Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Matemática: 1o questão de cada prova da OBMEP nível 3, no período de 2013 - 2023
Palavras-chave:
OBMEP, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Resolução de ProblemasResumo
O trabalho objetivou utilizar de problemas olímpicos como prática metodológica no processo de ensinar e aprender Matemática, utilizando uma importante abordagem das tecnologias educacionais chamado Resolução de Problemas. Com esse panorama, o estudo propõe-se discutir a resolução de problemas matemáticos, particularmente a primeira questão de cada prova, nível 3, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, no período de 2013 - 2023, despertando professores e alunos da necessidade de mudanças na prática de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Este estudo é de cunho experimental e descritivo. A pesquisa de campo contou com a participação de 10 estudantes do curso técnico integrado de informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Por conseguinte, por intermédio do referido estudo nota-se uma demanda de promover uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos diversos níveis da Educação Básica, perante uma perspectiva de mudança do modelo atual, ativamente tradicional, para uma prática metodológica onde professor e aluno assimilem que o ato de ensinar e o ato de aprender por Resolução de Problemas.
Referências
ALLEVATO, Norma SG; ONUCHIC, Lourdes R. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas¹. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 33, n. 55, p. 133-156, 2009.
DA SILVA, Luciano Martins. Jogos nas Aulas de Matemática: Novas Metodologias da Aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 194-205, 2022.
DA SILVA SANTOS, Victor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do cálculo lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem , v. 237-245, 2023.
DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.
DOS SANTOS, Jéssica Taynara Martins et al. Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 111-124, 2022.
OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Disponível em: https://www.obmep.org.br/
PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma proposta metodológica no processo ensino e aprendizagem de matemática na educação básica: Uma contribuição de leonard euler na solução do problema das sete pontes de königsberg. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A Revista de Engenharia e Ciências Exatas , v. 8, n. 6, pág. 14609-01e, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Recomendações de um conceito intuitivo de derivadas em funções polinomiais do 1o e 2o graus, aplicados na cinemática: um processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 13, n. 1, p. 1806-1819, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Teoria das Decisões Independentes como material pedagógico complementar nos livros didáticos de Matemática na Educação Básica: um estudo sobre o Equilíbrio de Nash. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 6, p. 5266-5278, 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Mathematics teacher's continuing education in Professional and Technological Education: concepts and questions: Formação continuada do professor de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questionamentos. Concilium, v. 23, n. 13, p. 355-363, 2023.
ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 299-311, 2012.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; BARBOSA, Ana. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, v. 24, n. 2, p. 39-60, 2015.