Ferramentas Tecnológicas visuais como suporte de aprendizagem para os alunos surdos

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Albaci Lobato Pinheiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Antonia Maria Gomes Travassos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Janaina Campos Cardoso Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jackline Queiroz do Nascimento Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Luciene Pereira Nery Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Regina Celia de Oliveira Guimarães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Surdos, Mídias

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar se os professores conhecem a lei e fazem uso do computador no processo ensino aprendizagem dos alunos surdos. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e exploratória e abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram análises sobre a deficiência do processo educacional e inclusivo dos alunos surdos no Brasil, o trabalho educacional com mídias e recursos tecnológicos aos alunos surdos, e o uso das mídias como plano de aula na língua de sinais. Concluiu-se que para a real inserção do uso dos computadores no contexto escolar dos surdos, se faz necessário um trabalho muito profundo em diferentes estratégias e situações, tais como: para obter notícias rápidas, realizar trabalhos, e facilitar a comunicação dos surdos tornando-se uma importante ferramenta na educação de surdos.

 

Referências

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. A geração do audiovisual e do computador. São Paulo:Paulinas, 1989.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

BRITO, Maria Durciane Oliveira et al. Um estudo bibliográfico sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE para alunos surdos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 276-285, 2023.

DE OLIVEIRA GAUQUELIN, Elenize Maria Gonçalves. Dificuldades docentes para a inclusão escolar de alunos surdos no ensino médio da Escola Pública Estadual no Município de Macapá, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 153-161, 2023.

DEMO, Pedro. O porvir: desafio das linguagens do século XXI. 20 ed.Curutiba; Ibpex, 2007.

FILHO, T.A.G, DAMASCENO, L.L. Tecnologias Assistivas na Educação Especial. Revista presença pedagógica,Belo Horizonte: dimensão, 2003.

FREITAS, L. C. A Internet e a educação a distância dos surdos no Brasil: Uma experiência de integração em um meio excludente Estudo sobre a relação do indivíduo surdo com os estudos e a Internet, enfocando aspectos cognitivos, emoção e sentimento. Dissertação (Mestrado em Design) Programa de Pós-graduação de Design.Pontifícia Universidade Católica, RJ, 2009.

GRINSPUN, Mirian P.S.Zippin.(org) Educação tecnológica:desafios e perspectivas. 2 ª edição;São Paulo;Cortez,2001.

MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª edição; Campinas -São Paulo; Papirus, 2003.

MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas.

NADER, Júlia Maria Vieira et al. Políticas públicas e iniciativas educacionais na educação do aluno surdo.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

OLIVEIRA, Vera Barros de.( Organizadora) Informática em Psicopedagogia. 2ª edição.São Paulo: Senac, 1999.

SKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.

STROBEL, Karin Lílian. A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas. In: Dossiê Grupo de Estudos e Subjetividades. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, p. 245-254, jun. 2006 – ISSN: 1676-2592.

TAPSCOTT, Don. Geração Digital: Acrescente e Irresistível Ascensão da Geração Net, São Paulo, 1999.

TORRES, Suzana Rodrigues. Reuniões Pedagógicas: Espaço de Encontro entre Coordenadores e Professores ou Exigência Burocrática? In: ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera. M. N. S. (Orgs.). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de mudança – por uma práxis transformadora. 8ª Ed. São Paulo: Libertad, 2006. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.).

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Pinto, J. C. ., Pinheiro, A. L. ., Travassos, A. M. G. ., Cardoso, J. C. ., Moura, J. Q. do N. ., Nery, L. P., & Guimarães, R. C. de O. . (2023). Ferramentas Tecnológicas visuais como suporte de aprendizagem para os alunos surdos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 7, 437–448. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/166