Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Matemática: 1o questão de cada prova da OBMEP nível 3, no período de 2013 - 2023

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Adonai Roberto de Oliveira Narciso Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Ana Leticia Gomes de Araújo Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Elijamerson Lourenço dos Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Ellen Jaiany dos Santos Viana Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Gabriel Felipe da Silva Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Guilherme Henrique de Lima Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Givanildo Lourenço de Farias Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Helysson Daniel Ferreira da Silva Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Matheus dos Santos Luna Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Miguel Andrade Moura Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

OBMEP, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

O trabalho objetivou utilizar de problemas olímpicos como prática metodológica no processo de ensinar e aprender Matemática, utilizando uma importante abordagem das tecnologias educacionais chamado Resolução de Problemas. Com esse panorama, o estudo propõe-se discutir a resolução de problemas matemáticos, particularmente a primeira questão de cada prova, nível 3, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, no período de 2013 - 2023, despertando professores e alunos da necessidade de mudanças na prática de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Este estudo é de cunho experimental e descritivo. A pesquisa de campo contou com a participação de 10 estudantes do curso técnico integrado de informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Por conseguinte, por intermédio do referido estudo nota-se uma demanda de promover uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos diversos níveis da Educação Básica, perante uma perspectiva de mudança do modelo atual, ativamente tradicional, para uma prática metodológica onde professor e aluno assimilem que o ato de ensinar e o ato de aprender por Resolução de Problemas.

 

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador. Matemático. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática. Mestre em Estatística. Professor Titular do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo. Líder do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Adonai Roberto de Oliveira Narciso, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Ana Leticia Gomes de Araújo, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Elijamerson Lourenço dos Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Ellen Jaiany dos Santos Viana, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Gabriel Felipe da Silva Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Guilherme Henrique de Lima, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Givanildo Lourenço de Farias, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Helysson Daniel Ferreira da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Matheus dos Santos Luna, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Miguel Andrade Moura, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Referências

ALLEVATO, Norma SG; ONUCHIC, Lourdes R. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas¹. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 33, n. 55, p. 133-156, 2009.

DA SILVA, Luciano Martins. Jogos nas Aulas de Matemática: Novas Metodologias da Aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 194-205, 2022.

DA SILVA SANTOS, Victor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do cálculo lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem , v. 237-245, 2023.

DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

DOS SANTOS, Jéssica Taynara Martins et al. Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 111-124, 2022.

OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Disponível em: https://www.obmep.org.br/

PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma proposta metodológica no processo ensino e aprendizagem de matemática na educação básica: Uma contribuição de leonard euler na solução do problema das sete pontes de königsberg. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A Revista de Engenharia e Ciências Exatas , v. 8, n. 6, pág. 14609-01e, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Recomendações de um conceito intuitivo de derivadas em funções polinomiais do 1o e 2o graus, aplicados na cinemática: um processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 13, n. 1, p. 1806-1819, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Teoria das Decisões Independentes como material pedagógico complementar nos livros didáticos de Matemática na Educação Básica: um estudo sobre o Equilíbrio de Nash. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 6, p. 5266-5278, 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Mathematics teacher's continuing education in Professional and Technological Education: concepts and questions: Formação continuada do professor de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questionamentos. Concilium, v. 23, n. 13, p. 355-363, 2023.

ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 299-311, 2012.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; BARBOSA, Ana. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, v. 24, n. 2, p. 39-60, 2015.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Pontes, E. A. S., Narciso, A. R. de O. ., Araújo, A. L. G. de ., Santos, E. L. dos ., Viana, E. J. dos S. ., Santos, G. F. da S., Lima, G. H. de ., Farias, G. L. de ., Silva, H. D. F. da ., Luna, M. dos S. ., & Moura, M. A. . (2023). Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Matemática: 1o questão de cada prova da OBMEP nível 3, no período de 2013 - 2023. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 411–419. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/164