Ferramentas digitais na formação continuada do professor

como potencializar a aprendizagem com tecnologia

Autores

  • Luiques Tunes Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Isabel Cristina Santana Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Fabiana Mendes Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Sabrina Araújo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Formação continuada do professor, ferramentas digitais, aprendizagem com tecnologia, desafios e benefícios, atualização profissional

Resumo

Este artigo discute a importância do desenvolvimento profissional contínuo para professores e o papel das ferramentas digitais na melhoria de sua aprendizagem. O artigo destaca os desafios enfrentados pelos professores na utilização efetiva das ferramentas digitais na sala de aula devido à falta de suporte e equipamentos danificados. No entanto, a incorporação de recursos digitais na educação pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora tanto para professores quanto para alunos. O artigo enfatiza a necessidade de as instituições fornecerem o suporte e treinamento necessários aos professores para se adaptarem ao uso de ferramentas digitais na educação. O uso de ferramentas digitais na formação profissional contínua de professores oferece inúmeros benefícios, como acesso a informações atualizadas, experiências de aprendizagem interativas e colaboração com outros profissionais. O artigo também destaca a importância da reflexão crítica e da mudança de atitude em relação ao uso de ferramentas digitais na educação. O artigo conclui que o desenvolvimento profissional contínuo é essencial para que os professores acompanhem as demandas em constante mudança da sociedade e da educação, e o uso de ferramentas digitais pode aprimorar sua experiência de aprendizagem e ensino.

Palavras-chaves: ; ; ; ; .

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, p. 327-340, 2003.

ALMEIDA, M. E. B. et al. Tecnologias digitais na educação: formação de professores em perspectiva. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

ALMEIDA, M. S. Aplicativos educacionais: uma análise sobre o uso de aplicativos no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2017.

BARRETO, R. G. Formação continuada de professores e tecnologias digitais: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 11(1), 43-59, 2012.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Zahar, 2013.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

FREITAS, Adriano Vargas; LEITE, Lígia Silva. Tecnologias digitais na formação continuada do professor da rede estadual do Rio de Janeiro: impactos e desafios. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, 2013.

FULLAN, M. The new meaning of educational change. Teachers College Press, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2003.

LIMA, A. B. Formação continuada de professores: desafios e possibilidades no contexto digital. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-16, 2018.

LIMA, A. et al. O uso de aplicativos educacionais na formação continuada de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 46, p. 1-19, 2018.

LIMA, A. M. et al. Impacto da utilização de aplicativos educacionais na formação continuada de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 1, 2018.

MAIA, Maria Suely Deganutti; JACOMELLI, Milleni Kelly; BINDELA, Elda Maria Ferreira. O Uso das Plataformas Digitais como Promovedoras no Ensino e Aprendizagem do Ensino Médio. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 265-273, 2022.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2013.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, n. 1, p. 7-26, 2015.

OLIVEIRA, M. F. Comunidades virtuais de aprendizagem: um caminho para a formação continuada de professores. Educação em Perspectiva, v. 10, n. 2, p. 195-212, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Mathematics teacher's continuing education in Professional and Technological Education: concepts and questions: Formação continuada do professor de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questionamentos. Concilium, v. 23, n. 13, p. 355-363, 2023.

RAMOS, Jhoab Fernandes; DO ROSÁRIO, Ester Silva; DO ROSARIO, Samuel Antonio Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM BRAGANÇA-PA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 4, p. 3774-3796, 2023.

SANTOS, C. M. Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais: Desafios e Possibilidades. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.

SANTOS, J. A. Formação continuada de professores mediada por tecnologias digitais: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1-19, 2020.

SANTOS, M. et al. Redes sociais educacionais: impacto na formação continuada de professores. Educação em Foco, v. 25, n. 3, p. 123-140, 2020.

SANTOS, Weber Miranda; NETO, Izidorio Paz Fernandes. Os desafios do ensino remoto em tempos pandêmicos: o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e405101523474-e405101523474, 2021.

SILVA, A. B. Tecnologias Digitais e Formação Continuada de Professores: Possibilidades de Inovação na Educação. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, v. 26, n. 1, p. 1–14, 2019.

SILVA, J. et al. Plataformas online de aprendizagem: impacto na formação continuada de professores. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, v. 22, n. 2, p. 1-15, 2019.

SILVA, M. F.; FERNANDES, C. C. Aplicativos educacionais: uma análise do potencial pedagógico e dos desafios para a sua utilização na educação básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 2, p. 92-107, 2018.

SILVA, L. A. Formação continuada de professores mediada por tecnologias digitais: potencialidades e desafios. Educação & Linguagem, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Marcelo Tas Obra: "Nunca Antes na História deste País" Editora: Panda Books Ano: 2018

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Ferreira, L. T. ., Santana, I. C. ., Mendes, F. ., & Araújo, S. . (2023). Ferramentas digitais na formação continuada do professor: como potencializar a aprendizagem com tecnologia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 420–436. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/165