As novas formas de trabalho para professores da Educação Básica em meio a pandemia
Palavras-chave:
Educação, Ensino remoto, ProfessorResumo
Este estudo tem como objetivo principal fazer uma breve analise sobre as novas formas de trabalho para professores da educação básica em meio a pandemia, que se iniciou em março de 2020 e permanece no fim do ano de 2022, sem previsão concreta de quando as coisas irão, de fato. se normalizar. Neste sentido, os profissionais da educação tiveram que buscar mecanismos para que os alunos não ficassem sem os conteúdos escolares e que seu aprendizado não fosse tão comprometido, sendo assim as principais estratégias de ensino das escolas brasileiras. Em meados do ano de 2021, uma boa parte das escolas públicas começaram a ter aulas presenciais, através do ensino hibrido, que é uma metodologia educacional que tem como objetivo aliar métodos de aprendizado online e presencial. Sendo assim, essa metodologia de ensino ainda precisa superar dificuldades técnicas e estruturais, como a disparidade social em que estudantes brasileiros vivem, pois, a grande maioria dos estudantes da rede pública não tem acesso a internet e dispositivos de acesso de qualidade.
Referências
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a--distancia
CUNHA Leonardo Ferreira Farias, ET AL. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/40014/1/ARTIGO_EnsinoRemotoBrasil.pdf.
DE ARAÚJO, Edileuza Ferreira. Pandemia da COVID-19, seus reflexos no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 283-292, 2023.
FORSTER. Paula. Pandemia aumenta evasão escolar, diz relatório do Unicef. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pandemia-aumenta-evasao-escolar-diz-relatorio-do-unicef/#:~:text=A%20taxa%20%A0,ensino%20pautado%20pelas%20aulas%20online
FRANCO. Giullya. Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/noticias/coronavirus-professores-falam-dos-desafios-e-vantagens-de-trabalhar-em-casa/33270.html
GAROFALO. Novas aprendizagens para formação docente com a pandemia. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/04/29/
MOVPLAN. O que é e quais os 5 tipos de ensino híbrido na pandemia para 2021. Disponível em: https://movplan.com.br/blog/o-que-e-e-quais-os-5-tipos-de-ensino-hibrido-na-pandemia-para-2021