Possui graduação em CIÊNCIAS NATURAIS pela Universidade Estadual do Ceará (1987), graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS pela Universidade Nilton Lins (2006) e mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ASUNCION (2021). Atualmente é professora da PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Sousa, A. L. M. de ., & Silva, M. do S. L. da. (2023). Tendências Históricas da Pedagogia Indígena no Território Waimiri-Atroari, Município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 394–410. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/163